Como Fazer e Como Usar Canga

As mulheres que gostam de praia ou de piscina sabem que uma “saída de praia” é necessária, sem falar que é muito charmoso ter a peça. Essa roupa apropriada para quem vai curtir um dia de sol pode ser de vários tipos, saias, pareôs, vestidos, shorts e a famosa canga. Aquela que é sempre vendida nas areias de qualquer praia pelos vendedores ambulantes. Se vocês derem uma conferida na etiqueta, dificilmente elas são produzidas no país. O tecido usado para fazer a canga é encontrado facilmente em outros países, o que não quer dizer, que somente aquele é adequado. Qualquer roupa que sirva como “saída de praia” deve ter um tecido adequado, e as principais características são: precisa ser leve, secar rápido e claro, bem colorido (uma opção).

Você mesma pode fazer a sua canga, é muito simples, porque uma vez cortado o tecido, basta fazer bainha ou dar um acabamento mais criativo, com o crochê por exemplo. Veja algumas opções de como fazer canga!

1- Canga Com Tecido:

Escolha um tecido fino, leve e que seque facilmente. É necessário que seja um tecido que quando molhado não fique pesado.

Uma vez escolhido o tecido ideal, você vai precisar de linha e agulha para fazer a bainha e tesoura para dar o formato. A canga tem a forma retangular e o tamanho pode ser de acordo com a sua preferência. A maioria delas tem a largura suficiente para girar em torno da cintura, com uma folga passando por cima de um dos lados.

Corte o tecido na forma que você quer e se tiver dificuldades, corte primeiro no papel e o use como molde depois. Em seguida, faça a bainha, de preferência, com a ajuda de uma máquina de costura. Caso você não tenha é melhor fazer o acabamento com uma corrente de crochê, fica mais seguro que a bainha feita à mão. Nessa correntinha você poderá fazer franjas.

no images were found

2- Canga de Crochê:

Se você domina a arte do crochê porque não fazer uma canga super exclusiva de linha. Nas lojas você encontrará vários tipos do produto, algumas com os fios mais grossos que as outras, a ideal nesse caso é a mais fina de todas.

Como quando a linha é molhada, ele fica mais pesada, faça a sua canga com pontos que construam desenhos grandes e largos. Assim, quando molhar você não sentirá a diferença. O crochê feito com linha fina seca rápido, por isso, é adequado para canga.

no images were found

3- Canga Com Tecido de Bordado:

Sabe aquele tecido fininho usado em bordado, então, também serve para fazer canga. Você pode cortá-lo na forma da saída de praia, bordar como preferir e fazer o acabamento usando a mesma técnica em toda volta. A única desvantagem é que o tecido sendo branco dará maior trabalho na hora de lavar, principalmente se você usar na praia.

no images were found

Dicas de Como Cuidar da Canga de Praia

Veja alguns cuidados que você deve ter com a canga comprada na praia, para que ela dure mais tempo. Em geral, aquele tecido usado para fabricá-la é bem resistente, mas alguma atenção é necessária para que ele dure ainda mais. Veja!

  • Depois de sair da praia ou da piscina, chegue em casa e imediatamente lave a canga. Se não tiver nenhum sujo aparente ou alguma coisa que tenha caído sobre ela, como suco ou refrigerante, faça essa lavagem com água fria e pronto. Caso esteja suja com alguma coisa, use sabão neutro e lave sempre na mão. A máquina de lavar pode ser usada quando tem um programa específico para roupas sensíveis.
  • A canga não deverá ser passada, para não ficar toda marcada, na hora de colocá-la no varal, coloque-a bem esticada e com os pregadores nas pontas. Quando seca, retire e dobre bem, não faça muitas dobras ou prefira guardá-la fazendo uma forma de rolinho.
Aprenda A Usar

Aprenda A Usar

  • Evite usar óleo de bronzear ou outro produto para dourar os pelos e bronzeamento sobre a canga. Alguns deles são gordurosos e podem acabar manchando a sua saída de praia, sem ter como remover a mancha depois.
  • Para não levar muita areia para casa, depois da praia, bata bem a canga no calçadão, ela sempre esconde a areia que é levada para cima dela pelo vento.
  • O tecido da canga é muito sensível, e se rasga facilmente, por isso, tenha atenção de onde colocá-la e na hora de guardá-la.
  • As cangas coloridas, dependendo da pintura, podem perder a cor se expostas ao sol. Prefira secá-las na sombra, o tecido é levinho e com o vento mesmo, elas ficam sequinhas.

Dicas de Como Usar A Canga

O legal da canga em relação a outros tipos de saída de praia é que com ela dá para soltar a imaginação. O short é sempre o short e o vestido é sempre o vestido, mas a canga pode ser saia, vestido e até top improvisado. Veja algumas ideias de como vestir a sua canga na hora de ir para praia ou piscina!

  • O jeito tradicional de usar a canga é amarrando na cintura, mas para ficar legal, o melhor jeito é fazer o nó na lateral de uma das pernas ou então, você pode comprar um pregador próprio para fechá-la. Normalmente, o objeto tem a passagem para as pontas da canga, você passa as duas e eles se encontram fora para serem amarradas uma na outra. Se você quiser fazer uma saia mais curtinha, dobre a canga ao meio e depois amarre.
  • Para fazer da canga um vestido, basta se enrolar nela e levar cada uma das pontas atrás do pescoço, mas sempre na direção contrário, isto é, a ponta direita vai para atrás do pescoço mas na direção esquerda e vice-versa. Depois é só dar um nó, quando elas se encontrarem. Para quem não gosta muito de amarrar as coisas no pescoço, basta levar a canga sobre os seios e fazer o nó, bem forte, para ficar um vestido tomara-que-caia.
  • Para fazer um top com a sua canga, basta fazer o mesmo tomara-que-caia, mas antes de amarrar é necessário dobrá-la ao meio, para ficar curtinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>