Jogo de Chá Artesanal

Quem não adora um chá? Seja para acalmar, para tomar mais líquido (os médicos recomendam, principalmente com o verão), para quem gosta de uma bebida quente, para reunir os amigos e jogar conversa fora, para uma dor (existem os chás para resolver dor e tudo o mais!), o chá é uma ótima companhia para um fim de tarde frio. Não é à toa que os britânicos tem o costume do chá das 5.

Os Ingleses e o Chá das 5

Muitas pessoas sabem que os ingleses (nascidos na Inglaterra) são conhecidos pela sua exímia pontualidade, mas outro fato que levou os ingleses a serem conhecidos a nível mundial foi o seu costume do chá (como são pontuais) das 5 horas.

O chá tem origem da China, mas os portugueses (que tinham o costume das expedições) levaram esse costume para a Europa. Quando a princesa portuguesa Catarina de Bragança se casou com Carlos III, a mesma levou o costume do chá para a Inglaterra. Inclusive, o dote de Catarina foi composto por 500 mil libras de ouro, o comércio livre com os negociantes de Portugal, uma caixa de chá, entre outros “pagamentos”.

O costume do chá que Catarina levou para a Inglaterra mudou o rumo da história, já que o costume do chá (aquela água quente que, ao ser “temperada” com algumas folhas, ganha um sabor e um aroma) se espalhou e virou febre. Não apenas a questão do chá mas a arrumação para o chá.

O Jogo de Chá

Quando vocês são convidados por um amigo para tomar um chá, vocês podem prestar atenção: há toda uma arrumação especial para aquela conversa descontraída e aquele encontro amigável. Essa arrumação a qual falamos é o jogo de chá.

O jogo de chá é o material usado para servir o chá. O bule, as xícaras, os pires, as colherinhas, o porta-açúcar, as toalhinhas para por as coisas em cima, tudo faz parte do jogo de chá.

Existem jogos de chá de vários tipos de material: de porcelana, de acrílico, de plástico… Tudo depende de quanto você queira gastar e da qualidade do material que você esteja à procura. Muitas pessoas preferem ter um jogo de chá mais “pobre” para o dia-a-dia e usar um jogo de chá de maior qualidade para ocasiões especiais.

Mas isso não impede que você tenha um jogo de chá apenas para decoração. Para isso, você pode investir em um jogo de chá artesanal. E que tal você mesmo fazer esse jogo de chá decorativo?

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=whbqPwFSVt0[/youtube]

Jogo de Chá Artesanal: Você Mesma Fazendo

Material necessário:

  • Velour forrado (da cor desejada) (30 centímetros);
  • Quadriculado de 15 centímetros (da mesma cor do velour);
  • Um tecido de 20 centímetros com a estampa liberty (flores pequenas);
  • Manta acrílica;
  • 50 centímetros de renda;
  • 50 centímetros de viés estampado;
  • Linha (da cor dos tecidos);
  • Agulha e
  • tesoura.

Primeiro você precisa desenhar o molde (ou busque na internet, o que pode ser mais rápido e fácil). Depois, desenhe os moldes no tecido. Vamos começar pela chaleira.

Corte a parte principal da chaleira no velour (a frente e as costas e a tampa). Decore a frente e as costas com o viés e com a renda. Se quiser, faça pequenos desenhos no tecido liberty (coração, sol, flor) e coloque na frente da chaleira.

Corte (no tecido quadriculado) a parte do bico e da asa (corte 2 vezes [frente e costas]). Desvire para o lado direito e preencha com a manta acrílica. Junte essas duas partes às partes principal da chaleira e costure as laterais (lembre-se de posicionar a asa e o bico de forma que, ao virar, eles fiquem do lado direito). Costure a base também.

Para forrar o interior, use o mesmo molde que usou no começo, mas você só vai costurar na borda superior e virar do avesso.

Xícaras

Corte a frente e as costas e o fundo no velour. A alça da xícara você corta no tecido quadriculado. Enfeite a frente da xícara com o tecido liberty ou com renda e o viés. Assim como você fez na alça da chaleira, faça na alça da xícara. Uma a frente às costas, já colocando a alça prontinha. Depois, una o corpo da xícara à base. Faça mais de uma xícara para imitar um verdadeiro jogo de chá. Faça no mínimo duas. E você pode enfeitá-las de forma igual ou com desenhos diferentes, fica da sua escolha.

Siga o mesmo passo a passo (exceto pela alça) no tecido liso para fazer o forro. Una pela borda superior, vire, finalize com costura à mão.

Pires

Corte dois círculos do mesmo tamanho, um no tecido liberty e outro no velour. Pelo lado do avesso, costure toda a borda sem deixar nem um espaço sequer. Faça um pequeno corte no meio (no lado florido) para poder virar para o lado direito. Costure toda a borda, para dar uma ideia de volume. No lado que você fez o corte, coloque um pedaço de velour pespontado e costure.

Colheres

Para fazer as colheres, você vai fazer o mesmo passo a passo do pires. Você pode fazer com o mesmo tecido ou pode brincar quanto à estampa. Lembre-se de fazer a mesma quantidade de colheres para as xícaras, e a mesma quantidade de pires.

Faça vários conjuntinhos, com diversas estampas e diversas cores. Brinque de mudar a decoração da sua casa mudando apenas esse pequeno detalhe. Se você tiver filha pequena em casa, essa é uma ótima forma de decorar o quarto da pequena e também de incentivá-la a brincar com suas bonecas (quem nunca fez um chá de boneca?) ou com suas amiguinhas. É imprescindível você fazer uma boa quantidade de xícaras, nesse caso.

Existem outros moldes que podem ser feitos. Esse molde dado é um mais simples e fácil de ser feito, mas isso não impede que você coloque sua cabeça para funcionar de desenvolva um molde novo e diferente. Essa é apenas uma base para você começar a brincadeira de tomar um chá. Agora que você aprendeu como faz esse modelo, faça vários, em diversas cores, para enfeitar sua casa, seu quarto, sua sala de estar…

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cerâmica

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *