Formas De Fazer Craquelê No Vidro

Muitos alimentos que consumimos vêm em embalagens de vidro. Muitos desses vidros acabam indo parar no lixo, contribuindo com o crescimento de objetos que o ambiente precisa decompor. Se você quer fazer lindas peças reaproveitando os potes que iriam parar nos lixões, confira os tutoriais de craquelê em vidro. Trata-se de uma técnica em que a tinta aplicada ganha uma textura diferenciada, resultando em um visual muito interessante. Confira!

Jogo De Vidros De Geleia

Jogo De Vidros De Geléia

Jogo De Vidros De Geléia

Material Utilizado:

  • Vidros de nescafé;
  • Pincel normal de pintura;
  • Primer;
  • Kit craquelê azul e preto;
  • Papel decoupage;
  • Tinta acrílica cintilante azul e dourado;
  • Verniz vitral;
  • Verniz acrílico;
  • Cola para decoupage;

Modo de fazer:

Limpe bem os vidros, passe 2 demãos de primer espalhando bem e esperando a secagem para daí dar a segunda demão. Após a secagem do primer, passe 2 demãos da tinta acrílica cintilante azul no meio e dourada nas extremidades. Depois da tinta bem seca, recorte a figura de decoupage, passa a cola no centro onde vai ser colado e vai colocando devagar a figura esticando com o pincel com cola. Passe bem o pincel para que a figura não fique com bolhas.

Após a secagem, passe uma mão de verniz base de craquelê por todo o vidro exceto por cima da figura e espere secar. Depois de seco passe o verniz craquelador preto em cima da tinta dourada e azul em cima da tinta azul, e deixe a camada grossa, pois quanto mais grossa a camada dos 2 vernizes craquelê mais trincado vai ficar o trabalho.

Tome cuidado para não encostar a tinta na figura, pois pode borrar e ficar feio. Espere secar sozinho e não use secador pois o craquelê fica bem miudinho. Depois de pronto passe o verniz acrílico por todo o vidro e está pronto.

Na tampa de plástico, passe umas 2 ou 3 demãos da tinta acrílica cintilante e depois de seco passe o verniz vitral.

Já na tampa de metal ou de outros produtos como latas, passe 2 demãos de primer e após a secagem passa a tinta PVA ou acrílica, se quiser pode decorar a tampa a vontade e depois de tudo pronto e seco passa o verniz acrílico.

Técnicas e Curiosidades

Craquelê no Vidro

Craquelê No Vidro

Craquelê No Vidro

Materiais:

  • 1 Prato de Vidro
  • Verniz Vitral Incolor
  • Tinta Craquelê Gato Preto nas cores
  • Branca, Ocre, Carmim, e Preto
  • Solvente Gato Preto
  • Guardanapo
  • Tinta Acrílica Gato Preto na cor
  • Ouro Metálica
  • Pincel macio nº18

Passo a Passo:

  1. Limpe a peça e aplique duas demãos de verniz vitral incolor com intervalo de secagem de 40 minutos.
  2. Com o próprio verniz faça a decoupagem e comece a aplicar a Tinta Craquelê Branca do centro para as laterais.
  3. Em torno da camada de Branco faça um degradê com Tinta Craquelê na cor Ocre.
  4. Faça também os degradês usando Tinta Craquelê Carmim, depois com Preto.
  5. Acelere a secagem com um secador, até os craquelados se formarem ou aguarde a secagem naturalmente.
  6. Para os pontos use o cabo do pincel com as cores Preto e Branco ao mesmo tempo

Decoupage e Craquelê Em Prato De Vidro

Passo a passo

Limpe bem o prato com álcool, por dentro e por fora, cuidando para não deixar marcas. Passe uma mão de verniz vitral incolor na parte de baixo do prato (do lado de fora).
Recorte um guardanapo de seu agrado, tire as folhinhas extras, ficando com a primeira via do guardanapo.

Coloque no prato, lembrando de colocar a estampa virada para baixo ou seja para dentro do prato, procurando ao máximo centralizar o guardanapo. Passe o verniz vitral em toda área do guardanapo, evitando deixar acúmulos. Passe com cuidado lembrando sempre das bordas do guardanapo. Espere secar.

Agora vamos usar a tinta craquelê, na cor de sua preferência e combinando com seu guardanapo. Mexa bem a tinta antes de usá-la. Com uma esponja molhe na tinta e vá dando batidinhas no prato de forma a cobrir tudo, não precisa poupar se quiser que o craquelê seja graúdo.

Aguarde aproximadamente 2 horas de secagem ou use o secador de cabelos.
Para finalização, de uma demão de tinta acrílica dourada ou prateada e espere secar. No caso de achar que não ficou do jeito que gostaria que ficasse é só ir descamando as tintas e recomeçar do zero.

Observações Importantes

  • Não leve o prato ao microondas
  • Não lave em lava louça
  • Não lave em água quente
  • Não utilize a esponja verde onde foi feita a decoupage.

Como Fazer Craquelê

Há diversas formas para decoração de artesanatos em madeira, uma delas é o craquelê, que é uma técnica que requer muito cuidado e habilidade para se fazer, pois, o verniz utilizado não pode ser retocado. É uma forma de dar ao objeto um ar de envelhecimento, graça e luxo.

A visão que temos ao olhar uma peça com essa técnica, é que há rachaduras ou ressecamento, mas é muito bonita e decora muito bem qualquer ambiente.

O craquelê pode ser utilizado também em peças de vidro e se aplicarmos em ambos os materiais a técnica de Decoupage, irá dar mais vida ao objeto.

Dicas Básicas

A tinta de craquelê só dará o efeito desejado se for aplicada sobre tinta acrílica, tinta plástica ou verniz vitral. A aplicação da tinta craquelê deve ser um movimento curto e de formas desordenada, no caso sentidos opostos e alternados.

O material deve estar bem limpo antes de aplicar a primeira demão de tinta, se for em vidro deve ser lavado com água e sabão para retirar qualquer vestígio de gordura e por ultimo passar um pano com álcool. A peça em madeira deve ser lixada com uma lixa nº 150, sempre em sentido ao veio da madeira. Misture muito bem a tinta craquelê.

Imagem de Amostra do You Tube

Passo-a-Passo Para Craquelado Em Vidro

Limpe bem a peça, conforme orientado a cima. Aplique uma demão de verniz vitral branco ou incolor, se optar por colocar o guardanapo de Decoupage, aplique com cuidado sobre o verniz ainda molhado.

Após a secagem do verniz aplique a tinta craquelê em camadas não muito grossas, escolha cores de sua preferência, pode-se utilizar também diversas cores para formar um dégradé. Se preferir pode desenhar sobre o vidro e aplicar as cores desejadas para preencher os espaços do desenho. Para agilizar o processo de secagem utilize um secador.

Para selar e garantir uma ótima garantia e duração do trabalho após a secagem passe verniz incolor em spray.

Imagem de Amostra do You Tube

Posts Relacionados

3 comentários

  1. Olá estou com uma dúvida, quero reutilizar vidros de palmito, pepino, etc, porém a minha dúvida é com relação a tampa de metal, o primer deve ser passado por dentro da tampa tb? Como posso retirar a ferrugem que ficou no vidro? Obrigada belíssimos trabalhos

  2. Francisca Nascimento

    Gostei de todas as dicas ,porém tenho uma dúvida,espero que alguém possa me ajudar.
    Posso fazer decoupage sobre superficies pintadas com esmalte a base de óleo?

  3. sueli andrade.da cunha

    eu achei o brabalho muito lindo e maravilhoso…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>