Como Fazer Pinguim De Feltro

Qual criança ou adolescente não gosta de um chaveiro? Principalmente os chaveiros que tem formato de animal ou algum brinquedinho. Ultimamente, os chaveiros mais “divertidos” tem, realmente, como público alvo o público infanto-juvenil. Os ateliês vem, a cada dia que passa, se especializando para oferecer um produto de qualidade para seus clientes e hoje nós vamos ensinar você a fazer um chaveiro em formato de pinguim.

Como Fazer Pinguim De Feltro

Como Fazer Pinguim De Feltro

Chaveiros e Seus Materiais

Existem diversas formas de se materializar um chaveiro, e tudo depende de sua finalidade. Um chaveiro, em sua maioria, tem a função de portar chaves ou de servir como pingente para os puxadores de bolsas, mochilas, estojos, etc. Mas há quem goste de ter chaveiros apenas por um prazer, para colecionar e expor em uma estante.

Esses chaveiros para exposição são, geralmente, feitos de acrílico ou gesso, portanto são delicados, e exigem um certo cuidado. Existem ainda os chaveiros feitos de plástico, que já podem ser usados no dia-a-dia mas ainda sim são também para exposição. Para o dia-a-dia e para a diversão das crianças podemos ver chaveiros de pelúcia, malha, tecido plano e até mesmo de feltro.

Esses últimos exigem um enchimento, além de linha e agulha para fazer o acabamento. Exigem um trabalho mais artesanal, porém são lindos e perfeitos para crianças. Nada é impossível de ser feito, mas dependendo do que você quer fazer para chaveiro o nível de dificuldade também altera.

Chaveiros e Seus Materiais

Chaveiros e Seus Materiais

Vamos Ver Agora Como Fazer Você Mesmo Um Pinguim De Feltro.

Pinguim De Feltro

O primeiro passo para você desenvolver algo é fazer ou conseguir a modelagem. Com a tecnologia que nos envolve no mundo de hoje é muito fácil você conseguir a modelagem em sites de artesanato e de artes em feltro ou tecido, mas nada melhor do que você mesma fazer a modelagem, não é?

  • Desenvolvendo os moldes

Para você mesma desenvolver o molde você vai precisar conseguir um desenho de um pinguim ou você mesma desenhar na pose desejada. Uma dica: o molde do pinguim geralmente é um “ovo” maior e um menor, sendo o segundo dentro do primeiro. No “ovo” maior você deve acoplar ainda as asinhas do pinguim. Você também deve se lembrar de desenhar os pés do pinguim. Lembre-se também de desenhar os olhinhos e o nariz do pinguim.

Imagem de Amostra do You Tube

Depois que você desenhou todo o pinguim, você vai desenhar novamente esse mesmo pinguim só que todo separado. Vamos recapitular quantos moldes devem ter:

  • Um molde em formato oval que será o corpinho (nesse molde podem ser vistos os bracinhos);
  • Um molde em formato oval que será a barriga (este é menor do que o primeiro);
  • Um molde para o pé (esse molde serve para os dois pezinhos);
  • Um molde para os olhos e
  • Um molde para o bico.

Depois de desenvolvido o molde, vamos para a parte prática.

  • A lista de materiais

Para Fazer o Pinguim De Feltro Você Vai Precisar Dos Seguintes Materiais:

  • Feltro nas cores preto, branco, amarelo ou laranja (com 50cm de cada você irá conseguir fazer muitos pinguins [dependendo do tamanho do molde]);
  • Tesoura;
  • Lápis ou caneta;
  • Linha nas cores preto, branco, amarelo ou laranja (nas mesmas cores do feltro) (de preferência, linha grossa, de crochê);
  • Agulha de mão e
  • Manta acrílica ou enchimento.

Agora que já sabemos o material que vamos precisar para fazer o pinguim de feltro, vamos seguir o passo a passo até conseguirmos o efeito desejado.

  • Passo a passo

Pegue os moldes, os feltros e o lápis ou a caneta. No feltro preto você ira cortar os moldes do corpo (o maior) e os olhos. Segure o molde com firmeza e risque o molde no feltro. O molde do corpinho deve ser cortado (ou riscado) duas vezes (uma frente e uma costas). O molde do olhinho deve ser riscado duas vezes.

No feltro branco você vai cortar o outro molde do corpinho, o que será a barriga. Este molde deve ser cortado apenas uma vez.

No feltro laranja ou amarelo você vai cortar as perninhas e o bico. As perninhas devem ser riscadas quatro vezes e o bico duas vezes.

Agora que você já riscou todos os moldes no feltro, corte com muito cuidado cada parte e as deixe separadas.

Com a linha branca na agulha, costure a parte do corpinho menor em uma das partes pretas. Você pode costurar imitando os pespontos que uma máquina normal faz ou pode costurar fazendo um acabamento (dá um ponto e volta). Lembre-se de centralizar os dois corpinhos.

Se quiser fazer um acabamento diferente, pode continuar com a linha branca na agulha e costurar os olhinhos (feltro preto) na parte branca. Para ficar um melhor acabamento o ideal é a linha preta, mas a linha branca também dá um charme e um diferencial.

Imagem de Amostra do You Tube

Costure também o bico do pinguim. Primeiro as duas partes laranja em separado e, depois que as duas partes se tornarem uma só, costure o bico na parte da frente do corpo. Lembre-se de centralizar o bico no meio dos olhos e de trocar a linha de branco para laranja.

Aproveitando que a linha laranja já está na agulha, costure os pés do pinguim. As quatro patas deverão se tornar duas, ou seja, você deverá costurar duas em duas, como no bico. Se quiser pode usar um pouco de manta acrílica para dar um volume às patinhas. Depois que tiver duas patinhas prontas, costure as patas na parte da frente do corpo, ainda com a linha laranja (lembre-se do acabamento).

A parte da frente já está pronta. Falta apenas costurar a parte da frente nas costas. Troque a linha de laranja para preto. Se quiser dar um diferencial quanto ao acabamento, pode ser a linha branca ou laranja.

Junte a parte das costas na frente. As partes pretas devem encaixar perfeitamente. A dica que damos é a de começar a costurar do lado da patinha esquerda do pinguim. Costure até que chegue aproximadamente ao meio da barriga (pelo lado direito do pinguim). Deixe a agulha momentaneamente de lado e comece a encher o pinguim com a manta acrílica. Lembre-se de estar espalhando o enchimento por todo o pinguim. Depois que estiver suficientemente cheio, termine de costurar o pinguim, fechando-o.

Está pronto o pinguim de feltro! Para fazer dele um chaveiro você deve pensar em como será esse fecho. Você pode colocar uma argola em um fitilho de cetim e costurá-lo no último passo (unindo frente e costas). Ao invés de um fitilho você pode usar também um barbante sintético ou uma correntinha. Agora você já sabe como fazer um presente fofo e meigo para crianças e adolescentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>