Colar de Miçangas

Aprenda a fazer um colar de miçangas super bacana e estiloso. Anote os materiais necessários. Você pode fazer para si mesmo ou para presentear uma amiga especial. Veja!

  • Um fio para passar as miçangas, é preciso que seja apropriado para isso, escolha entre 19, 21 ou 49 filetes de aço inoxidável também pode ser outro material, desde que seja esse o seu uso.

  • Fecho que precisa ter as argolas.

  • As miçangas da sua preferência

  • Terminais para os acabamentos

  • Cola para esse tipo de trabalho artesanal

  • Tenha quatro miçangas bem pequenas extras que servirão para disfarçar e não deixar ver a sobra do fio

  • Ferramentas: alicate de corte, alicate de crimpagem ou de bico fino, agulhas fortes e com espessura certa para trabalhar com as miçangas e fita métrica.

Como Fazer o Colar de Miçangas

Esse tipo de trabalho é aquele que com uma boa dose de tranquilidade ele rende mais e fica perfeito. Não é difícil, mas estar concentrado faz parte do processo para que fique perfeito. Então, escolha um lugar tranquilo e confortável.

Escolhido o lugar para trabalhar, verifique se está com ferramentas e materiais a mão. No caso dos fios, os melhores são os flexíveis, eles facilitam o trabalho. Fácil para trabalhar com a agulha e miçanga.

Se você for uma loja especializada em materiais para artesanato não terá nenhum problema para encontrar esses materiais.

Tudo pronto, escolha qual será o estilo do seu colar. Pense inclusive no comprimento que você gostaria que ele tivesse, se será uma gargantilha, enfim, tenha em mente exatamente o que quer para ficar mais fácil na hora da construção do colar de miçangas.

Lembre-se: o comprimento será determinante para saber exatamente quantas miçangas serão usadas e não esqueça de escolher um fecho que tenha a ver com o material que foi escolhido por você.

1- Dicas Para Escolha Do Comprimento

  • Coleira quando o colar é curto, neste caso, o comprimento incluindo o fecho não passa de 33 centímetros.

  • A gargantilha vai um pouco mais além no comprimento, variando entre 35,5 a 40,5 centímetros.

  • O mais longo é chamado de colar e mede cerca de 114 centímetros.

Se quiser fazer do seu jeito, basta medir no pescoço e olhando no espelho decidir qual o comprimento que mais lhe agrada. Use a fita métrica, simule também se ele tivesse mais de uma volta, enfim, use sua criatividade.

Passo 1: coloque as miçangas sobre uma superfície lisa e plana, organize e forme como você gostará que fique o seu colar. Podendo variar tamanhos, cores, com mais ou menos camadas. Com as miçangas na mesa fica mais fácil imaginar como você vai querer o seu colar.

Passo 2: com uma tábua de miçangas fica mais fácil fazer o colar e ajuda na hora de montá-lo. Se não tiver, use a mesa mesmo como suporte.

Com a tábua fica fácil calcular o que foi feito o quanto está faltando para chegar no comprimento desejado. Quem pretende fazer colar de miçanga para venda e fará vários é melhor ter a tábua de miçangas. Encontrada em loja de artesanato.

Passo 3: vá colocando as miçangas seguindo o planejamento de como o colar deverá ser montado. O ideal é que o fio seja cortado com um pouco mais do que será o colocar para ter a margem de trabalho, principalmente, quando não se tem a tábua como suporte.

Quando colocar a miçanga no fio é importante colocar o terminal e lembre-se que o projeto não ainda está indo definitivamente para o mesmo.

Depois desse primeiro é hora de colocar a ponta do fecho escolhido, ficará uma de cada lado. Você pode querer colocá-la primeiro, antes mesmo de nenhuma miçanga fazendo acabamento, fica ao seu critério.

Lembrando que o que foi colocado deve passar por dentro da parte do fecho, para que no final as partes do mesmo se encontrem sem problemas. É ideal fazer essa passagem usando o alicate de ponta redonda ou de crimpagem.

Passo 4: para que não dê errado e você tenha que voltar lá no início, o que significa desmanchar tudo e começar do zero, acompanhe o seu projeto e vá colocando as miçangas seguindo o que foi planejado. Depois que estiver tudo no fio, que você conseguiu fazer o que tinha colocado sobre a mesa é hora de passar para o fio definitivo. Antes de fazer isso confira se deixou entre 7 e 10 centímetros de material dentro da extremidade do fio sobrando.

Passo 5: em seguida é hora de usar a segunda parte do fecho, aquela que combinando com a primeira que foi colocada, você consegue fechar o seu colar de miçangas. Tente fazer de modo que o fio que sobrou, depois de colocada a parte do fecho fique dentro dos furos das miçangas. Para dar um acabamento mais bonito.

Muito cuidado ao puxar o fio, se o fizer com muita força, pode acabar estragando todo o trabalho. Não esqueça também de deixar um espaço no fim do colar, bem pequeno, entre 2mm a 4mm. É necessário uma pequena folga para as miçangas terem “movimento”. Caso contrário, elas ficam muito justas, esfregando uma na outra e forçando o fio, o que pode estragar o colar.

Outro problema de deixar o fio muito apertado é que o colar pode perder a forma, normalmente, fica angular e perde a forma arredondada que deveria ter.

Passo 6: colocado o segundo pedaço do fecho do colar de miçangas, ele deverá ser crimpado, com o alicate de corte, o fio que sobrou deverá ser cortado. Porém, muita atenção, nunca faça os corte muito perto dos terminais do fecho. Coloque sempre uma parte enfiada dentro do furo da miçanga, o ideal é que essa parte tenha a medida de 2,,5 centímetros. É um modo de evitar que o colar arrebente com facilidade

Está pronto o seu colar de miçangas. Se preferir, intercale as miçangas com outros materiais próprios para fazer cordão ou use uma decoração central mais chamativa. É só soltar a imaginação e criar um colar com a sua cara.

O verão chegou, trazendo consigo suas diversas cores ousadas e vibrantes. Essas cores podem ser vistas em diferentes acessórios utilizados, tanto por homens quanto por mulheres, em peças de roupa ou bijuteriais.

Os colares para o verão podem ser encontrados em diferentes cores e materiais, entre os quais os colares feitos de miçangas. Confira alguns modelos.


Categoria(s) do artigo:
Bijuterias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • que os colar de miçangas saô muito lindo.

    gabriele 28 de abril de 2011 21:53 Responder
    • são muito lindas adorei vou fazer a minha ou comprarlaaaaaaaaasssssss.

      luciana 26 de julho de 2011 10:04 Responder
  • gostaria de receber em meu e-mail as novidades e as tend~encia de bijuterias se for possivel. um forte abraço e que Deus abençõe.

    rogério dantas 29 de outubro de 2011 3:40 Responder
  • gostaria de receber em meu e-mail como fazer esses colares lindos que eu vi aqui nesse site se puder me manda agradeço.todos vcs bjs

    jordana 29 de janeiro de 2012 12:57 Responder
    • e os materias que gastam para fazer esses lindo colares obrigado

      jordana 29 de janeiro de 2012 12:58 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *