A cola utilizada na indústria cerâmica ou mesmo em pequenos artesanatos com o mesmo material deve ser uma cola específica, a qual é vendida em estabelecimentos de materiais de construção, ou mesmo em indústrias especificas, com entrega e frete garantido, da melhor qualidade possível.
Umas das marcas super eficazes e muito bem revendidas em todo o país, é a Afix, conhecida pelos adesivos de alta resistência, a qual também utiliza de colagens para carpetes, pisos, além de muitos outros materiais, como o plástico PVC.
Afix é um produto da Artecola, que já trabalha no mercado de construção, em parcerias com cerâmicas e indústrias em todo o país há muitos anos. Em cada estado e região, os representantes estão à disposição das lojas e grandes centros comerciais, vendendo o que há de melhor em colas para produtos.
Para sua reforma ou construção peça a melhor, peça sempre Afix, a linha de colas para cerâmicas.
Outros Tipos de Cola Para Artesanato
Além da cola para cerâmica, existem outros tipos que também são usados em artesanato, conforme cada material. Quando a gente trabalha com artesanato, uma das coisas mais importantes que precisam ser observadas são os materiais escolhidos. E a cola usada faz toda a diferença no resultado final do trabalho, assim como os demais materiais necessários também.
No post de hoje, vamos falar sobre 9 tipos diferentes de cola para artesanato, e a aplicação de cada uma delas. Confira abaixo todas as informações necessárias sobre esse assunto:
Quais São os Tipos de Cola Usados Em Artesanato?
Hoje em dia, é possível encontrar uma enorme variedade de colas para usar em trabalhos de artesanato. No entanto, antes de sair por aí comprando, é importante saber qual a aplicação de cada uma e como usar da forma correta.
• Cola quente: essa é cola mais usada para artesanato, e também a mais indicada para usar em trabalhos com feltro. Ela tem a capacidade de colar diversos materiais de forma instantânea. É a melhor alternativa para trabalhos em renda, EVA, plástico, tecido e acrílico.
• Cola de silicone: é aplicável em feltro, EVA, isopor e tecidos sintéticos. Também pode ser usada para impermeabilizar certos tipos de tecidos. A secagem completa costuma ser em até 24 horas.
• Cola Permanente Reposicionável: cola indicada para trabalhos em tecido, feltro e em madeira. Também é muito boa para trabalhos feitos em tecido, pois consegue fixar bem o material. É uma cola que não amarela e é à prova d’água. É muito boa pra colar feltro e tecido antes da costura, para que o material fique bem reforçado.
• Cola spray: essa cola é a menos comum e também menos conhecida pelos artesãos. Ela é muito prática de aplicar e contribui muito para otimizar o serviço. Ela adere com facilidade em tecidos, papel e em metal. Ela pode ser encontrada em 2 versões: permanente e reposicionável. O tempo de secagem é relativamente baixo, demora em torno de 15 segundos. O seu acabamento é transparente.
• Cola branca extra: atóxica e lavável, essa cola é indicada para uso em trabalhos domésticos e profissionais, como encadernação profissional, biscuit e decoupage, por exemplo. Dessa forma, a cola branca extra também pode ser usada para colar cortiça, tecidos (especialmente para impermeabilizar o tecido) e inúmeros outros materiais porosos. Depois de seca, essa cola fica com um brilho enorme e em um tom transparente. O seu ponto negativo é que ela não é resistente à água.
• Cola universal: esse tipo de cola adere facilmente em vários materiais diferentes, como tecido, cortiça, vidro, acrílico, papel, madeira, couro, PVC, borracha, dentre outros.
• Cola pano: usada com frequência para fazer marcações em costuras, em bainhas e para trabalhar em decoupage. Mas ela cola somente tecidos 100% em algodão e também não é muito resistente, em poucas lavagens ela começa a se soltar.
• Cola branca escolar: é uma das colas mais conhecidas e usadas em trabalhos de artesanato e escolares. Ela também consegue colar tecidos que não sejam espessos demais.
• Cola E600 e E6000: a primeira versão é nacional, e a segunda é importada. No entanto, a proposta que ambas trazem é igual. As duas são capazes de colar matérias com uma aderência difícil e com bastante qualidade.
Colam borracha, vidro, plástico e acrílico. Elas são ideais para trabalhar com chinelos decorados e com pedrarias.
Bom dia,
Gostaria de saber, pra eu colocar em cima da cerâmica colando o piso vinilico, qual melhor cola? Tenho que colocar argamassas, como muitos do youtube explica, ou apenas a cola de sapateiro. Como é o preparo verdadeiro para uma cerâmica.