Como Fazer Imãs de Geladeira Usando a Técnica da Meia de Seda

Imãs de geladeira são os favoritos das donas de casa. Muitas delas passam a maior parte do tempo na cozinha e quem pode realmente dar alguma graça ao trabalho de cozinhar para toda a família? São eles, os imãs de geladeira que podem ser fabricados a mão por qualquer um que esteja curioso para aprender técnicas artesanais. Neste artigo  você vai aprender a fazer estes alegres acessórios usando o método da meia seda, um processo muito simples e rápido de se praticar. Você vai gastar muito pouco dinheiro e vai poder enfeitar a sua geladeira com muita elegância.

.

Trabalhos em Meia Seda

Para iniciar o objetivo deste artigo, vamos começar com um passo a passo bem simples? Quem não gostaria de ter uma florzinha de meia seda em sua geladeira? E uma borboleta? Confira!

1. Imã de flor em meia seda

Material Necessário

Material Necessário

Material Necessário

*meia de seda lisa
*arame
*imã
*linha mágica
*tubo modelador de número 01
*tesoura
*alicate
*círculo de papel cartão
*carinha de biscuit
*pistola de cola quente

Passo a Passo

Passo a Passo

Passo a Passo

Passo 1: Enrole bem o arame no tubo, girando apenas algumas pontas. Faça esse processo algumas vezes.

Passo 2: Corte com o alicate para deixar meio centímetro de cabo e formando verdadeiras argolas de arame bem fechadas. Repita esta operação cinco vezes.

Passo 3: Corte a meia sempre no sentido do comprimento. Encape as cinco argolas fechadas com a meia e estique-as bem. Amarre tudo com a linha mágica dando mais ou menos umas cinco voltas bem firmes no arame. Arrebente o fio utilizando as mãos mas sem antes dar um nó. O excesso de meia poderá ser cortado com a tesoura. Vá colando os círculos de arame encapados. Estes serão as pétalas das flores.

Passo 4: Passe cola no no centro da flor e cole a carinha de biscuit. Para finalizar, vire as costas da flor já pronta, passando cola quente no círculo de papel cartão e cole o imã. Deixe secar e está pronto o imã de meia de seda para você colocar na sua linda geladeira.

2. Imã em borboleta feito com meia seda

É importante lembrar que todos os passo a passos aqui mostrados podem ser usados para diferentes fins. As borboletas, por exemplo, podem ser colocadas em tiaras, broches e outros acessórios, não se limitando ao imã de geladeira. Vamos começar a criar?

Passo 1: Tudo o que você vai precisar está aqui: roletê, pistilho, arame liso, presilha e meia seda da cor que desejar. Para começar, faça as argolas em arame de acordo com o tamanho que você achar melhor. Produza quatro argolas: duas para cada par das asas da borboleta.

Passo 2: Faça o encapamento das argolas, sempre esticando a meia seda ao máximo, para que ela fique com um aspecto de rede mesmo. Faça isso com todas elas!

Passo 3:  Corte exatamente dois pedaços do roletê e os encape da mesma cor da borboleta, ou seja, com a mesma meia que você encapou as argolas de arame.Os roletês encapados com a meia seda serão a sua base para terminar o trabalho manual.

Passo 4: Cole os roletes já encapados com a meia seda nas asinhas da sua borboleta. Atrás do rolete, colo um pequeno imã para que a sua borboleta enfeite a sua geladeira!

Passo 5: Para terminar a sua arte com a meia seda, cole algo no centro da sua borboleta para dar aquele acabamento. Poderá ser uma pedra, uma flor ou qualquer outro acessório redondo. Use a sua criatividade!

3. Frutinhas em meia seda

Material necessário : arame de alumínio, meia lisa, meia brilho, linha mágica, fita floral, fibra acrílica, olhos plásticos, tinta dimensional, imã de geladeira, tubo modelador, alicate, tesoura e cola quente.

Passo a Passo

Passo 1: Usando um tubo modelador de número 4, enrole o arame no mesmo assim como em todos os passo a passos acima. Dê voltas no arame para fechar. Corte o arame usando um alicate e deixe uma sobra de no máximo 3 cm.

Passo 2: Vá fixando um chumaço de fibra acrílica na argola formada junto ao tubo modelador. A meia lisa da cor que desejar deverá ser aberta com a tesoura cortando sempre a favor do comprimento da meia seda.

Passo 3: Encape a argola com a meia e segure a fibra na parte superior da argola sempre esticando bem a meia seda. Amarre tudo com a linha mágica com a mesma cor da meia seda usada para encapar e recorte os excessos de meia.

Passo 4: Encape novamente com a meia lisa, só que com um tom diferente e da cor que você desejar. Em seguida, encape o cabo com a fita floral também da cor que você julgar adequada. Modele o meio da argola em formato de folha para compor a sua primeira frutinha. Você também pode modelar a argola no formato de uma fruta qualquer como limão, maça ou morango. Fica a seu critério. As folhas das frutinhas também podem ser criadas usando um rolete de número 2, um pouco mais fino.

Passo 5: Posicione as folhas já feitas e encapadas com meia seda verde, de preferencia,  na parte inferior do cabo do limão ou da frutinha que você escolheu fazer. Una os cabos usando uma fita floral.

Passo 6: Use cola quente para colar o imã na parte de trás da frutinha. Cole olhos plásticos na fruta para dar aquele ar engraçadinho e bem animado. Usando a tinta dimensional perolada, faça pingos nas bochechas da frutinha para ela ficar mais do que encantadora. Com uma tinta vermelha, faça a boca do seu imã frutífero. Depois de tudo isso feito, já pode colocar as frutinhas super divertidas na sua geladeira.

Para conferir como essas frutinhas super meigas em formato de imã vão ficar, confira no link abaixo:

http://www.sonholilas.com.br/2012/07/26/ima-frutas-de-meia-de-seda/

Vídeos

Está com dúvidas para tirar? Confira alguns videos abaixo que podem esclarecer ainda mais os passos ensinados acima. Veja!

Imagem de Amostra do You Tube Imagem de Amostra do You Tube

E para a época de festas natalinas:

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva 

2 comentários

  1. Eu amei!! sou artesã e sempre busco novidade parabéns !!!

  2. GOSTARIA DE RECEBER VIDEOS DE COMO FAZER IMA DE GELADEIRA, ESTOU DESEMPREGADA E ISSO DARA UMA BELA RENDA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>