Como Fazer Maxi Colares: Peças Que São Tendência

A moda está se renovando a cada dia que passa. Aos poucos ela vai resgatando tendencias passadas e que estão sendo renovadas pelos estilistas. Foi o que aconteceu com a onda dos maxi colares. E é uma verdadeira febre mesmo. Em todos os pescoços femininos, vemos aqueles cordões que lembram uma gola de camisa ou que valorizam bem qualquer blusa simples. Quem ainda não tem um colar dessas, com certeza está por fora da moda.

O problema é: Porque que essas jóias estão tão caras no mercado? Tudo que é tendencia, aumenta o seu preço. Mesmo assim, os maxi colares podem ser trabalhosos de se fazer, valorizando assim a mão-de-obra e também o produto.

Maxi Colar

Não quer gastar dinheiro indo em uma loja? Nós temos a solução. Faça o seu próprio colarzão! O trabalho vai ser gratificante tanto para você quanto para o seu bolso. Antes de ensinar como fazer o seu próprio produto, vamos dar ideias de como combina-lo e da onde mais ou menos eles surgiram.

Como essa Moda Surgiu? 

Há alguns anos atrás, as jóias eram os acessórios que mais deixavam as mulheres vistosas. Mesmo com tantos babados em seus vestidos e um monte de roupa para colocar pro baixo, o luxo mesmo era usar os maiores colares, anéis gigantes e pulseiras bem chamativas. As moças da nobreza eram reconhecidas nas ruas de longe, até mesmo pelo escravos que nem entendiam muito do assunto.

Quando a família real chegou aqui no Brasil por volta de 1808, a moda se alastrou rapidamente pelo nosso território. Foi ai que o nosso país passou a ser habitado por lindas mulheres e seus maxi colares. Se bobear, a renda familiar delas era reconhecida somente pelo tamanho de suas jóias, até porque a extravagancia da época era considerada algo bastante corriqueiro.

Combinando Direitinho

Na época da realeza, os maxi colares tinham uma única função: realçar a beleza da mulher e tudo o que estivesse em volta dele. Agora, os colares estão na moda, mais para combinar com coisas neutras, sem enaltecer demais ou deixar o seu look morrer. Dessa forma, algumas perguntas que pairam sob a cabeça das mulheres podem ser respondidas facilmente. Vamos ver quais são elas?

  1. Com que eu Devo Combinar o meu Maxi Colar? 

Isso é o mais fácil. A tendencia não é atrair e sim, incrementar  Existem os maxi colares que são mais discretos, sem muitos atrativos, mas o pelo tamanho eles já chamam a atenção. Por isso, procure combina-los com roupas neutras, sem muitas estampas, para não ficar algo muito extravagante. Afinal, não queremos voltar no tempo dos reis e rainhas. Apenas gostaríamos de extrair alguma inspiração.

Imagem de Amostra do You Tube

2. Maxi Colar de Gola ou Tipo Cordão Mesmo? 

Vocês pode usar os dois sem problemas, desde que evite exageros. Os maxi colares de gola também estão super na moda e são mais indicados para ocasiões mais informais, no dia a dia. Os que possuem pedrinhas e funcionam somente como uma joia normal, já são indicados para lugares mais formais como uma festa ou aquela baladinha de sábado a noite.

3. É Melhor Optar pelo Simples? 

Sempre é melhor optar pelo simples. O maxi colar já tem o objetivo de expandir o que está se escondendo. Mas é claro que tudo que é exagerado demais não é legal, principalmente no mundo da moda.

Como fazer ?

Mesmo que você não tenha mãos de fada para o negócio, produzir um maxi colar não é nenhum mistério. Abaixo, vamos mostrar alguns vídeos que vão te ajudar nessa empreitada. Vamos lá?

Modelos Variados

Material a ser Usado 

  • Feltro
  • Chatons diversos
  • Fita de Cetim
  • Uma tesoura
  • Cola de artesanato ou para pedraria

Passo a Passo 

  •  Primeiro, é preciso ter uma ideia do que você vai fazer com o seu colar. Monte junto com os chatons em cima do feltro, sem colar, uma estrutura para começar a moldar a sua joia. Ter uma ideia do que fazer sempre ajuda em qualquer trabalho.
  • Depois, cole cada chaton no feltro com a cola artesanal e deixe secar bem. O tempo de espera depende da cola que você irá utilizar. Algumas pedem até 72 horas sem manusear o produto para que os chatons fiquem bem colados e não caiam.
  • Depois de tudo colado e bem seco, vá recortando o feltro para dar forma ao seu maxi colar. Pode ser o formato que você desejar, é só deixar a imaginação fluir!
  • Posteriormente, vire o feltro e cole a fita de cetim na parte de trás. Ela vai servir para você amarrar bem o seu colar ao pescoço.
  • Faça um acabamento melhor forrando o verso do colar com mais um pedaço de feltro.
  • A duração do processo não leva mais do que trinta minuto, ainda que a sua cole demore muito para secar. Você vai ter um lindo colar com um preço muito mais em conta!

Imagem de Amostra do You Tube

Outras Dicas 

Caso você esteja com algumas dúvidas ainda, vamos esclarece-las aqui:

  • O que são chatons?

Chatons são as pedrinhas que você vai comprar para compor o seu colar. Você encontrará em diversas lojas de bijuteria. Lá você vai escolher as cores e os modelos que desejar, podendo ser grande sou pequenos.

  • O feltro pode ficar mau cortado?

É bom utilizar uma tesoura de ponta fina e bem afiada para cortar o feltro. Ele pode ficar com alguns fiapinhos soltos. Procure fazer o recorte bem devagar para não estragar o feltro.

  • A cola pode estragar os chatons?

Sim. Na verdade, elas lambuzam demais um trabalho. é só você ter um pouco mais de cuidado na hora de fazer a colagem que isso não vai acontecer. Depois que os chatons secarem e estiverem bastante fixos no feltro, um algodão bem úmido ou cotonete podem resolver o problema facilmente.

Vídeos para Ajudar 

Abaixo, seguem os vídeos que podem te ajudar para que o seu trabalho seja bem feito.

Este aqui apareceu na globo e foi o maior sucesso:  http://globotv.globo.com/rede-globo/mgtv-1a-edicao/v/aprenda-a-fazer-maxicolares-acessorio-que-esta-na-moda-neste-inverno/2012518/

Já este é um vídeo bem caseiro e mais simples:

Imagem de Amostra do You Tube

Este aqui é bem parecido com o nosso passo a passo e vai render uma boa ajuda:

Imagem de Amostra do You Tube

3 comentários

  1. COSTARIA DE APRENDER MAX COLAR
    O PASSO A PASSO DE FUXICO

  2. sou encantada por max colar e gostaria de saber muito mais sobre os mesmos, e tambem que ferramemtas usar para faze-los.

  3. Gostei boe love love.
    Amei .
    A minha única duvida .
    Como ?
    Se puder mande para o meu mail fotos e dicas obrigada .

    Como = como possível .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>