Como podemos perceber atualmente existem vários produtos a venda dentro do mercado nacional e quando a pessoa começa a fazer algumas viagens, também começa a perceber que existem vários produtos que podem ser utilizados para a decoração de sua residência, isso é algo bastante comum atualmente, justamente por isso contar com algumas dicas que oferecem muita qualidade é com certeza um fator muito interessante e que deve ser levado em consideração. Entre um dos principais produtos utilizados para a decoração de interiores está a cerâmica rendada, sendo um produto que realmente oferece muita qualidade e também chama muito a atenção devido a sua beleza diferenciada.
Nessa vida estamos sempre a procura de saber mais informações sobre como fazer determinados produtos de artesanato, isso é algo bastante comum atualmente, justamente por isso contar com algumas dicas é com certeza um fator muito interessante e que deve ser levado em consideração, lembrando que fazer uma cerâmica rendada é necessário ter alguns cuidados e principalmente ter algumas informações e técnicas para que seja possível atingir um produto de alta qualidade. Porém nesse artigo iremos oferecer algumas dicas para que você consiga produzir uma cerâmica rendada com qualidade, não perdendo nada para outras cerâmicas rendadas que são vendidas dentro do mercado nacional.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=TRQZRC_MxjA[/youtube]
Cerâmica Rendada – Passo a Passo
Primeiramente esteja ciente de que todas as técnicas que iremos apresentar é praticamente as mesmas técnicas utilizadas por profissionais, porém empresas que fazem a produção de cerâmica rendada em grande escala consequentemente tem um equipamento diferenciado para produzir esse tipo de peça, o que acaba sendo um fator que faz toda a diferença, afinal de contas a produção de uma empresa desse porte é bem maior do que se comparado com uma empresa que utiliza mão de obra. Lembrando que para fazer esse tipo de produto também é necessário ter alguns equipamentos para que você consiga atingir um bom resultado, afinal de contas não basta fazer uma peça se a mesma não oferece a qualidade necessária para suprir as necessidades para formar a decoração de sua residência.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=FPWZltJoel4[/youtube]
Antes de começar a moldar, procure informações sobre empresas de sua cidade que trabalham no segmento de produção de cerâmica, o que acaba sendo um fator de suma importância, pois na maioria das vezes não temos esse tipo de forno em nossa residência, sendo necessário para curar e oferecer resistência a esse tipo de produto. Para agendar junto a empresa é necessário conversar com o responsável, sendo que muitas dessas empresas tem horários marcados para pessoas que querem agendar a hora de levar seus produtos para cura dentro do forno.
Para começar será necessário providenciar argila utilizada para cerâmica, lembrando que não basta somente ser argila, também é necessário que essa argila seja tratada para a criação de cerâmica. Também será necessário ter um pano para que seja aberto a massa, um rolo estilo rolo para abrir massa de pastel, será necessário ter em mãos uma renda, borracha de silicone, um furador, molde circular e também será necessário um pote para que o mesmo dê forma a sua cerâmica, sendo produtos de suma importância para a criação dos produtos de decoração para sua residência.
Próximos Passos
Pegue o pano e forre a mesa na qual você irá trabalhar, logo após comece amassar a argila, visando dessa forma fazer com que a mesma tenha mais liga e também que fique totalmente lisa, evitando as bolhas, o que pode se tornar um grande problema para o bom resultado desse tipo de produto. Logo após a argila estar totalmente pronta, você pode procurar abrir a massa utilizando o rolo, caso você não queire que a argila espalhe de mais, você pode utilizar um sistema diferente, colocando pequenos pauzinhos para que a argila não ultrapasse aquele determinado tamanho.
Com a borracha de silicone você deve alisar a massa, caso você não tenha esse tipo de produto, você também pode utilizar um cartão estilo o cartão de crédito, o que acaba sendo um fator muito interessante e que deve ser levado em consideração. Caso apareça algum tipo de bolha você deve furar a mesma com um espeto ou com qualquer outro equipamento, lembrando que feito isso corretamente é necessário apenas alisar a argila novamente, visando dessa forma fazer com que a mesma tenha melhor resultado.
Com a massa devidamente lisa é necessário pegar o pano rendado e colocar em cima da argila, logo após utilize um rolo com a finalidade de passar seus traços para a massa, o que acaba sendo um ponto bastante positivo e que deve ser levado em consideração. Deixe somente entrar um pouco de massa para que a mesma fique com a textura do pano, visando dessa forma gerar um desenho diferenciado. Logo após tire o pano rendado vagarosamente para que não gere nenhum defeito a argila.
Agora que está tudo pronto você deve pegar o molde e fazer o recorte da argila, para isso você pode utilizar uma faca ou até mesmo um estilete, fazendo tudo corretamente você terá um circulo com a argila muito bem rendada e com detalhes diferenciados. Agora você irá utilizar uma tigela com fundo arredondado, visando dessa forma criar o detalhes de ondulação na argila, sendo necessário apenas colocar a argila já rendada em cima dessa parte ondulada, feito tudo corretamente você já terá o resultado ondulado em suas bordas, o que acaba sendo um fator muito interessante e que deve ser levado em consideração.
Em cima dessa tigela com fundo arredondado, você deve dar as ondulações utilizando os dedos, quando tudo estiver perfeitamente conforme você imaginou é necessário somente levar a sombra para que a massa consiga secar, depois como dito acima é necessário levar ao forno para que seja devidamente curada. A queima no forno deve acontecer próximo a 900 graus, o que acaba sendo um fator muito interessante e que realmente deve ser utilizado junto a um forno industrial para conseguir atingir essa temperatura.