É preciso analisar diversos fatores antes de se escolher o piso e revestimento para um ambiente
Assim como quando se escolhe um carro é preciso observar os pequenos detalhes e o conjunto como um todo para fazer a relação de custo beneficio, é preciso olhar todos diversos fatores para escolher piso e revestimento para ser usado no chão.
Um dos fatores a ser analisado na hora da escolha é a durabilidade. Há pessoas que não se importam em qual piso escolher pensando em uma troca periódica. Mas caso queira que permaneça por mais tempo que dois anos, é preciso olhar a qualidade do material para que não tenha estresse ou perca um valor alto investido em período curto de tempo.
A coloração também não pode ser esquecida. Cores que estão na moda hoje pode não ser tendência amanha, tornando o piso antiquado e sendo difícil uma futura combinação com os moveis da casa. O ideal é ir para cores neutras ou o mais fácil de combinar possíveis, a menos que se tenha em mente uma mudança tão logo for modificada a cor da moda no quesito decoração.
A manutenção é um fator importante a ser levado em consideração. Não adianta ter um piso de carvalho belíssimo se não será possível o manter brilhando. Os que dão mais trabalho são mesmo os de madeira, pois precisam de polimento constante para manter as propriedades naturais do material e evitar seu desgaste. A forma de limpeza a qual o material existe deve ser pensada antes da compra, para evitar desconforto.
O custo também deve ser avaliado antes de se fazer a escolha. Comprar um material e não ter noção do valor da mão de obra pode ser um desapontamento muito grande na hora da instalação. Que tal avaliar o custo em conjunto e assim evitar uma casa apenas parcialmente com cerâmica no piso?
Tipos de piso
Existem diversos tipos de piso que podem ser usados em uma casa, escritório ou ambientes diversos. Não existe uma forma especifica que dita que apenas um tipo de piso deve ser usado para determinado ambiente. Hoje em dia, a forma de decorar uma casa está apregoada em sua essência ao uso e não mais ao custo, deixando o proprietário livre para ousar e abusar.
Alguns dos tipos de piso existentes no mercado são:
Pisos Vinílicos – são belos e bem fáceis de instalar. Agem como uma cobertura e podem ter estampas diversas, por isso são os preferidos de halls de entrada de empresa por permitir que se coloque a logomarca do estabelecimento.
Pisos de madeira – Podem ser em parquet, taboão, laminado de madeira ou fórmica, são muito apreciados em diversos países pela beleza e requinte que proporcionam ao local. Porém, vale lembrar que a manutenção deve ser constante e deve tem um valor alto.
Cerâmica – a mais comum e também a mais durável. É bem usada pelo baixo valor e quantidade de estampas e poder ser usado como um acessório na decoração.