Como Fazer Vestido de Festa Junina

Se todo mundo pensa que as melhores festas acontecem apenas no final do ano, estão muito enganados. Existem eventos no meio do ano que podem conquistar os corações de brasileiros e especialmente os estrangeiros. A festa junina ou julina é tradicional do Brasil e com os seus trajes típicos, encantam a quem nunca ouviu falar dessa festa.

A comida típica, as vestimentas, as bebidas, as fogueiras e as canções populares tomam conta dos que idolatram os eventos caipiras. Para ir com estilo para pular fogueira e comer muito pé-de-moleque, é preciso estar vestido de acordo com os costumes. Além disso, gastar muito dinheiro para isso não está com nada! Veja nesta artigo como confeccionar o seu próprio vestido de festa junina.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=rEVyyFXHBHs[/youtube]

A Festa Junina

Uns preferem pular fogueira no mês de junho, mês no qual a festa é conhecida por junina. Quando realizada em julho, o evento passa a ser julino. O nome é o que menos importa, já que a tão clássica festa acontece no Brasil a muitos anos. Mesmo sendo uma festa tipicamente brasileira, ocorre em diversos países da Europa, como Portugal e Itália. As festas juninas são católicas e foram criadas para comemorar a existência de diversos santos. Por isso, um dos nomes comuns do evento caipira é Festa De São João. Na Itália, por exemplo, as festas juninas marcam o famoso solstício de verão.

Festa Junina

Festa Junina

A Quadrilha E Os Vestidos de Festa

No Brasil, a festa junina começou a surgir em caráter folclórico. Dessa forma, acabou tomando conta de comunidade caboclas. Foi nessas comunidades que a vestimenta típica começou a aparecer nos integrantes que compunham a quadrilha, dança característica e de origem francesa que tomou conta das festas juninas por todo o mundo. Foi a vestimenta clássica a grande responsável pelo real reconhecimento do evento caipira pelo mundo todo. As meninas se vestiam com vestidos abaixo do joelho e que com o tempo foram encurtando, sem deixar de levar o famoso chapéu de palha.

Como as comunidade caboclas eram de origem pobre, muitos vestidos eram feitos com tecido xadrez e com muito retalhos de outras roupas. O velho chapéu de palha também fazia parte da indumentária dos homens, que se vestiam calças compridas e camisas em tecido xadrez.

Confeccionando O Vestido Caipira

Como a festa junina se tornou muito popular ao redor do mundo, muitas empresas passaram a fabricar vestidos para os eventos, com caráter típico. Dessa maneira, muitas produções são feitas em série, fazendo com que cada modelo criado seja muito parecido com o outro.É ai que entra a maior vantagem de se confeccionar o próprio vestido para as festas. Alem de doer bem menos no bolso, a sua confecção será original, inédita, com a sua cara e personalidade. Tendo um pouco de habilidade com trabalhos manuais e um conhecimento básico de noções de costura, é possível fazer a sua própria crianção.

Gostou da ideia? Confira então o passo a passo logo abaixo e veja quais os materiais necessários para esta fabricação. Não esqueça de fazer tudo com muita antecedência para fazer os ajustes necessários posteriormente.

Passo a Passo

– Material Necessário

  • Uma blusa de malha da criança (a blusa precisa servir sem aperto para confeccionar o vestido com folga)
  • 1 ½ de tecido xadrez de material 100% poliéster (bastante usado na produção de cortinas de cozinha, por exemplo). O tecido pode ser chita na estampa favorita se você preferir
  • Linha em uma das cores do tecido
  • Agulha de mão
  • Dez metros de renda de nylon
  • 1,50 metros de fita de cetim número 12 (escolha outra largura desejada se preferir) em uma das cores do tecido
  • Papel de molde
  • Tesoura
  • Fita métrica

Modo de Fazer

1. Para começar, vale lembrar que a blusa será  base do seu vestido e para quem não tem muita experiência com corte e costura, este é o método mais prático.

2. Coloque o tecido em cima do molde para desenhar a manga. Para confeccionar de forma correta, aumente o tamanho da manga em aproximadamente 50%.

3. Agora é hora de franzir o punho de prender na manga da blusa base. Este procedimento de franzir requer um pouco de técnica no que diz respeito ao uso de agulha e da linha de costura.

4. Para começar a modelar o seu vestido, una as costas com a parte da frente utilizando as mangas. Use as laterais para fechar o vestido e os ombros para unir a parte frontal e a traseira. A modelagem é feita com alinhavos pequenos, se tornando uma forma mais simples de começar a construir o modelo do seu vestido. É preciso prestar atenção no tecido de malha da blusa base que se molde facilmente ao corpo. Por isso, na hora de costurar as bases, dê uma leve esticada para que o tamanho não ceda demais ao vestir o modelito.

Modelos

Modelos

5. Corte um retângulo de tecido para começar a costurar a saia. É muito importante começar a franzir as bases no momento da costura. Assim, é só costurar a saia já franzida nas outras partes já fixas do seu vestido. Preste atenção ao tamanho!

6. Hora da customização e dos acabamentos. Costure a renda na barra da saia do vestido, nas magas e em outros locais para tampar os remendos e as linhas de costura. O uso e sianinhas, frufrus e fitas é muito bem vindo para este acabamento.

7. Para tampar os remendos da costura na cintura que fixou a saia no corpo do vestido, use uma fita bem grossa e que combine com a coloração da vestimenta. Para que a mesma não solte durante as danças típicas da festa junina, é aconselhável prender a fita em três lugares diferentes usando linha e agulha: centro das costas e laterais.

8. Para terminar e se for necessário, faça várias camadas embaixo da saia para que ela fique mais rodada. Use rendas e faça uma costura bem firme nas bases da saia. Corte um retângulo e faça o bom e velho franzido no tecido.

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=dmZ-LUsAiVI[/youtube]

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *