Cadeira Forrada Com Patchwork – Passo a Passo

Quem gosta de decorar a casa, bem sabe o prazer que dá chegar da rua e ver tudo bem lindo, combinando e especialmente, tudo feito de acordo com o seu gosto, ou seja, com a sua cara! Claro que às vezes falta dinheiro e por isso, o jeito é reciclar e dar uma roupagem nova a velhas coisas.

Isso pode ser feito com vários objetos de uso cotidiano, especialmente mesas e cadeiras, que sempre podem ficar diferentes se nela forem empregadas as técnicas de artesanatos corretas. No caso aqui do post estamos investindo em cadeiras decoradas com forro de patchowrk, que além de muito bonitas ainda trazem um ar mais diferenciado ao ambiente.

Cadeira Forrada com Patchwork

Conseguir deixar sua casa bem mais aconchegante e confortável pode ser considerada até uma obrigação, e então para dar uma ajuda nesta difícil tarefa, o melhor é investir em pequenos detalhes que farão uma grande diferença. Para isso, que tal uma cadeira forrada em patchwork bem colorido, que além de proporcionar uma elegância e beleza ao ambiente, ainda fará com que a cadeira fique muito mais confortável e gostosa de ser usada, pois a mesma ganhará uma forração de tecido e do forro, propriamente dito.

Então, se você tem uma banqueta, banquinho ou uma cadeira já velha em casa, tem mais da metade do que será preciso para ter uma peça nova em folha de volta a decoração.  Por isso, ao invés de doar ou jogar fora porque era uma cadeira da avó, do tio, ou seja lá de quem for, use e abuse das técnicas de restauração, que são a melhor ideia. Ainda mais se você fizer uso das tendências e técnicas legais que estão disponíveis atualmente.

As Adaptações

Uma forma de adaptar os móveis à modernidade e alegria é usar o estilo patchwork, com isso, eles estarão com uma cara nova a um custo bem baixinho, e, além disso, super na moda, pois o estilo vintage está em alta.

Para começar a treinar o estofamento, inicie a técnica usando uma peça menor, ou seja, com estofamento pequeno, como uma banqueta ou poltroninha. Se quiser, faça o estofamento em patchwork em apenas uma das partes, ou ainda em braços, assentos e em estampas diferentes. Para aqueles que têm medo de ousar o ideal é praticar primeiro o patchwork em um painel ou uma telinha, só para treinar.

Aprenda a Fazer o Patchwork em Estofados

Como Fazer

Uma cadeira ou poltrona em patchwork pode vir a misturar estampas, desenhos, cores, mas ainda diversos padrões de tecidos: algodão, camurça, veludo e ainda muitos outros. Para fazer um serviço mais legal e bem feito, opte por padrões que busquem a mesma tonalidade, e um que tenha maior destaque entre os demais, ou seja, um fundo igual e as estampas diferentes, e ainda algo que esteja segundo o seu critério e seu gosto.

Materiais Usados

Claro que a primeira coisa que você terá de ter é uma cadeira velha com estofamento e ainda alguns retalhos de tecidos coloridos, um pouco de enchimento do tipo quilting, um bom grampeador elétrico, e ainda uma lixadeira elétrica, sem esquecer de uma lata de cera própria para ser usada em madeira, uma lata pequena de tinta PVA branca ou outra tinta que possa ser usada em madeira, uma tesoura e uma máquina de costura para juntar os retalhos. Não se esqueça de um pincel chato para passar a tinta.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=CZtK7c61Juc[/youtube]

Passo a Passo

  • Primeiro você deve procurar deslocar o assento do restante da cadeira. Lembrando que cada peça possui uma forma de prender o estofamento, por isso, tome cuidado ao remover essa parte, já que a mesma pode estar com pregos, grampos ou parafusos.
  • Deixe que apenas fique a estrutura que compõe a madeira.
  • Então, tome a lixadeira à mão e passe-a por toda a superfície da cadeira até que seja removida toda a tinta ou verniz que nela possam estar. Se precisar passe mais de uma vez a lixadeira em um determinado local, até que fique bem liso e somente apareça a cor da madeira.
  • Tome a cera e com a ajuda de um pano passe a por toda a área do assento para que seja feita a proteção.
  • Pegue a tinta branca e pinte as pernas da cadeira e também o encosto. Passe três demãos de tinta, dando um intervalo de secagem entre uma e outra.
  • Com os retalhos escolhidos faça uma combinação de padrões e de tecidos para fazer a forração do assento da cadeira e depois costure todos unidos. 
  • Antes de colocar o patchwork no assento, antes forre o mesmo usando o enchimento para quilting e pregue-o usando o grampeador somente na parte debaixo, para que os grampos não machuquem ninguém.
  • Agora, coloque por cima do forro o patchwork que você montou, usando também o grampeador e montando na parte inferior do assento.
  • Coloque o assento de volta na cadeira e pronto, você terá sua cadeira novinha em folha.

Cadeira Decorada com Tecido II

Materiais Usados no Passo a Passo para o Segundo Modelo de Cadeira com Estofamento em Tecido

  • Uma cadeira com modelo ripado em madeira
  • Dois rolos pequenos de pintura, sendo que um deles será usado para aplicar a tinta e o outro para aplicar a cola branca
  • Uma lata pequena de tinta PVA branca
  • Uma régua de 30 cm
  • Um metro de tecido em algodão estampado
  • Uma tesoura com ponta
  • Um pincel Tigre de numeração 815-18
  • Um tubo grande de Cola branca
  • Um vidro pequeno de verniz acrílico ou um tubo em spray

Passo a Passo

  • Inicie o processo pelo assento da cadeira, meça as ripas que deverão ser revestidas com o tecido.
  • Lembre-se de que o tecido deverá cobrir as laterais, a parte de cima e ainda a parte de baixo das ripas, por isso, recorte-o com sempre com uma média de um centímetro maior que a medida que conseguiu na medição.
  • Usando o pincel passe a cola em mais ou menos 0,5 cm de uma das laterais do lado avesso do pano.
  • Posicione o tecido já com a cola sobre a ripa, estique muito bem e acerte as laterais juntas a parte de madeira e, faça a colagem do tecido. Repita o procedimento usado nas laterais da cadeira.
  • Ponha a cadeira de cabeça para baixo aplique cola branca com o rolinho sobre a parte de baixo das ripas.
  • Ponha a parte do tecido com as laterais não dobradas sobre a mesma, acerte as laterais e estique bem e proceda a colagem.
  • Observe que as duas partes da ripa estão revestidas com o tecido. Isso deve ser feito em todas as ripas, tanto as do assento como as do encosto.
  • Para fazer a finalização, aplique o verniz em toda a cadeira, não deixando de lado nenhuma parte, mesmo aquela que recebeu o revestimento.
  • Se a cadeira estiver num estado ruim, faça como no primeiro procedimento, lixe para remover o verniz antigo ou a tinta, antes de começar o processo de revitalização.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Patchwork

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *