Artesanato em Patchwork – Trabalhar com Retalhos

Trabalhar com Retalhos

A palavra Patchwork significa feito com retalhos e é usada na maioria das vezes para designar o trabalho artístico na qual os retalhos são costurados até que se formam um padrão. O patchwork é considerado um trabalho artístico, pois as peças que são criadas com muita dedicação e criatividade são peças lindas, como toalha, cochas de cama e muito mais.

As pessoas que fazem o patchwork fazem como hobby e acaba tornando desse momento de descontração uma forma de ganhar renda extra, pois é possível vender as peças que são feitas facilmente. As peças feitas com retalhos já são bastante reconhecidas no Brasil e o valor de investimento desse trabalho é pequeno, mas o retorno é bastante atrativo. Para quem deseja começar a trabalhar com essa técnica artesanal saiba que não é necessário ter muito, mas alguns itens são indispensáveis como a máquina de costura, ferro de passar, tesoura, desmanchador de costura e outros materiais de costura.

Você já deve ter ouvido falar ou mesmo visto diversas manifestações do artesanato brasileiro, seja em madeira, barro, tecido, cada uma tem sua particularidade e está relacionado a alguma região do país.

Uma forma de artesanato bastante difundida pelo Brasil é o patchwork, e a partir dele podem ser feitos diversos tipos de peças, utilizando tecidos e retalhos.

Artesanato em Patchwork

Artesanato em Patchwork

Historia Patchwork

A história desse tipo de artesanato é antiga e remonta a própria história da humanidade, já que a composição de retalhos para se fazer cobertores ou acolchoados está na lembrança de quase todos. Quem nunca dormiu em um acolchoado feito pela avó ou mesmo já viu um num sítio ou cidade pequena.

Há relatos históricos que dizem que a técnica de Patchwork se originou no Oriente e foi levada para a Alemanha, chegando enfim até a Inglaterra e foi francamente utilizada na feitura de túnicas e mantos clericais ainda da tapeçaria.

Bolsas em Patchwork

Bolsas em Patchwork

Esses acolchoados foram muito valorizados através dos séculos e eram presentes de casamento muito apreciados, além de serem usados pelos cavaleiros, para esquentar, por isso eram colocados sob a armadura.

Os patchworks eram feitos a partir de retalhos de tecidos e ainda de lã ou linho, feitos para agasalhar bem as pessoas, feito colchas.

Em épocas de revolução ou guerras, elas ainda eram feitas com motivos que aflorassem o patriotismo, como durante a Guerra de Independência dos Estados Unidos.

Com o passar do tempo, da invenção da máquina de costura, muitos padrões de patchwork foram criados como o Texas Star, Dresden Plate, Bear’s Paw e o Grandmother’s Flowers Garden.

O elemento mais importante numa peça desse tipo de artesanato é a composição dos retalhos e as formas que surgem, se conta a combinação e harmonia das cores utilizadas.

Historia Patchwork

Historia Patchwork

Composição das Peças de Patchwork

Enfim, as peças de patchwork são compostas de três partes, o tampo, que compõe a costura dos retalhos; o enchimento, o recheio do patchwork, do que ele é composto, espuma, lã; e o forro, utilizado para dar um melhor acabamento à colcha. Já o fechamento ou arremate  é feito com pontos de pespontos ou quilt.

Os materiais feitos com essa técnica são inúmeros e não se limitam às colchas ou acolchoados, podem ainda formar almofadas, painéis de paredes, cobre-leitos, utensílios de cozinha como luvas para forno, acessórios, brinquedos e muitos outros.

Para se confeccionar esse artesanato é preciso ter muita imaginação e ainda habilidade com linha, agulha, tesoura ou até máquina de costura. Além de se ter muito cuidado com os materiais que são utilizados como as réguas que servem para medir com precisão o tamanho dos retalhos usados nas peças, é quase como se formar um trangran.

Muitas informações sobre patchwork e modo de fazer podem ser adquiridos através de site especializados e revistas encontradas em todas as bancas de jornais espalhadas pelo país.

Técnica de Patchwork

Patchwork é uma técnica muito antiga de confeccionar peças utilizando retalhos. Você pode fazer uma peça inteira utilizando essa técnica ou fazer o detalhe principal em retalhos. Essa técnica é ótima para quem quer dar uma trocada na decoração da casa, sem gastar muito dinheiro. A técnica também pode ser útil para quem quer ganhar um dinheirinho vendendo as peças.

O primeiro passo é ter os retalhos. Existem vários ateliês de costura que doam os retalhos ou vendem sacolas enormes por quantias simbólicas. Você pode tentar encontrar um desses ateliês para conseguir uma variedade enorme de retalhos. Se você não achou nenhum ateliê, procure uma loja de confecções que venda tecidos. Quando os tecidos estão no fim, eles vendem por preços muito baratos.

Depois consiga tesoura, moldes, agulha e linha, e solte a imaginação. Você pode fazer toalhas, colchas, jogos americanos, cortinas, fronhas, tapetes e até bolsas com esta técnica de artesanato.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Patchwork

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • preciso saber se para fazer o caseado dos tecidos nos desenhos é necessário dobrar o tecido.

    amelia garcia 21 de novembro de 2013 10:55 Responder
  • gostaria muit de me aperfeiçoa em patchwork,com retalhos,colchas,jogos americanos,blosas ,etc…

    mayra 31 de dezembro de 2013 14:13 Responder
  • Amei quero aprender sempre tive vontade de fazer algum tipo de artesanato.

    Zanete 30 de outubro de 2014 13:09 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *