Mãos De Gesso Para Colocar Bijuterias

Uma idéia simples e interessante para quem vende bijuterias é montar um mostruário a partir de mãos de gesso. Essa dica vale a pena ser feita, pois o cliente poderá observar as bijuterias já como elas ficariam ao serem vestidas. Confira o passo a passo de como fazer uma mão de gesso:

Você Vai Precisar De:

  • Um quilo de gesso
  • Uma luva de borracha de boa qualidade
  • Um grampeador
  • Uma tesoura
  • Uma placa de madeira de com vinte centímetros de cada lado
  • Uma furadeira e uma serra circular
  • Uma lixa para madeira
  • Um copo que tenha a boca larga, para servir de molde
  • Um lápis ou uma caneta

Passo a Passo:

Utilize um copo que tenha a circunferência aproximada do punho da luva para marcar essa circunferência na placa de madeira. Recorte o círculo de madeira com a ajuda da furadeira, para então terminar de remover o circulo utilizando a serra circular com perfeição. Em seguida, lixe o círculo recortado e, com a ajuda do grampeador, fixe essa madeira ao punho da luva, cuidando para não rasgar o plástico.

Dilua o gesso na água, seguindo as especificações do fabricante contidas na embalagem do produto. Ou então, confira as dicas ao final desse post sobre como fazer massa de gesso e como pintar corretamente um gesso. Após preenchida a luva até a altura desejada, espere o gesso secar completamente por mais ou menos dois dias seguidos. Depois de terminada a total secagem, remova a mão de gesso de dentro da luva, recortando a com a ajuda de uma tesoura. Está feita a mão de gesso!

Como Fazer Corretamente a Massa Do Gesso?

Você Vai Precisar De:

  • Água potável
  • Uma bacia de plástico
  • Um batedor
  • Gesso em pó
  • Uma espátula
  • Uma lixeira
  • E um local para limpar as ferramentas

Dicas Iniciais:

Escolha uma bacia que seja maleável, para poder movê-la e quebrar o gesso que se condensar no fundo. O batedor pode ser uma simples colher de sopa, desde que seja de metal. A limpeza do batedor é feita com batidas leves contra uma parede, a fim de soltar o gesso que se fixar no utensílio.

O gesso utilizado nesse artesanato deve ser o stucco, que é o gesso comum utilizado em construções civis. Escolha material de boa qualidade, ou seja, informe se sobre as diversas marcas de gesso que estão à disposição no mercado. Outra dica é procurar por gesso em grandes departamentos, para conseguir preços mais baratos. Se a embalagem estiver empredada ou úmida, não compre.

A espátula servirá para te ajudar a remover o gesso dos utensílios usados. Coloque todas as sobras na lixeira. Por fim, jamais prepare uma massa de gesso em uma vasilha suja de gesso velho ou qualquer outra coisa.

Então, Como Fazer a Massa De Gesso?

Despeje um pouco água em temperatura ambiente na bacia. Sendo sempre a água e depois o gesso, exatamente nessa ordem. Em seguida, coloque o pó de gesso aos poucos, como se estivesse peneirando, até que toda a quantidade indicada na embalagem esteja diluída na água. aguarde descansando por cerca de dois minutos, e então comece a mexer com boa velocidade utilizando o batedor.

Quando a massa formada estiver homogênea, sem nenhuma pelota ou caroço, é sinal de que o gesso está em ponto de ser moldado. Aguarde em torno de dois minutos para poder aplicá-lo no molde que você desejar. Caso o gesso endureça, jogue fora e comece novamente com outro pó de gesso. É devido a essa característica imediatista do gesso que se deve trabalhar sempre com pequenas porções. Vale lembrar que é natural que a massa de gesso aumente a temperatura enquanto sofre o processo de secagem.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Z6Gb0EpG-q4[/youtube]

Qual o Melhor Modo De Se Pintar Uma Moldura De Gesso?

Para pintar um molde de gesso é preciso utilizar tintas do tipo látex, devido a resistência e a ótima durabilidade desse tipo de material. Outra vantagem é o toque macio e a uniforme secagem, fatores os quais resultam em uma pintura mais plástica e rápida. Como qualquer procedimento de pintura, esteja com o local do artesanato recoberto por folhas de jornal ou revistas velhas para não manchar nada com a tinta.

Passo a Passo De Pintura Em Moldes De Gesso:

O primeiro passo é organizar uma área de boa circulação de ar com o chão forrado por folhas de jornal velho ou de revistas. Em seguida, utilize uma lixa de baixa abrasão para deixar a superfície do molde bem lisa e macia. Com a ajuda de um pincel seco de cerdas macias pincele levemente contra o molde, para que a poeira lixada seja removida. É importante que o pincel seja macio, para que não haja rasuras no gesso recém lixado. Pois se as cerdas não forem macias, você terá de lixar mais e mais o gesso até que possivelmente você deforme o molde.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=BqBix6DIR6A[/youtube]

Despeje numa bacia cerca de 30 ml de água filtrada e então coloque a tinta junto dessa água para fazer a mistura. Vale lembrar que essa é a quantidade necessária de água, ou seja, mais do que isso ou menos não é o ideal. Mais água do que o recomendado deixará a textura da tinta aguada e irá deformar o molde.

Utilizando também um pincel de cerdas macias e bem limpo, passe a tinta por todo o molde. Aguarde secar por completo. Passe a lixa de baixa abrasão novamente, mas de modo mais leve ainda. Remova a poeira e passe outra demão de tinta. Aguarde secar e, se necessário, repita o procedimento. Faça isso até que o molde atinja um toque plástico e sem imperfeições. Para finalizar a pintura, passe uma demão de verniz, podendo ser fosco ou brilhoso. Aguarde secar em local ventilado. E está feito o seu artesanato com gesso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bijuterias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Maravilha, vou postar no meu blog com seu endereço
    Sou blogueira e gosto de mostrar aos meus amigos
    tudo que me encanta PARABÉNS!

    Lia Amonati 25 de Abril de 2015 9:46 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *