O Que Fazer Para o Verniz Secar Rápido?

O Que Fazer Para o Verniz Secar Rápido?

É a mistura de uma série de produtos naturais ou químicos, sendo estes derivados do petróleo. Esta mistura pode ser obtida com a seiva de determinados vegetais, à qual são adicionados outros elementos com a finalidade de se obter brilho para melhorar a aparência, dureza para garantir a impregnação do material a ser envernizado, e manuseio para cobrir as superfícies.

Apenas a mistura acima citada não é suficiente para a imediata aplicação do verniz. Há que se fazer ainda a dissolução em elementos solventes como aguarrás, thinner ou álcool.

É comum a aplicação de determinados pigmentos à mistura com a finalidade de alterar sua cor e obter determinados efeitos.

Peças Envernizadas

Peças Envernizadas

Documentos históricos dão conta de que os antigos gregos usavam o verniz para proteger o casco de seus barcos. Já os egípcios usavam o verniz como elemento de decoração de seus túmulos.

Vernizes derivados do petróleo recebem diferentes denominações, de acordo com sua destinação ou uso.

Estes usos que variam desde grandes aplicações como manutenções marítimas até pequenas aplicações como o verniz usado sobre o esmalte de unhas, passando pela indústria de móveis, automotiva e de instrumentos musicais, entre outras.

Finalidade do Verniz

A princípio, o verniz vai atuar como um protetor da superfície onde é aplicado. Depois de secar, se conseguirá que seja formada uma fina camada às vezes incolor ou às vezes de cores diferentes, dependendo do corante que possa ter sido adicionado.

Estamos falando de proteção contra as intempéries, da água, da incidência da luz solar ou contra insetos invasores como os cupins.

Motivos estéticos ou de embelezamento podem também fazer parte das finalidades do verniz. Uma peça de madeira envernizada com a cor adequada, com o tipo de verniz condizente, aliada à qualidade da madeira, dará um acabamento de primeira qualidade no produto final.

Todos nós já ouvimos falar em verniz e temos uma ideia de sua aplicação e finalidade. O que não sabemos é que seu uso e sua aplicação evoluíram muito com o passar dos anos. Antigamente, apenas os especialistas poderiam dizer que fariam uma aplicação sem cometer erros.

Hoje, com a evolução da indústria, com a apresentação do produto, com sua estocagem de maneira correta, qualquer pessoa munida de um galão de verniz preparado e um pincel, fará um bom trabalho com o verniz em madeira ou qualquer outra superfície. Dá até para curtir como um hobby.

Tipos de Verniz Quanto à Aparência

Quanto ao seu brilho, aplicação e viscosidade podemos destacar os que não apresentam nenhum tipo de brilho, o chamado verniz fosco. Vai depender do gosto e também da peça na qual será aplicado.

Para conceder um brilho discreto à peça a ser aplicado, a melhor alternativa é o verniz acetinado, dá para perceber que algo foi aplicado, mas não chama muito a atenção. Algo que poderá agradar a todos pois não é exagerado.

Se o objetivo é destacar, o alto brilho é o mais recomendado. Todos vão notar a presença de uma peça com este tipo de verniz pois esta é sua principal característica, ser brilhante, destacar-se entre tantos.

Tipos de Verniz Quanto à Finalidade

Para ambientes internos ou externos, o verniz marítimo realça a madeira de decks de piscina e cadeiras de madeira que ficam constantemente expostas ao sol.

Geralmente, é vendido pronto para ser usado mas em alguns casos, a dissolução em aguarrás pode ser recomendada. Basta olhar para a embalagem com as recomendações do fabricante para uma aplicação correta.

Para dar maior destaque aos veios naturais da madeira dando um tom mais claro ou mais escuro, dependendo da preferência de quem vai usar, o verniz tingidor é o mais adequado. Costuma vir pronto para a aplicação, mas é recomendável ler e seguir as instruções do fabricante.

Para áreas internas e aplicações novas ou em repintura, o verniz copal é o recomendado. O acabamento será do tipo brilhante, e duas ou três demãos serão necessárias para um acabamento perfeito.

Normalmente vem pronto para uso mas, dependendo do profissional que fará a aplicação, uma ligeira dissolução com aguarrás poderá ser feita, sem prejuízo da qualidade do produto.

Se a busca for por um produto de qualidade diferenciada, com um alto índice de penetração na madeira, com duração prolongada acima das expectativas, o verniz premium é o produto que você deve encontrar.

É o que vai oferecer a maior proteção contra algas, mofo e fungos. Deve ser diluído em aguarrás e duas ou três demãos aplicadas a intervalos de pelo menos doze horas serão necessárias.

Verniz Para as Unhas – Como Secar Mais Rápido

Agora, algo que interessa a todas que curtem ter as unhas cuidadas com perfeição. Quantas vezes você acabou de fazer as unhas e por algum descuido, ao sair da manicure, sem querer esbarrou em algo e lá se foi uma delas, toda borrada.

Para evitar este tipo de “desastre” fica aqui uma dica importante para seu bem estar e satisfação.

Estamos falando nisso devido ao tempo que o verniz demora para secar. Ou melhor, para que seu reagente químico se estabilize e você possa se movimentar com tranquilidade, sem preocupações com as unhas recém pintadas.

Terminou de fazer as unhas, passou o verniz? Coloque as mãos, mergulhe as pontas dos dedos em uma vasilha previamente preparada com água e cubos de gelo deixe por alguns minutos. Ao tirar os dedos da água, seu verniz passado sobre as unhas estará seco e sem problemas de ser borrado.

Outra opção é se utilizar de vernizes de fabricação diferenciada que secam mais rapidamente do que os normalmente utilizados. Sua manicure com certeza saberá orientar com relação a esta compra.

O secador de cabelos pode ser uma alternativa também. Ligado no ar frio, deixe o ar fluir por cima das unhas de maneira que as fiquem mais frias do que o normal. A aplicação do esmalte e do verniz pode ser feita de maneira normal e o acabamento das unhas será preservado.

Enfim, esses são os principais tipos de verniz, suas aplicações e curiosidades. Agora, ficou mais fácil entender o uso de casa um, e o que pode ser feito para que ele seque mais rápido.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *