No mundo globalizado, em que temos todas as tecnologias a nosso favor, não podemos nos esquecer de nossa casa, afinal, é nosso aconchego. Hoje já podemos contar com cerâmicas de todo tipo, e a sensação do momento são os porcelanatos de pouca espessura, que imitam pedras, tecido e madeira.
Pensando nisso, os engenheiros, arquitetos, juntamente com as fábricas de cerâmicas, lançaram novos pisos que podem ajudar, e muito nas tarefas do dia a dia.
Algumas coleções de cerâmicas famosas, para recobrir a parte interna das paredes, têm textura perfeitamente parecidas com o tecido, mas o preço por tanta sofisticação e beleza ainda é um tanto salgado.
Para escolher que tipo de cerâmica colocar em sua residência, preste muita atenção nas especificações de cada uma, não avalie só o preço, mas sim a durabilidade e facilidade de limpeza.
Há algumas siglas que você deve ater-se na hora da compra, como por exemplo: PEI (Porcelain Enamel Institute) – vai de 0 a 5, conforme a resistência da superfície, e , CA ( coeficiente de atrito) varia de 0 a 1, o que avalia a capacidade de escorregamento.
Há dois tipos de porcelanato, o técnico: possui superfície natural, assimilação de água em torno de 0,1%, são divididos entre acetinados ou acetinados e os polidos, que não apresentam brilho; os esmaltados: com capacidade de absorção de 0,5%, possuem brilho, são mais lisos, portanto, mais escorregadiços e suscetíveis a manchas. Tanto o piso esmaltado, quanto o técnico, dispõe do arremate rústico, isso diminui o risco de escorregamento, mas dificulta a limpeza diária.
Se a reforma ou construção abrangerem o lado de fora da casa, como área de serviço, churrasqueira, piscina, jardim, e se a ideia for colocar pedras e não cerâmica, opte pelos granitos, pedra mineira e quartzitos que têm menor desgaste e são mais resistentes aos produtos químicos.
Nas paredes, preste atenção nos revestimentos que vai usar, e caso tenha intenção de usar tintas para os locais como cozinhas e banheiros, use as tintas à base de óleo, por serem mais fácil de limpar. Outra dica são as texturas que deixam as paredes bonitas, modernas e são sempre feitas por profissionais especializados.
Busque sempre opções em diversas casas de materiais de construção, e se ainda assim, a grana estiver curta, em último caso, coloque pisos cimentícios, seguidos de cera incolor para proteger da porosidade.
Um cuidado extremamente importante na hora de fazer a instalação das cerâmicas é a mão de obra, pois há grandes firmas especializadas no assunto, como as construtoras e mesmo profissionais liberais que trabalham por empreita ou por dia. Procure sempre referências sobre os pedreiros e as empreiteiras; busque orçamentos nos sites especializados, informe-se com sua família e pessoas amigas, assim a chance de você ser mal sucedido na escolha é pequena.