Manta para Bebês em Patchwork

Para fazer colchas de patchwork você só vai precisar trabalhar com paciência e muito cuidado, pois é muito simples, não possui muitos segredos e com retalhos de tecidos mais algumas técnicas de costura, muita paciência e dedicação são possíveis desenvolver belíssimos trabalhos. O patchwork é uma arte muito bonita e delicada, mas quando se trata de um artigo para bebês devemos ter um cuidado redobrado.

O Que é Patchwork?

O patchwork é uma arte que consiste na união de retalhos de tecidos, que quando costurados formam apenas um tecido. Trabalhando com criatividade, chegamos a formar desenhos na parte externa do trabalho. O patchwork pode ser feito de duas formas: aleatória, apenas juntando os retalhos e costurando, ou criativamente, formando desenhos e estampas pensadas anteriormente.

Patchwork

Patchwork

Fazendo uma Manta para Bebês

Para fazer uma manta para bebês, é interessante que a manta seja formada por três camadas: o tampo, o enchimento e o forro. O enchimento serve para que a manta fique fofa, acolchoando o bebê. As três camadas são presas por costuras nas pontas que são chamadas de quilt. Para fazer uma manta de patchwork para um bebê ou até para o seu bebê, existem vários modelos.

Como já dissemos você pode fazer a manta de forma aleatória, ou formando desenhos planejados, infantis ou apenas de enfeite. A vantagem de fazer a manta em patchwork é que esta arte é considerada terapia, fazendo com que relaxemos e tenhamos um pouco de distração.

Escolhendo o Material para sua Manta

Para fazer sua manta dê preferência aos tecidos naturais. Eles são mais confortáveis e macios tornando-se assim mais fáceis de serem trabalhados quando cortamos em retalhos. Lembre-se também de lavar os tecidos (retalhos) antes de começar a fazer sua manta e depois de pronta também é indicado. Para as mantas os tecidos mais indicados são o fustão e o pique. Segundo passo é escolher o tamanho da manta, podemos escolher de acordo com nossa necessidade, pode ser para os primeiros dias do bebê, onde usamos uma peça proporcional a seu tamanho e por isso não precisa ser manta muito grande.

Para um bebê recém-nascido a manta ideal é de 80×80 cm, mas podemos fazer de 100×80 cm, pois a manta pode ser usada depois dos primeiros meses, onde podemos usar para forrar o carrinho do bebê e usada até no berço.

Depois de escolhido o tamanho, vamos escolher o motivo, as estampas e o bordado, caso deseje bordar algo, você pode fazer aplicação, personalizar com o nome do bebê ou com imagens, com auxilio do ponto de cruz, aquele mais usado na hora de bordar, assim você deixará seu trabalho com aspecto clássico e muito mais bonito.

Decidiu o que quer fazer? Separe todo o material, lave os tecidos e separe os retalhos que irá utilizar. Pode ser qualquer tecido, sabe aqueles pedaços de tecidos de algodão lisos e estampados que você tem guardados em casa, que não sabe o que fazer com eles? Agora você encontrou um motivo, separe, lave e escolha os pedaços que irá utilizar.

Patchwork em Mantas

Patchwork em Mantas

Precisamos também de tecido para o forro da manta, manta acrílica, entretela, agulha de máquina e de mão, tesoura, alfinetes, régua, linha de algodão, máquina de costurar e ferro de passar.

Agora, depois de tudo separado vamos começar a manta para o bebê.

Passo a Passo

Corte o tecido em quadrados (tamanho desejado), costure os retalhos formando um tecido, do tamanho desejado para a manta, monte a manta com o tecido de retalhos, a manta acrílica e o tecido do forro, faça o acabamento da manta com uma barra, ou você pode montar sua manta na entretela, basta colar os retalhos no lado brilhante, como estivesse colando um retalho juntinho do outro, passe o ferro e depois é só costurar, e fazer o acabamento

Mas, se você deseja fazer uma manta mais trabalhada você vai precisar de um pouco mais de paciência e materiais, veja:

Material Necessário

  • Tecido de algodão em varias estampas. Você poderá usar retalhos ou se possível, ½ metro de 3 (três) tipos de estampas.
  • 15 cm de pique branco
  • 20 cm de entretela
  • 1m de manta acrílica
  • 4 (quatro) laços de fita de cetim
  • Linhas 100% naturais
  • Agulhas de mão e de máquina
  • Lápis
  • Tesoura
  • Alfinetes
  • Régua
  • Máquina de costura
  • Ferro de passar

Passo a Passo

  • Corte o tecido com o uso do “piquê”, em quatro pedaços de 14x14cm e guarde. Transfira os riscos para a entretela termocolante. Com a ajuda de uma tesoura, recorte os motivos, deixando uma margem de 0,5cm. Coloque a entretela sobre o tecido e fixe-a com a ajuda do ferro de passar (o lado mais brilhante fica junto do tecido).
  • Recorte o motivo e retire a película de proteção da entretela. Monte o motivo sobre a parte de piquê branco. Caseie os motivos com ponto de casear ou pontos decorativos feitos à máquina. Borde olhos e a boca dos ursinhos em ponto cheio à mão ou à máquina. Guarde esse processo feito.
  • Pegue o tecido de algodão e o corte em 8 tiras de 5x14cm ou 5x19cm. Costure-as, primeiro pelas partes de cima e debaixo, e somente depois costure as laterais, reserve.
  • Agora corte outro tecido em 10 quadrados de 11x11cm, em seguida dobre-os em uma linha diagonal e corte fazendo triângulos. Costure-os, fazendo 5 triângulos, depois os costure formando um cata-vento, reserve também.
  • Agora corte 4 faixas, sendo que cada um terá um tamanho de diferente, fique atento: 1ª faixa deve ter 6x54cm, 2ª faixa deve ter 6x60cm, a 3ª com 11x76cm e a última com 11x61cm. Costure-as da maneira que as anteriores, comece pelas extremidades e em seguida as laterais, guarde para usar daqui a pouco.
  • Junte as parte da sua manta e coloque sobre a manta acrílica, alinhave o tecido na manta acrílica e em seguida corte os excessos. Coloque as duas camadas de tecido sobre o tecido destinado ao forro e passe uma costura de segurança em volta de toda a peça.
  • E para dar o acabamento, crie um falso viés com um dos tecidos que você utilizou para fazer a manta, corte tiras de 3 cm de largura e costure por toda a borda da manta. Por fim, coloque os laços de fita e pronto, sua manta já pode ser usada pelo seu bebê.
Manta em Patchwork

Manta em Patchwork

Agora você tem uma manta bonita, cheia de estilo, barata, que você mesma fez. Uma manta que você sabe que é confortável e, além do mais, tem o seu trabalho e todo o seu cuidado para o seu bebê. Você pode criar várias estampas e fazer várias outras mantas para seu bebê. Agora você pode cuidar dele com todo o seu amor.

Lembre-se que você ainda pode fazer as mantas como uma ótima fonte de renda.

Tutoriais de Manta em Patchwork

Imagem de Amostra do You Tube Imagem de Amostra do You Tube

Posts Relacionados

3 comentários

  1. Dulcineia dos Santos Brum

    Gostei muito dos trabalhos.Estão de Parabéns!….

  2. [email protected]

    Amei os trabalhos…mas estão usando como modelo uma manta confeccionada por mim,SEM MINHA AUTORIZAÇÃO.
    Por favor tenham vergonha na cara e dêem os créditos devidos as pessoas que usam seus tempos para elaborar e confeccionar seus trabalhos.

  3. Quantos que vc cobra pra fazer a manta lilás da foto gostaria mt de saber obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>