Como Fazer Um Kit Berço

O neném está chegando! Muitos papais e mamães deixam tudo para cima da hora, ainda mais quando o assunto é arrumar o quartinho do primogênito. Mas calma, não é para tanto desespero. Depois dos chás de bebês e de toda a preparação para maternidade, é normal que os pais esqueçam de preparar o bercinho do bebê, com tudo o que ele tem direito para se acomodar depois de sair da maternidade já nos braços da mãe. Por isso, se você quer fazer algo rápido e com as suas próprias mãos, não deixe de conferir este artigo. Aprenda como fazer o seu próprio kit berço!

O Quarto do Bebê

Geralmente são os papais que ficam com a tarefa árdua de preparar o quartinho do bebê, já que a mãe estão tão ocupada na maternidade ou se preparando psicologicamente para o grande momento. As mães estão ansiosas e os pais precisam ser práticos no momento de preparar o kit berço para o grande dia!

Quarto de Bebê

Quarto de Bebê

O quartinho do neném precisa conter a identidade do mesmo. Se for menino, é bom usar umas cores mais masculinos. Se for menina, é preciso enfeitar bastante com ursinhos e aquelas coisinhas que geralmente elas adoram!

Os Itens Essenciais

Além da cômoda e do próprio berço, existem os itens essenciais para o seu kit berço e que requerem muita atenção. O guarda-roupa também não pode ser esquecido, já que as roupinhas do bebe vão aumentar de quantidade depois que ele chegar em casa. Junto com o berço, os itens do kit podem criar um cantinho muito confortável e agradável para o seu filho, deixando o quartinho muito mais aconchegante no momento da chegada.

O ideal é deixar tudo muito moderno e organizado para que o seu bebê possa se refugiar em um sono tranquilo e leve, mesmo que a noite, você tenha que acordar com o choro do seu neném.

Lojas pelo Mundo

Ao invés de fazer um trabalho manual, o que pode sair muito mais caro, existem lojas que oferecem o kit berço completo, com todos os itens que geralmente estão na moda, nas colorações mais procuradas no mercado. Sendo assim, os artesãos de plantão que querem fazer o seu próprio kit berço devem ir a estas lojas e pesquisar muitos sobre os itens, descobrindo a função de cada um deles. Procure ideais novas, designs diferentes, tecidos comuns e mais utilizados, tons diferentes, objetos que estão na moda, os itens mais procurados pelos papais e principalmente, qual a forma de deixar o seu bebê mais confortável possível dentro do bercinho.

Montando o Kit Berço

Para quem já realizou a pesquisa e já tem todos os objetos em mente, é hora de começar a organizar o kit berço e saber o que você vai usar. Confira aqui o que os kits geralmente devem conter, qual é a melhor forma de organização dentro do berço e até mesmo quais os desenhos e os enfeites mais usados dentro de um kit berço. Confira a lista logo abaixo e não deixe de fazer um bom trabalho!

1. Itens Presentes no Kit Berço

Os itens que estarão presentes em qualquer kit berço estão listados abaixo e é preciso sempre faze-los com o maior carinho, por mais que seja difícil. É possível lembrar que alguns itens podem ser comprados prontos como as colchas e os edredons. As almofadinhas podem ser feitas com máquinas de costura bem como os bonequinhos para adicionar ao kit.

Imagem de Amostra do You Tube

  • Edredom
  •  Protetor de cabeceira
  •  Protetor das laterais
  •  Lençol com elástico para o colchão
  •  Lençol de cima
  • Fronha
  •  Rolinho e travesseiro

2. Objetos

É sempre importante lembrar quer todos os itens do kit devem estar em harmonia entre si. Porém, fica ao seu critério saber o que mais vai combinar com o seu bebê. Não esqueça que após os itens essenciais do kit, é preciso enfeitar com cores diferentes, bichinhos e outros objetos para personalizar todo o seu kit. Mesmo assim, preste muita atenção: Se toda a decoração do seu kit é em tons pastéis, nada de tons vibrantes em meio as almofadinhas ou objetos no geral. Manter um padrão para produzir o seu kit é essencial!

Kit Berço

Kit Berço

 

3. Material para Produção

No mercado, exitem diversos tipos de materiais e tecidos para fazer o seu kit por inteiro. Mesmo assim, o tipo de material mais recomendado é o algodão que é leve e fácil de limpar. Além disso, o tecido de algodão é anti-alérgico e não acumula poeira, que pode deixar o seu bebê muito desconfortável na hora do sono. O material esquenta bem menos e assim, já pode ser vendido com opções anti-ácaros que são muito recomendadas para todos os recém-nascidos.

4. Simplicidade

Muitos especialistas aconselham que o seu kit berço deve ser simples e sem muitos objetos ou mistura de cores. É preciso se limitar bastante somente ao mais importante. O ambiente deve estar “clean”, como muito profissionais costumam dizer. É este tipo de decoração que deixa o sono do seu filho muito mais tranquilo. Mesmo assim, se você preferir usar uma cor mais forte, você terá que diminuir na quantidade de almofadas e brinquedos, deixando o bebê livre na hora de dormir ou acordar. É preciso lembrar que tons mais fortes chocam e incomodam a criança e por isso, é preciso evitar materiais muito estampados como o xadrez, desenhos muito floridos ou listras muito contrastantes.

5. Edredon e Lençóis

É muito importante ficar atento ao tamanho do edredom e também dos lençóis para forrar o bercinho. No geral, os edredons e os lençóis devem estar medindo 1,38 x 86, o tamanho ideal para forrar o berço da forma correta

É muito recomendado trocar as peças do kit berço semanalmente e lavar sempre que puder, usando produtos de lavagem com cheiro leve e que não deem alergia na pós-lavagem. Além disso, use produtos que não manchem os itens do seu kit. Separe por cores e coloque na máquina de lavar somente os itens bem parecidos para não causar problemas.

Passo-a-Passo do Kit Berço

Em primeiro lugar, é importante observar os moldes de todas as peças, que são: Protetor de berço, almofada rolinho, edredom, trocador e saco de dormir. As medidas mostradas nas imagens irão variar de acordo com o tamanho do berço, por isso é importante verificar antes de cortar os tecidos.

Material Necessário:

  • Máquina de costura
  • Linhas
  • Tesoura
  • Tecidos de algodão nas cores desejadas
  • Espuma
  • TNT
  • Velcro
  • Fitas, bordados e outras peças decorativas a gosto
Kit Berço Decorado

Kit Berço Decorado

Como Fazer:

Você não precisa fazer todas as peças, o kit berço básico é composto apenas de protetor e edredom. Comece reproduzindo os moldes em cartolina. Recorte-os e use para cortar os tecidos. Se preferir, risque os tecidos, mas sempre do lado contrário da estampa.

Corte os tecidos conforme mostra os moldes, depois costure e capriche no acabamento. Os moldes são básicos e você poderá usá-los para criar kits diversos, com temas diferentes, tanto para bebês meninos quanto meninas. Use a sua criatividade.

Posts Relacionados

3 comentários

  1. Meu nome é Rafael eu e minha esposa estamos procurando um kit berço pro quarto do nosso bebê que chega em novembro 2013,e gostamos de um kit que vimos ai….é um marron e bege,modelo fazendinha que tem um boneco na cabeceira….ostariamos de saber se vcs tem pra venda e valor o quarto de nosso filho sera nestes tons e não estamos achando nada parcerido á não ser este…tem como dar mais informações..obrigado!

  2. boa tarde, por gentileza gostaria de saber o preço do kit berço fazenda um marrom com branco que tem cavalo e outros animais

    aguardo

  3. Olá gostaria de saber a marca do tecido floral estou procurando em minha cidade e nao encontro.
    Do kit de berço decorado. É o ultimo da página.

    Aguardo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>