Móveis em Pallets: Dicas da Técnica Ecologicamente Correta

A reciclagem é uma atitude que está a cada dia mais em nossa rotina, invadindo nossas casas através de redes de encanamento e de energia elétrica mais econômica e também por meio de mobílias ecologicamente corretas. Moveis ecologicamente corretos não possuem a única vantagem de serem amigos do meio ambiente, são também mais econômicos financeiramente e possuem um estilo marcante, agregando personalidade para qualquer ambiente.

Confira logo abaixo dicas de como ter móveis ecologicamente através da técnica de construção de mobílias com pallets:

Dicas Básicas para Começar a Utilizar as Pallets

As pallets são utilizadas para locomover produtos e materiais como por exemplo frutas, condimentos e roupas até o ponto de venda dos seus respectivos mercadores. Devido a esse fator a melhor forma de se conseguir os pallets é conversando com comerciantes de frutarias, buffets, restaurantes e lojistas que possuem um negócio na região em que você mora. Outra dica é passar por esses comércios no horário em que tiver terminado o expediente, pois normalmente se coloca o que é lixo para fora nesse período do dia. Uma ótima vantagem das pallets é que podemos encontrá-las em diversos tamanhos, fato que facilita o trabalho artesanal.

Móveis de Pallets

Móveis de Pallets

Como é o Trabalho Artesanal Utilizando as Pallets?

Apesar das pallets não serem constituídas de madeira de qualidade do tipo nobre, elas são muito resistentes e depois de pequenos ajustes ficam excelentes nos diferentes ambientes de uma casa. Mas para que estejam em condições de uso, você deve tomar alguns pequenos cuidados. O primeiro deles é lixar as peças de pallets, porque isso vai remover as lascas e melhorar a aparência de cada pallet. Em seguida, o recomendado é passar ao menos uma demão de verniz, o qual pode ser incolor ou colorido, caso você queira esconder a textura natural da madeira. Esse camada de verniz serve para impermeabilizar e dar brilho à madeira. Se for de sua preferência querer que a madeira fique o mais à mostra possível, a dica é passar uma única e fina camada de verniz incolor fosco.

Os Sofás Feitos com Pallets

Quando desejamos decorar uma sala, uma das mobílias que toma a maior parte dos gastos é o sofá. Como alternativa ecologicamente correta para reduzir esse custo está a técnica de marcenaria com pallets. Procure por pallets de madeira grossa e sem rachaduras para fazer sofás a partir dessa técnica. As pallets vão servir como base e como apoio para as costas do sofá. Na hora de construir o móvel, pense em função do tamanho que você deseja que cada módulo do sofá deverá ter, ou seja, qual o tamanho que cada assento desse sofá terá ao final do projeto. O mais recomendado é fazer estofos também modulares, pois assim você pode montar e remontar o sofá ao seu gosto.

As Mesinhas de Centro Feitas com Pallets

Esse é o tipo de mobília na qual mais se aplica a técnica da marcenaria com pallets. São moveis de igual simplicidade aos sofás e que podem ser colocados também em salas ou em cozinhas, varandas e espaços de recepção de convidados. Para montar uma mesa baixa com pallets, procure por madeiras que tenham já o comprimento certo da mesinha que você imagina, em seguida lixe e impermeabilize conforme as orientações do começo do post, para então prosseguir com a montagem da mobília. Uma dica que facilita a limpeza e permite a locomoção dessa mobília é instalar rodinhas por debaixo da mesa. E para refinar o acabamento do trabalho final, vale colocar uma tampa de vidro por cima da mesa, o que além de valorizar o trabalho vai facilitar a limpeza da mesinha em caso de alguém derrubar bebidas ou comida na mobília.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=rprZnY_9yi0[/youtube]

Biblioteca Charmosa Estruturada com Pallets

As prateleiras e estantes para livros fundamentais para a organização dos livros e apostilas que temos em casa ou que pretendemos ter. Porém, assim como os sofás, esse é um tipo de mobília que exige um alto investimento. Uma boa alternativa para reduzir os custos da decoração da casa é montar uma estante com pallets. Como sugestão, imagine que a sua estante é um conjunto de caixas vazadas colocadas umas sobre as outras. Você pode variara no tamanho das caixas ou fazê-las todas com as mesmas dimensões. Outra dica é pintar previamente as caixas com diferente cores, para então pregar umas às outras e formar a estante, deixando um visual colorido e divertido ao final do trabalho.

Para Guardar Livros

Para Guardar Livros

Prateleiras para Guardar Utensílios Domésticos e Plantas feitos com Pallets

Uma outras formas de decoração, dessa vez na cozinha, é montar prateleiras com pallets. Você pode utilizar a mesma lógica das estante para livros ou pode apenas montar apoios para colocar os utensílios domésticos ou fazer uma mini horta dentro da própria cozinha.

Essa foram apenas algumas sugestões de como você pode utilizar os pallets e montar móveis com custos bem abaixo do que se encontra no mercado moveleiro.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=vZ4N6j5TAX0[/youtube]

Imagens de Passo-a-Passo

Pela tendência da sustentabilidade que se espalhou por todo o mundo, os móveis feitos com pallets viraram uma febre. E isso não se deve somente ao fato de ser uma mobília sustentável, pois os móveis feitos com essa técnica ficam muito charmosos e o custo fnanceiro para ter um móvel como por exemplo um sofá ou uma mesa ou  até uma estante de pallets é muito inferior ao investimento que se faz quando se compra uma mobília já feita em uma loja. A questão da sustentabilidade se deve ao fato de que muitos pallets, após serem usados, seriam descartados e queimados. Quando se reaproveita esses pallets, consegue se impedir que a madeira seja queimada e se previne que uma outra árvore fosse derrubada para a construção do móvel que você deseja.

Sofá Com Pallets

Sofá Com Pallets

Posts Relacionados

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostaria de saber como receber noticias no Face.
    Estou iniciando um projeto de reaproveitamento de pallets e
    toda e qualquer informação será de grande valia.
    Desde já agradeço. Abraços a tds!!

    Robson Thurler 2 de novembro de 2013 18:48 Responder
  • Crie lindos ambientes reutilizando pallets.
    Inspirem-se tambem nesta página :
    https://www.facebook.com/MeuMovelSustentavel

    izabela 2 de Janeiro de 2014 11:25 Responder
  • Criamos uma linha de móveis sustentáveis feitos com pallets.
    Conheçam nossa página e inspirem -se a criar lindos ambiente para sua casa
    https://www.facebook.com/MeuMovelSustentavel

    Lucilene 1 de Abril de 2014 13:54 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *