Como Lixar Garrafas de Vidro Manualmente?

A Importância de Dar uma Segunda Utilização a um Objeto que Seria Descartado

Dada a inúmera quantidade de lixo produzida por nós todos os dias e a tendência a essa quantidade aumentar cada vez mais, consequentemente ao aumento da população mundial, se faz necessário pensar em questões relacionadas não só à reciclagem em si, mas também à reutilização de objetos, que também é uma outra forma de reduzir o consumo e, dessa maneira, reduzir a produção de lixo. Um outro benefício acerca da reutilização de materiais é o fato de que são produzidos objetos exclusivos e que podem ser adequados e decorados de acordo com o gosto de cada um.

Em ocasiões de festas, por exemplo, em que a produção de lixo é bem maior do que o comum, podemos pensar em diversas possibilidades de reaproveitamento dos materiais utilizados, sobretudo o vidro, composto que leva milhares de anos para se decompor por completo na natureza. Pensando assim, as garrafas de vidro podem ter diversas utilidades após uma festa.

Reutilizando Garrafas de Vidro

As garrafas de vidro podem servir como inúmeras outras coisas, a partir da realização de pequenas reformas, podendo ser transformadas em desde luminárias a até recipientes ou copos. O mais interessante sobre isso é o fato de que não se faz necessário possuir nenhum instrumento ou ferramenta profissional para que as garrafas de vidro sejam transformadas em outros objetos. Para a produção de um copo de vidro a partir de uma garrafa, por exemplo, tudo o que você vai precisar é de, além da garrafa, uma lixa daquelas em que são lixadas as paredes antes de elas serem pintadas, um barbante, álcool, um balde contendo água fria e algo que gere fogo, podendo ser fósforo ou isqueiro.

Lixando Garrafa Cortada

Lixando Garrafa Cortada

Após ter todo o seu conteúdo eliminado, a garrafa deve ser lavada de maneira abundante, para que não sobre nenhum resíduo nela do líquido que ali estava anteriormente. Em seguida, analise bem a garrafa e pense em uma altura específica que você deseja que o futuro copo tenha. Então, você deverá encher essa garrafa com água até a altura prevista e desejada para o copo. Após passar o barbante no álcool, amarre-o na altura correspondente ao nível da água que está dentro da garrafa. Em seguida, tendo bastante cuidado, você deverá acender o barbante com o isqueiro, ou com o palito de fósforo, se for o caso. Ao apagar o fogo, você deverá, imediatamente, porém, com o máximo de cautela possível, colocar a garrafa no balde de água fria.

Nesse momento, fique esperando que a garrafa se parta exatamente na mesma região onde estava amarrado o barbante. Após retirar a garrafa, ou melhor, o novo copo da água, é de suma importância que se faça o lixamento daquela superfície, para que ela não machuque quem for utilizar aquele objeto. Para isso, utilize aquelas lixas específicas para o lixamento de paredes, conforme já citado na lista de materiais anteriormente. Essa lixa é a melhor porque ela é um pouco mais rígida do que as lixas utilizadas para manicure e pedicure, por exemplo, o que dá mais firmeza e faz com que esse processo possa ser realizado em um tempo menor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Vidro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *