Como Fazer Sacola de Bebê de Patchwork

Ter um bebê em sua vida muda muitas coisas e certamente poder dedicar seu carinho e a sua atenção a ele é uma forma de demonstrar o quanto ele é especial para você. Quem tem boas habilidades manuais pode começar a criar acessórios e peças especiais para os seus pequenos.

Um item que nunca pode faltar no seu dia a dia com o bebê é uma bolsa fofa e cheia de espaço para guardar os objetos dele. Sendo assim selecionamos algumas dicas ótimas de como fazer sacola de bebê para levar para todos os cantos. As dicas são bem fáceis de fazer e com um pouco de tempo você cria lindas peças.

Bolsa de Bebê

Bolsa de Bebê

Tutorial de Como Fazer Sacola de Bebê de Patchwork

Materiais Necessários

  • Tecido de algodão azul-jeans nas medidas: 41 x 31 cm (2 vezes), 16 x 31 cm (2 vezes), 41 x 16 cm (1 vez), 41 x 10 cm (4 vezes), 66 x 8 cm (2 vezes) e 3,5 x 6 cm (2 vezes para as alcinhas)
  • Tecido de algodão bege nas medidas: 41 x 31 cm (2 vezes), 16 x 31 cm (2 vezes), 41 x 16 cm (3 vezes), 24 x 36 cm (1 vez) e 20 x 28 cm (1 vez)
  • Tecido de algodão azul-claro nas medidas: 41 x 27 cm (1 vez), 26 x 19 cm (1 vez), 66 x 4 cm (2 vezes) e 41 x 4 cm (1 vez)
  • Tecido algodão xadrez nas medidas: 25 x 52 cm (2 vezes), 9,5 x 19 cm (2 vezes) e 41 x 6 cm (2 vezes)
  • Manta acrílica nas medidas: 39 x 29 cm (2 vezes), 14 x 29 cm (2 vezes), 39 x 14 cm (1 vez), 39 x 7 cm (2 vezes), 39 x 25 cm (1 vez), 22 x 17 cm (1 vez), 18 x 13 cm (1 vez) e 64 x 4 cm (2 vezes)
  • Tecido estampado para patchwork
  • Placa microondulada com 39 x 14 cm
  • Papel para molde
  • Lápis
  • Tesoura
  • Carbono para tecido
  • Linha para costura
  • 1 botão magnético
  • 28 cm de elástico
  • 1 zíper azul-claro com 40 cm de comprimento

Como Fazer

Bolsos Internos

Comece dobrando o tecido bege ao meio do lado avesso e costure as suas laterais. Em seguida vire para o direito e coloque a manta por dentro. Depois vire a bainha da abertura para dentro e faça o pesponte ao redor fazendo a união do bolso maior da frente com o menor das costas, os dois devem estar centralizados.

Forro

Costure o forro pelo avesso, na frente, costas, laterais e fundo. Guarde.

Bolsos Laterais Externos

Depois você deverá dobrar o tecido xadrez no meio pela direita, faça o pesponte numa linha reta a 3,5 e a 4,5 cm da dobra para que forme o passante para o elástico. Passe então 14 cm de elástico e prenda as pontas. Guarde.

Bolso Frontal Externo

Faça uma costura das faixas de tecido xadrez em torno da peça de tecido azul claro com o patch. Na sequência faça a sobreposição da peça montada sobre a manta e nas costas faça o ziguezague usando a máquina para unir. Dobre as laterais do viés pelo lado avesso e passe o ferro para vincar, dobre ao meio e novamente passe a ferro. Aplique então o viés na parte de cima e guarde.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Rt844HIPgNM[/youtube]

Faça a transferência dos riscos para a entretela termocolante. Com a ajuda de uma tesoura você deverá recortar as figuras deixando uma margem de 0,5, Coloque então a entretela que foi recortada anteriormente em cima do tecido, arrume a sua posição e fixe-a com a ajuda do ferro.

Recorte o motivo e retire a sua película de proteção da entretela, monte o motivo sobre o tecido de favo creme (peça 2). Caseie os motivos com o ponto de casear e outros pontos decorativos que sejam feitos à máquina.

Alças

Você deverá costurar pelo avesso a faixa azul claro com uma faixa azul jeans formando um tubo. Vire para o direito, a parte azul claro deve ser centralizada, passe com o ferro para vincar. Encaixe a manta dentro do tubo e pesponte ao longo da alça nas bordas azul claras para que a manta fique fixa. Guarde.

Fundo Solto

Junte as partes do tecido bege pelo avesso e deixe um dos lados menores aberto. Vire para o direito. Encaixe então a placa microondulada e feche a sua abertura.

Modelos Variados

Modelos Variados

Abas

Vire a bainha de 1 cm num dos lados maiores de 2 peças azul jeans. Junte as peças pelo avesso onde a bainha foi virada com o zíper intercalado. Vire para o direito e pesponte para fixar. Encaixe então a manta entre as peças e pesponte em losangos para fixar. Monte a outra aba da mesma forma fixando a outra parte do zíper e guarde.

Alcinhas

Dobre cada uma das peças ao meio pelo avesso na maior extensão e pesponte. Vire então para o direito e centraliza a costura. Passe a ferro para vincar e guarde.

Frente, Costas, Laterais e Fundo Externos

Comece centralizando as mantas nas partes respectivas e pesponte em losangos para que fiquem fixas. Alinhave o bolso externo na parte da frente rente a borda inferior. Alinhave os bolsos nas laterais e forme pregas nas laterais que sejam rentes a borda inferior.

Costure as partes sempre pelo avesso e coloque o forro dentro da sua sacola. Na sequência prenda as alças com alinhavo, cada ponta a 8 cm das laterais. Dobre cada alcinha ao meio e prenda as pontas juntas centralizadas nas laterais com alinhavo.

Encaixe então as abas ao redor da sua sacola com as bordas viradas para o lado avesso e pesponte ao redor de forma que una a parte externa, o forro, as alças e as alcinhas. Coloque o botão magnético centralizado de forma próxima do bolso da frente.

Tutorial de Como Fazer Saco Para Coisinhas do Bebê

Quem deseja contar com um saquinho para carregar os pequenos objetos do bebê pode ainda fazer um pequeno saco. A dica é contar com um pano resistente, costure-o deixando uma abertura na parte de cima para que você colocar os objetos dentro dele. Coloque um elástico na “boca” do saco e depois é só utilizá-lo.

Para deixar mais com a carinha do seu bebê a dica é costurar uma figura de algum personagem ou algo que fique interessante.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=mp0icM_dZY8[/youtube]

Com esse tutorial será fácil fazer uma linda sacola para carregar os objetos do seu bebê para todos os lugares onde for. Vale a pena utilizar essa técnica para fazer uma linda sacola e saber que foi você mesma quem fez a sacola que leva tudo o que o seu bebê precisa.

Posts Relacionados

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Patchwork

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostaria de saber onde conseguir curso ou moldes de malas para maternidade, do tipo mala mesmo, agradeço

    Marilu 10 de outubro de 2013 3:34 Responder
  • achei lindo seu trabalho

    Marisa 29 de Janeiro de 2014 3:52 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *