Como Fazer Potes de Vidro Decorados

A customização de vidros irá depender bastante da necessidade de cada pessoa, e o bom mesmo é que possamos aproveitar tudo, desde as correntes que não utilizamos mais, até mesmo brincos, cordões, flores, fios de lã, toalhas de renda, sendo excelentes para a organização de acessórios, organização da cozinha, para decorar cantos de festas de casamento, seja para recepcionar os amigos, tudo isto deverá ficar bastante original.

Para que se possa encontrar os vidros para comprar, em São Paulo por exemplo, saindo do Metrô na Praça da Sé, procure a saída para a Rua Anita Garibaldi, esta rua e também a rua Tabatinguera no centro de São Paulo. Lá é possível se encontrar vidros de todos os tamanhos, desde vidros de conserva a até vídros de papinha de bebê, garrafas de azeite, vasos de vidros decorativos e transparentes, o preço é bastante interessante e acessível, é interessante quem tiver este tipo de material em casa guardar todos, o que é muito interessante.

Potes de Vidro

Potes de Vidro

Os potes de vidro, tem uma série de funções, e para cada um deles existe uma série de utilidades, como se guardar temperos, materiais de escritório, pregos, parafusos, podendo muitas vezes até mesmo substituir porta retratos.

Para quem tiver habilidades diferenciadas, vale a pena customizar as tampas para que tudo fique com a mesma cara, e a sua dispensa deverá ficar bastante organizada e decorativa.

Se preferir ainda procure colar á tinta, cobrir as tampas com papel ou tecido. Poderá utilizar uma estampa específica ou até mesmo combinações de cores, utilize a sua criatividade, procure sempre ter em mãos um pote de cascola e cascorex, que é um adesivo á base de PVA que deverá servir para todos os tipos de artesanatos.

Uma dica interessante, é fazer luminárias de pisca pisca com potes de vidro, o que deverá ficar parecendo lanternas e lhe dará um charme total para as suas festas noturnas. Se quiser deixar direto em sua área externa, poderá deixar, porém tenha cuidado para que não aconteçam acúmulos de água de chuva mantendo um local coberto.

As Várias Utilizações do Vidro

Muitas vezes reutilizar materiais é muito mais simples e prático do que se pode imaginar. E além de se poupar recursos, você ainda poderá poupar o meio ambiente deixando de descartar os materiais que poderiam ser reutilizados que deverão tomar uma nova vida.

E um bom exemplo disto, são os abundantes frascos de vidro presentes em diversas embalagens de alimentos, estes que normalmente são descartados, sem que possam ser encaminhados pela reciclagem.

Veja Algumas Alternativas de Reciclagem Deste Material

Os recipientes de vidro normalmente transparentes, são muito bons para serem utilizados como potes organizadores. Já os pequenos frascos, são facilmente guardados em gavetas, ou mesmo colocados em prateleiras, podendo assim se armazenar diversas miudezas, como parafusos, pregos, agulhas, botões, miçangas, entre diversos outros.

Para os recipientes maiores, procure guardar massas, farinhas, arroz, açúcares e especiarias. Poderão ser armazenados nas dispensas, ou também sobre a bancada da cozinha, como parte da decoração. Se preferir ainda, procure colar uma etiqueta para identificar as especiarias.

Imagem de Amostra do You Tube

Já frascos de geleia deverão ser reaproveitados para a mesma finalidade, depois é claro de bem lavados, escaldados em água quente, que poderão armazenar compotas, doces caseiros, entre uma série de coisas.

Portas velas, para decorações, é uma outra utilidade interessante dos potes de vidro para que tenha um design diferenciado.

Frascos de requeijão ou mesmo chocolate em creme, poderão ser reaproveitados como copos, que geralmente vem com desenhos decorados e as crianças adoram.

Se você fizer seus próprios licores em casa, a grande dica é aproveitar as garrafas de vinho para os armazenar.

Procure em seguida aproveitar pequenos potes para armazenar tinta ou mesmo como suporte para pincéis.

Veja a Seguir um Passo a Passo de Decorações em Potes de Vidro com Biscuit

Como materiais você irá precisar de:

  • Massa de biscuit tingida
  • 1 pote de vidro
  • Rolo para abrir a massa
  • Estecas, régua, tesourinha,
  • Cola para fixar os enfeites
  • Tinta relevo ou dimensional
  • Verniz vitral
Ideia Criativa

Ideia Criativa

Passo a Passo para Criar o Modelo

Primeiramente vamos fazer o revestimento da tampa:

Em um primeiro momento é interessante se trabalhar a massa já tingida nas cores de sua preferência, para que possam ficar bem macias e em  quantidade o suficiente para cobrir todas as tampas, procure em seguida fazer uma bola e com a ajuda de um rolo procure esticar a massa, deixando ela bem lisa e também uniforme.

Procure em seguida passar cola no centro, e em toda a volta da tampa, procure a posicionar com o lado e a cola sobre a massa de biscuit que estiver esticada.

A seguir procure revestir toda a tampa, virando as bordas para dentro, retirando o excesso com a régua ou estaca, alisando ainda bem para que possa tirar imperfeições. Se por acaso formar algum tipo de bolha, procure fazer um furinho com uma agulha para retirar o ar e procure alisar o mesmo novamente.

Imagem de Amostra do You Tube

Se tiver interesse poderá fazer dois rolinhos de massa e os coloque lado a lado, formando um cordão no comprimento da tampa, colando em volta da borda para que possa fazer o acabamento.

Como Fazer a Decoração

Você poderá ainda decorar a tampa, como a base do pote de vidro, conforme a sua inspiração e criatividade, além do tema que escolher que poderá ser variado. Veja a seguir algumas sugestões de acordo com os temas escolhidos:

Ursinhos, sapinhos, corujas, centopeias.
Frutas como morangos, uvas e bananas.

Flores rosas, copos de leite, entre outras

Alimentos como biscoitos recheados, bombons, pãezinhos, entre outros.

Nestas decorações em potes de vidro com biscuit que deverão servir como porta mantimentos, você poderá escrever com tinta relevo se quiser ou dimensional os nomes dos alimentos, como açúcar, biscoitos, café ou o que você quiser, para finalizar e impermeabilizar dando um acabamento final, procure aplicar o verniz vitral.

Com este passo á passo acima certamente aqueles vidros que você achava sem serventia agora serão interessantes e poderão ser utilizados, e com isto fazer um bonito enfeite inclusive para a sua casa.

Posts Relacionados

4 comentários

  1. gostei de todoso os trabalhos .que DEUS abençoe vc cada dia pra poder nús ajudar na reciclagem

  2. gostei de todos que deus abençoe vc

  3. isabel luiza ferreira

    adorei seu trabalho vc não tem face?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>