Vasinho de Flor em Patchwork: Como Fazer

O Que Podemos Fazer com a Técnica do Patchwork? Uma das peças mais populares que é feita com o patchwork são as colchas de retalho, em seguida, almofadas, cortinas, entre outros trabalhos para cama e mesa de uma casa. A técnica também é muito usada para fazer enfeites de quarto de bebês, como porta fraldas, ou qualquer outro objeto que possa ser feito de tecido. Para a criança, ainda é possível fazer babadores lindos usando patchwork.

Não pense que é só para fazer essas peças que você pode usar o patchwork, entre outras coisas, dá para fazer bolsas, capas para eletrônicos, como Ipad ou celular, enfeites para festas de aniversário e muito mais. Vai depender somente da sua criatividade!

E porque não fazer um lindo vaso de flores de tecido usando a técnica de patchwork? Veja como fazer, usando somente retalhos de costuras velhas ou até mesmo pedaços de tecidos de roupas que não são mais usadas. É uma boa maneira de fazer um trabalho divertido e sustentável. Aprenda a fazer um vasinho de flor em patchwork!

Passo-a-Passo do Vasinho de Flor em Patchwork

Vasinho de Flor em Patchwork

Vasinho de Flor em Patchwork

Você Vai Precisar dos Seguintes Materiais:

  • Um cortador circular (próprio para fazer patchwork)
  • Uma régua grande
  • Uma placa de corte
  • Uma tesoura grande com bom corte para tecido
  • Um lápis preto, de preferência 6B
  • Linha para costura de preferência 100% algodão
  • Alfinetes
  • 25 cm de tecido estampado com o fundo preto
  • 15 cm de tecido estampado com o  fundo branco
  • 20 cm de tecido liso preto
  • 10 cm de tecido com estampa vermelha
  • 10 cm de tecido com estampa amarela
  • 2 quadrados de papel com a seguinte medida cada um deles: 10 X 10 – 5 cores diversas
  • 60 cm de de brim para fazer o forro
  • 60 cm de acrilon
  • 24 tampas de plástico de garrafa de refrigerante
  • Agulha de mão
  • Espuma para encher o vasinho
Patchwork

Patchwork

Veja Como Fazer:

1- O primeiro passo é criar o vasinho de patchwork. Se você não tem o molde de um vasinho será necessário usar os materiais como lápis, régua e cortador circular para fazê-lo diretamente sobre o tecido preto. Lembre de usar o lápis para marcar o molde na parte interna do tecido.

Uma vez feito o molde e recortado é hora de costurá-lo e usar o enchimento. Mas, antes de fechá-lo, aplique a técnica do patchwork para deixá-lo bem colorido, usando os demais tecidos pedidos no material. Use linha de algodão e agulha para costura ou se preferir, faças as costuras na máquina.

2- Depois de ter o vasinho com o patchwork dos dois lados do tecido é hora de preparar o fundo. Faça um molde do tamanho do fundo do vaso com o brim e coloque-o antes de enchê-lo com a espuma.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=OqThQur-Oo4[/youtube]

Como Fazer as Flores do Vasinho de Patchwork

1- Usando o tecido estampado faça 5 círculos, cada um deles deve medir 10 centímetros de diâmetro. Para facilitar o seu trabalho use algum objeto redondo como a tampa de alguma embalagem que seja redonda ou um pires.

2- Além dos 5 círculos estampados, faça mais 2 usando um tecido branco, porém, bem menores porque serão o miolo da flor.

3- Feito os círculos, use a linha e a agulha para fazer a borda de cada um deles, mas puxe um pouco a linha quando fizer esse acabamento de modo que eles fiquem um pouco franzidos.

4- Uma vez terminada a parte da costura é hora de encher as florzinhas, você pode usar algodão ou uma espuma bem macia, usada para esse tipo de trabalho. Depois de bem cheio cada um dos círculos, puxe a linha fechando completamente aquilo que parecerá um saquinho, fomo formato. Faça o arremate. Faça isso em cada um dos círculos.

5- Na hora de montar a flor, primeiro passe a linha com a ajuda da agulha em uma das bolas que foram feitas em tecido estampado, depois com a mesma linha, passe na segunda estampa, e faça esse movimento até passar por todas elas, sempre com a mesma linha. Depois costure umas as outras, lado a lado e arremate com a linha.

6- Para ficar bem firme as flores, use cola quente para colocar as bolinhas brancas na parte interna da flor estampada.

7- Para finalizar use uma vara de bambu, cubra-a com tecido e encaixe-a no seu vasinho em patchwork. Use a cola quente antes de encaixá-la na espuma. Depois é só fixar as flores na vara e pronto!

Viu como é fácil? Agora é só arregaçar as mangas e você pode fazer os vasinhos não só para enfeitar a casa como lembranças de evento especial.

Posts Relacionados

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Patchwork

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *