Como Fazer Flor de Lata

Reaproveitar os materiais que seriam descartados usando toda a criatividade podem render belas e inúmeras surpresas, além disso, acabam se tornando soluções criativas para darmos uma nova vida à nossa casa. Neste post iremos apontar uma ideia bastante legal de como reaproveitar latas de alumínio, mas nada de coisas convencionais, ensinaremos a transformando-as em diferentes e lindas rosas.

Imagem de Amostra do You Tube

Essas flores feitas de latas servem para enfeitar qualquer ambiente e podem ser usadas nas mais variadas situações, sendo que sua utilização dependerá exclusivamente do tamanho em que elas forem cortadas e montadas, isso tudo conforme sua imaginação e bom gosto permitirem.

Flor de Lata

Se observamos muito bem a natureza, poderemos ver que a natureza não é completamente simétrica, ela se desenvolve ao seu bel prazer, por isso, as rosas de lata também não precisam ser perfeitas. Você pode fazer algumas com 04 e outras com 05 pétalas. Algumas podem ter a dobra maior e outra menor, enfim, não fique desapontado se as coisas não saírem perfeitas, faz parte!

Outro ponto interessante sobre a flor de lata é que a matéria prima para confeccioná-las pode ser facilmente adquirida, sem problema algum. Além do mais, usar as latas de alumínio é uma forma de ajudar o meio ambiente, tirando do mesmo algo que polui.

O ponto de partida para se fazer a flor de lata é bem simples, primeiro você pega as latas, que podem ser de diversos tamanhos, pequenas, médias ou grandes e lavá-las muito bem para remover o odor dos líquidos ali inseridos e deixar secar. Depois é preciso que seja removido delas a parte de abertura e ainda o fundo, o que pode ser feito com a ajuda de um estilo bem afiado, daqueles com a lâmina mais larga, que facilita bastante o trabalho.

O ideal é fazer isso sobre uma mesa de madeira que pode ser cortada, pois pode acontecer do estilete escapar e riscar a superfície. Depois que encontrar o molde ideal para cortar a lata, deixe tudo bem esticado, para não atrapalhar quando for montar a flor.

Muitas pessoas costumam passar uma demão de primer logo no começo e aguardar a secagem e repetem o processo por até três vezes, para deixar a peça mais bonita e uniforme.

Muitos fazem a flor e deixam ao natural, ou usam tinta spray colorida para fazer com que a flor fique ainda mais bonita.

Há também artesãos que preferem encapar as folhas já cortadas de lata usando tecido, para isso usam cola branca espalhada com um pincel, mas o ideal é que se tenha bastante cuidado para não formar bolhas entre o tecido e o alumínio, senão a aparência da rosa ficará prejudicada.

As flores ficam bonitas de qualquer forma, basta que se tenha zelo ao fazê-las e para formar o miolo, o melhor é usar uma pedra grande ou mesmo um botão. Elas podem ser montadas através de folhas grandes ou miúdas, depende do gosto e da finalidade que se dará a elas.

Para fazer as flores de lata use sua imaginação e crie diversas peças com elas, como bandejas, quadros, vasos e muitos mais. Um dos modelos que usa alumínio e tecido na confecção de flores pode ser acessado no site abaixo, inclusive com foto e passo a passo minucioso, aproveite!

Flor de lata: http://casadicasetal.blogspot.com.br/2013/05/passo-passo-da-flor-de-latinha.html

Flor de Lata: Como Fazer

1. A quantidade de latinhas a ser utilizada na fabricação do artesanato vai depender exclusivamente do tamanho da lata que você irá usar. Lembrando que podem ser usadas as latas de tamanho normal de refrigerante ou cerveja (350 ml) ou aquelas maiores, chamadas de latão, que possuem a capacidade de 473 ml ou mais.  Quando tiver todas elas à mão, lave-as muito bem e deixe secar. Depois pegue um estilete de lâmina larga e corte com cuidado, separando a parte do lacre e o fundo. Você pode iniciar o corte com o estilete e depois partir para a tesoura para facilitar o trabalho.

2. Os pedaços de alumínio podem ser enrolados em volta de algum objeto cilíndrico como um rolo de cozinha ou uma garrafa, com a parte lisa da lata para o lado de fora de forma que ela não fique com o formato enrolado.

3. No alumínio você deve passar até duas demãos de primer, mas deve aguardar entre uma demão e outra para que o produto seque completamente.

4. Em cima do primer já seco, pinte usando a tinta PVA na cor que quiser, aquela que mais combinar com a decoração restante. Para esse procedimento o melhor é usar um pincel largo e macio, para não formar listras durante a pintura.

5. Depois que a tinta estiver completamente seca, risque os moldes que tiver a mão e corte o alumínio usando uma boa tesoura. (lembre-se de riscar duas vezes cada peça de seu molde, somando-se então 10 peças iguais).

6. As laterais da peça que sofreram com o corte devem sofrer um retoque de tinta, para que o acabamento das mesmas fique bonito e perfeito.

7. Modelar as pétalas da flor usando os dedos e ainda sendo ajudado com o cabo do pincel, para conseguir um abaulamento melhor delas.

8. Disponha uma pétala sobre a outra e faça um furo ao meio usando para tal um prego de ponta afiada. Este furo deve ter o diâmetro suficiente para passar o arame que prenderá uma pétala à outra.

9. Pegue o arame e uma a uma vá colocando nele as pétalas, começando das maiores para às menores, desencontrando as pétalas entre uma e outra.

10. Depois de terem sido colocadas todas as pétalas diretamente no arame, termine o acabamento usando um alicate para torcer o arame e deixar as pétalas da rosa bem firme e com o formato ideal.

Pronto, você já tem uma linda flor de lata para enfeitar tudo o que quiser.

Dicas:

Primer: quando for comprá-lo, não precisa comprar lojas de ferramentas, pois o  mínimo que se encontra nesses lugares são latas com 01 litro. Nas lojas que vendem material para artesanato o Primer a base de água é oferecido em pequenos potes de plástico.

A mesma dica deve ser usada para a tinta PVA, prefira aquelas que são vendidas em lojas de artesanato, que vêm em potes menores, mas são chamadas de tinta de artesanato, porém, são uma coisa só.

Um comentário

  1. Adorei essa idéia, pois aqui em casa jogamos muitas latas, e eu adoro fazer artesanato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>