Artesanato Com Caixote

A decoração feita com peças artesanais está cada vez mais em alta e uma dica é utilizar caixotes para criar um visual diferenciado para a sua casa. Você pode reaproveitar caixotes de feira, por exemplo, para criar estantes ou mesmo mesinhas de centro para a sala.

Basta usar a sua criatividade e contar um pouco de paciência para criar lindas peças. Confira abaixo dicas de como usar caixotes para fazer artesanato criando móveis sensacionais para a sua casa. Vale a pena dar uma olhada e começar a se inspirar para fazer uma decoração personalizada.

Tutorial de Como Fazer Estante de Caixote

Materiais Necessários

  • Caixotes de feir
  • Lixa 60 para madeira
  • Tinta PVA branca (látex)
  • Trincha larga para pintar
  • Esmalte à base de água, acetinado ou brilhante
  • Trincha pequena
  • Rodízios (rodinhas para mover a estante)
  • Fita dupla face

Como Fazer

Passo 1 – Lixar – O primeiro passo desse tutorial é lixar os caixotes para retirar as suas farpas e também a sua sujeira. Os caixotes da mesma forma que os pallets são feitos de madeiras rústicas. Saiba que é exatamente isso que os torna matérias-primas tão interessantes.

Porém, é necessário lixá-los para retirar as farpas e também para deixar a madeira com um visual mais liso. Quanto mais perfeitos forem os caixotes menos você terá que lixar.

Passo 2 – Preparando o Fundo Para a Pintura – Antes de pintar o caixote é importante dar uma demão de tinta PVA branca (látex). É fundamental preparar o fundo para a pintar da cor desejada, pois é uma forma de deixar a madeira pronta para receber a pintura.

Se você tem dúvidas sobre como pintar madeira confira esse vídeo:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=2ckhRqe8T6U[/youtube]

Pelo fato de a madeira desses caixotes ser bem rústica ela absorve bastante tinta. Sendo assim apenas uma demão é o suficiente. Não importa se a pintura não ficar uniforme. Para tornar a pintura mais fácil use uma trincha larga.

No caso de achar que a tinta está muito grossa você pode diluí-la com um pouco de água. Pintar os caixotes com tinta grossa não é uma boa ideia.

  • Dica – Quem não tem tinta branca, mas tiver tinta PVA de um tom claro pode usar também.

Passo 3 – Pintura dos Caixotes – Nesse passo iremos pintar os caixotes da cor que você preferir. A dica é usar esmalte à base de água, brilhante ou acetinado. Trata-se de uma tinta muito boa para pintar esse tipo de madeira por ser à base de água e não de solvente. Além disso, essa tinta seca bem rápido.

Vale destacar ainda que o acabamento acetinado ou brilhante facilita o processo não sendo necessário aplicar verniz, pois a tinta já conta com proteção. Para pintar o caixote você pode usar uma trincha pequena. 

  • Dica – Para evitar que a tinta fique grudenta depois de secar é importante mexe-la bem antes de usar. Isso ajuda porque o secante fica embaixo então quando você mexe ele vem para cima.

Na hora de pintar “estique” a tinta com a trincha, mas não exagere para que a pintura não fique marcada. Fique atento aos excessos de tinta, principalmente nos cantos e junções das madeiras. Se perceber que tem excesso limpe de forma imediata passando o pincel para espalhar bem a tinta.

Em geral duas demãos de cada cor já o suficiente. Espere cerca de 1h entre uma demão e outra. Se depois de passar a segunda demão de tinta você perceber que tem falhas na pintura pode aplicar mais uma demão de tinta, assim o trabalho fica mais perfeito.

Passo 4 – Colocação dos Rodízios – A madeira desses caixotes de feira é muito fina e por isso os parafusos acabariam atravessando-a e assim rachariam a madeira. Por isso os rodízios serão colados usando fita dupla face. A dica é usar uma fita dupla face bem forte para não arriscar que solte.

Depois de colar os rodízios nos caixotes basta que você empilhe um caixote sobre o outro. 

  • Dica – Observe que os caixotes de feira não são muito grande e dessa forma é impossível colocar objetos muito pesados na estante.

Quem não quiser colar os seus caixotes pode montar a sua estante apenas colocando um caixote sobre o outro. Observe que quanto maior e mais forte for o caixote mais fácil será de montar alguma coisa interessante com ele.

Passo 5 – Estante Pronta – Depois de seguir os passos anteriores você terá como resultado uma bela estante com caixotes coloridos e interessantes. Decore a sua estante com os objetos de sua preferência. 

Outras Ideias Para Artesanato Com Caixotes

Criado Mudo

Quem está precisando de um criado mudo no quarto pode utilizar caixotes. Basta que você pinte-os (seguindo as dicas acima) de uma cor que fique interessante com o restante da decoração do quarto. Em seguida você só precisa colocar as suas coisas no móvel de caixotes e ter um belo resultado.

Estante Para o Banheiro

Se você quer uma estante diferente para guardar as suas toalhas no banheiro pode apostar em caixotes. Porém, é importante ter um cuidado redobrado com a questão da umidade excessiva que existe nesse cômodo. A dica é passar um verniz impermeabilizante nos seus caixotes para evitar problemas.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=8S33X1MGHzg[/youtube]

Na Cozinha

Os caixotes podem ficar bem legais na cozinha também, basta pintá-los e montá-los como estante para guardar os seus objetos.

Caminha de Pet

Se você tem um cão ou um gato em casa pode usar os caixotes para fazer uma linda caminha para ele. É importante lixar bem o caixote para que não fiquem farpas que possam machucá-lo. Além disso, para que fique mais confortável é interessante que você coloque um colchão para que ele possa se acomodar melhor.

Mesa de Centro

Os caixotes podem até mesmo se tornar lindas mesas de centro, para tornar ainda mais interessante você pode pintar alguns caixotes para fazer de banquetas. Assim os seus convidados poderão sentar em volta da mesa com muito mais tranquilidade e conforto. 

Seja Criativo

O artesanato é uma forma bem interessante de você exercitar a sua criatividade e chegar a resultados sensacionais. Comece a imaginar quantas coisas legais você pode fazer com os seus caixotes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Sou apaixonada por artesanato,costumizaçao,e tudo que e feito com as maos.
    Lindo de viver esses trabalhos,bjs.

    Antonia 27 de novembro de 2013 0:20 Responder
  • Como posso fazer os caixote ficarem igual nalateral o daquela estante colorido?
    o caixote dos lados é liso, e emcima e embaixo tbém!? pode me ensinar?
    Pode me enviar para meu email? obrigado.

    Att:

    rosa

    rosa 18 de Abril de 2014 13:32 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *