Bijuterias Feitas Com Arame: Passo a Passo

As bijuterias tem ganhado um status de elemento fashion nas produções femininas e não é atoa que existem muitas pessoas trabalhando na confecção artesanal dessas peças. Dentre as várias técnicas de produção de bijus artesanais podemos destacar as peças feitas com arame, além de lindas são práticas para fazer.

Bijuterias Feitas Com Arame: Passo a Passo

Bijuterias Feitas Com Arame: Passo a Passo

Quem gosta de artesanato certamente gostará de aprender a confeccionar essas peças e ainda pode garantir uma renda extra. Confira abaixo o passo a passo de como fazer essas lindas bijuterias com arame e surpreenda a todos com peças incríveis.

A Técnica Com Arame

A técnica de confecção de bijuterias com arama é chamada em inglês de Wire Wrapping e pode render lindas peças para o seu acervo. O diferencial desse tipo de peça é que ela ganha um ar nobre podendo chegar a utilizar réplicas de pedras preciosas ou mesmo pedras valiosas.

Tudo depende das suas possibilidades e também de que tipo de bijuteria deseja ter como resultado. Confira abaixo o passo a passo de como fazer essas peças e comece agora mesmo a trabalhar nas suas ideias. Com uma boa ideia na cabeça, um arame e alguns ornamentos você poderá fazer lindas bijus.

Tutorial De Bijuteria Com Arame

Materiais Necessários

  • Alicate de corte
  • Alicate de fechar argolas (pontas chatas (cónico))
  • Alicate de pontas redondas para fazer elos e argolas
  • Pérolas ou outras pedras semipreciosas ou contas de vidro
  • Fio de prata 925 (ou ouro) com espessura 0.8 mm

Passo 1

Comece dispondo o material todo numa única mesa para que seja mais fácil trabalhar.

Passo 2

Nesse passo faremos o engrazado da peça. Para isso passe o fio de prata ou ouro no orifício da pérola (se preferir pode usar contas de vidro, o processo do passo 1 será o mesmo).

Em seguida com o alicate você deverá ir fechando as argolas fazendo um ângulo de 90° em relação ao fio de prata ou ouro.

Passo 3

Depois disso alinha o alicate de pontas redondas com o fio de prata que deverá estar localizado na horizontal e forme um tipo de elo, a forma desse elo deve ser um 9 ou mesmo um ponto de interrogação (?).

Tutorial De Bijuteria Com Arame

Tutorial De Bijuteria Com Arame

Passo 4

Continue o tutorial enrolando a prata ou o ouro até que faça um elo completo e mantenha a ponta do fio de prata sempre alinhado na horizontal.

Passo 5

Com o alicate de fechar as argolas (aquele  pontas chatas, cónico) você deverá segurar o elo de forma total e deixa-lo mais ou menos a meio, na horizontal. Fazendo isso você garantirá que o elo ficará seguro e que será possível enrola-lo na ponta do fio de prata ou ouro com segurança. Se não houver o elo o fio pode acabar soltando.

Passo 6

Após prender bem o elo você deverá pegar na ponta do fio de ouro ou de prata e enrolá-lo 2 vezes em torno de um eixo vertical do fio, isso será feito junto do furo da pérola. Após fazer duas voltas você deverá cortar o fio de ouro ou prata de forma bem rente com a ajuda de um alicate vertical.

É de extrema importância que fique bem rente para que não fique com pontas salientes e assim não arranhe a sua pele ou puxe fios da sua roupa. Depois disso faremos o acabamento, para isso você pode limar a ponta com uma lima de calado, daquelas que são bastante usadas no fabrico de joias.

Depois de fazer esse acabamento e terminar a sua bijuteria nas extremidades será necessário fazer o mesmo no outro lado da peça. É importante lembrar que depois de fazer o elo não é mais possível abri-lo e por isso mesmo se for enganchar vários elos entre si você deverá fazer antes de que estejam totalmente fechados.

Com esse passo a passo você poderá montar lindas bijuterias com arame.

Tutorial De Bijuterias Com Arame Simples

Materiais Necessários

  • Arame
  • Miçangas

Passo 1

Comece criando um desenho com o seu arame, pense na forma que você deseja que a peça tenha.

Passo 2

Depois de moldar o arame na forma que você deseja basta ir acrescentando as miçangas a peça. Na hora de acrescentar vá fazendo de forma que as miçangas fiquem posicionadas de forma correta no final do tutorial. Sempre pense no que deve ser colocado antes no arame.

Dica

É importante pensar no caso de pingentes como pendurá-los as correntes, então coloque um “pegador”.

Galeria De Vídeos

Para quem ainda tem algumas dúvidas a respeito de como fazer lindas peças de bijuteria com arame vai gostar das nossas dicas a seguir. Confira os vídeos e veja na prática como fazer essas peças incríveis.

Vídeo 1

Como fazer bijuteria com arame – Coiling gizmo by hand

Nesse vídeo você aprende a como fazer a montagem das peças com o arame.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=yrk7WaGm9pE[/youtube]

Vídeo 2

Aprenda a fazer uma Mandala de Arame

Nesse vídeo você aprenderá a como fazer as mandalas típicas da cultura hippie, uma peça que tem grande saída porque está na moda.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=FkzJVD5M5eA[/youtube]

Vídeo 3

Artesanato no Arame – Cordão Mutável

Um vídeo em que você aprende a como fazer peças com arame de cordão mutável.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ETJF030c2m4[/youtube]

Vídeo 4

Bijuteria artes entre laçadas

Aprenda a como fazer peças entrelaçadas nesse vídeo

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=HY2lfNfSk7o[/youtube]

Vendendo As Suas Peças

As bijuterias artesanais estão cada vez mais em alta e por isso mesmo tem uma procura bastante grande. Se você fabrica esse tipo de peça pode começar a vende-las que certamente terá bons resultados financeiros.

Os materiais não são caros para começar a sua produção e vendendo apenas algumas peças será possível obter o pagamento do material. O mais importante é desenvolver uma técnica que seja de fácil reprodução e que garanta peças bonitas.

Para fazer o preço das suas peças artesanais é necessário pesquisar os valores cobrados na sua região e assim fazer o seu preço. Pense no material e no valor do seu trabalho para montar a peça. Quanto mais complexa for a peça mais valor agregado terá e assim você pode começar a pensar em criar bijuterias com desenhos mais complexos.

Com o passar do tempo você perceberá que ficará cada vez mais fácil criar as suas peças de bijuterias com arame.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bijuterias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • cho que melhoraria se vcs colocassem como fazer coisas mais faceis de se aprender ! (conselho)

    anna elisa 11 de Abril de 2013 21:38 Responder
  • acho que seria melhor coisas mais faceis de se aprender para facilitar mais

    anna elisa 11 de Abril de 2013 21:38 Responder
  • oi,gostei desta pagina ,já faço peças em arame ,estou procurando onde comprar arames em ouro e prata para valorizar meu trabalho
    algumas clientes não podem usar bijuterias se vc puder me dar a dika de onde comprar arames de quelidade para este trabalho ficaria muito grata! Obrigado Ieda Regina

    Ieda 25 de agosto de 2013 19:12 Responder
  • Gostaria muito de saber onde comprar esses fios usados por vcs,aqui onde moro não tem,agradeço pela dica,abraço.Arame em ouro e prata.

    Luciene 13 de Março de 2014 16:06 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *