Como Consertar a Alça da Caneca?

Para deixar nosso lar mais confortável e funcional, tudo precisa funcionar corretamente. No entanto, alguns acidentes podem danificar utensílios e até mesmo móveis. Para ajudar a manter tudo em ordem, confira a seguir como consertar a alça da caneca de forma caseira e econômica.

Aprenda a Como Consertar a Alça da Caneca

A seguir temos um simples passo a passo de como você pode, em casa mesmo, consertar a alça quebrada de uma caneca. Em primeiro lugar, você pode reparar o utensílio doméstico usando colas especiais que podem ser encontradas no mercado.

Para isso, invista em marcas populares à base de gel ou até mesmo soluções caseiras que você conheça. Sem contar que existem produtos indicados até mesmo para o reparo de peças de cerâmica.

Vale lembrar que produtos em gel são ideais para evitar ele escorra, são transparentes e ainda garantem que esses consertos fiquem sempre limpos.

De qualquer forma, indicamos ainda as fórmulas de alta resistência para garantir maior durabilidade. Enfim, em reparos mais complicados e com áreas de difícil acesso, invista em marcas com frascos que apresentam bicos adequados para aplicações e manuseios precisos.

Sendo assim, o processo de passo a passo seguiria a seguinte ordem:

Confira se as superfícies a serem aderidas estão bem secas e limpas;

A seguir, aplique com cuidado uma dose pequena com a cola de sua preferência;

Então, junte essas partes;

Depois, mantenha uma pressão por cerca de 30 segundos;

Aguarde e confira se a fixação funcionou;

Para garantir, deixe secar por umas três horas;

No entanto, se depois de seco sua caneca apresentar excessos, remova-os utilizando removedores específicos. Para isso, basta seguir usar acetona ou seguir as instruções que costumam estar na embalagem.

De qualquer forma, essas formas de remoção ainda requerem testes para verificar se o processo não deixará manchas. Enfim, para melhor conservação do produto para unir a alça, sempre limpe o bico após uso. Para isso, use um papel ou pano limpo.

Consertando Xícara de Cerâmica Quebrada

Apesar de existir canecas de diferentes materiais, é preciso estar atento à forma como você vai conserta-las. Aliás, no caso das xicaras, esse processo precisa ser mais cuidadoso. Afinal, essas peças tendem a ser confeccionados com materiais nobres e que requerem mais delicadeza.

Em outras palavras, é comum ter aquela xícara favorita para tomar seu cafezinho. No entanto, com seu uso contínuo ela pode cair, soltar lascas ou até mesmo quebrar.

Nesse sentido, caso sua amiguinha de todas as horas quebrar a alça, é possível fazer um conserto em casa, sem precisar correr para comprar outra.

De qualquer forma, mesmo que sua caneca ou xicara sejam de materiais resistentes, claro que ela corre o risco de acidentes.

Para corrigir esses pequenos problemas, também é possível fazer o conserto em poucos minutos e gastando pouco dinheiro. Assim, veja abaixo quais os passos para o processo funcionar.

Passo 1: Primeiro, junte todos os pedaços quebrados.

Passo 2: Coloque o fundo redondo da xícara na areia.

Passo 3: Certifique-se de que a parte a ser reparada fique voltada para cima.

Passo 4: Passe uma escova sobre o detrito da cerâmica nas bordas quebradas.

Passo 5: Prepare uma quantidade de massa epóxi com catalisador.

Passo 6: Aplique essa mistura com um palito de dentes sobre as bordas da área quebrada.

Passo 7: Faça pressão no pedaço quebrado por cerca de um minuto.

Passo 8: Confira se o material aderiu as partes.

Passo 9: Retire a xícara da areia após secar totalmente.

Passo 10: Limpe a peça com água.

Como Reaproveitar Utensílios Quebrados?

Caso você não consiga reformar sua caneca com a alça quebrada, fique tranquilo. Afinal, ela não precisa ir direto para o lixão.

Pelo contrário, você pode reutilizar uma série de peças para aderir à decoração da sua casa. Em outras palavras, nem todo mundo percebe o quanto é desperdiçado e descartado como lixo.

Foto de Caneca Restaurada

Foto de Caneca Restaurada

Como exemplos comuns, temos as tampinhas de iogurte e até mesmo o desperdício relativo às cascas de frutas que não ingerimos.

Ou seja, estamos gerando mais lixo e prejudicando nosso meio ambiente. De qualquer forma, além da caneca quebrada, ainda é possível reaproveitar diversos itens domésticos. Em especial, quando eles têm função específica na cozinha.

Se você gostou da ideia e quer dar um up na decoração desse ambiente, confira três dicas incríveis para repensar a forma como você enxerga tais itens.

Canecas Com Alças Quebradas

Se você não conseguiu consertar essa peça com nossas dicas, relaxe. Afinal, elas costumam atuar como ótimos vasos para plantas. Aliás, tem gente que já pensa logo em jogar fora. Nem pensar, pois elas podem ser recipientes como vasinho de plantas.

Assim, elas ainda ajudam a dar mais alegria ao ambiente. Como dica extra, procure fazer buracos na parte inferior para que a água possa passar.

Copo de Medidas de Pote de Requeijão

Aqui a dica é uma mão na roda mesmo. Até porque toda cozinha precisa ter um medidor. Ou seja, se o pote de requeijão for de vidro ou de plástico, a dica é simples: reaproveitar para dar outra vida a ele. Neste caso, a solução é criar um copo de medidas.

Aliás, voe sabia que o termo “copo de requeijão” costuma ser empregado como referência para a criação de receitas. Seja como for, seus quase 250 ml vão ajudar você como uma provável tabela para medir líquidos e até mesmo sólidos e granulados.

Garfos Quebrados Podem Servir de Porta-Recados

Por fim, para dentes de garfo quebrados também temos uma saída. Neste caso nossa dica é transformá-lo num porta-recados bem criativo. Para tanto, basta prender um garfo em pé num local que você olhe com frequência. Ou seja, vale a pena investir na parede da sala para deixar bilhetinhos entre seus dentes.

Enfim, se você achar que o papel está caindo, tente deixar esses dentes ainda mais próximos. Além do mais, se você usar garfos a mais para o processo sua decoração vai ganhar beleza e diversão, independente da forma como quiser enfeitá-lo ou for seus talheres.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cerâmica

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *