Ideias Criativas de Patchcolagem em Camisetas

As saias, vestidos, calças compridas e camisetas confeccionadas com a criativa técnica de patchwork vêm fazendo muito sucesso tanto entre os homens quanto para as mulheres de todas as faixas etárias e de todas as classes sociais. Nesse artigo aprenderemos ideias criativas sobe como fazer lindas camisetas em patchworks, para dar de presente a quem você ama ou então para você mesma.

Patchcolagem em Camisetas

Patchcolagem em Camisetas

Como é Feito o Trabalho de Patchwork?

A técnica de Patchwork é uma das mais procuradas, atualmente, devido à beleza e originalidade que proporciona as peças confeccionadas com ela. O patchwork é um trabalho artesanal, feito elas próprias mãos do artesão, que é confeccionado com vários pedaços de tecidos que são emendados, ou seja, é a emenda dos retalhos dos tecidos que são costurados que forma o resultado final.

Patchcolagem em Camisetas

Patchcolagem em Camisetas

A técnica de patchwork pode ser usada em vários objetos, os transformando em lindas peças de artesanato que você poderá usar ou presentear os amigos, ou então vender para ter uma fonte extra de renda financeira.

Onde Usar a Técnica de Patchwork?

A técnica de patchwork pode ser utilizada para formar desenhos criativos e servirem como capa de almofadas, na confecção de lindas camisetas, na criação de carteiras e bolsas elegantes, seguindo a tendência da moda atual, ou ainda em fronhas de travesseiros. Há vários modelos e técnicas de patchwork para serem feitos em camisetas, transformando-as em lindas peças de roupas que poderão ser usadas tanto de dia como à noite.

Para confeccionar belas camisetas, a pessoa só precisará saber as técnicas básicas do processo, que são bem simples e fáceis, e usar um pouco de sua criatividade e imaginação, utilizando a pesquisa como fonte de inspiração para possíveis trabalhos futuros. Onde Poderei Encontrar Ideias Criativas e como Fazer Belos Trabalhos Manuais Usando a Técnica da Patchwork? Quem navega pela internet pode encontrar vários websites que ensinam o passo a passo de diversos modelos de camisetas confeccionadas com a técnica de patchwork.

Basta a pessoa escolher um deles e aprender a fazer patchwork de maneira fácil e divertida uma onde ela poderá encontrar até aulas em vídeos no You Tube, por exemplo, com vários tipos de moldes e até mesmo uma loja virtual que venda pedaços de tecidos e apliques para a confecção das roupas.

Exemplo de Site que Ensina a Técnica do Patchwork

Quem quiser aprender um pouco mais sobre essa técnica tão criativa que ensina a fazer belos trabalhos manuais pode acessar agora mesmo o link.

Agora vamos aprender o patchwork passo-a-passo para que você possa fazer lindas e criativas camisetas.

Materiais Necessários para Fazer as Camisetas Com a Técnica de Patchwork

  • Uma camiseta de algodão a sua escolha
  • Vários tecidos estampados de algodão a sua escolha
  • Um ferro a seco
  • Um rolo de papel termo colante
  • Um rolo de papel vegetal
  • Um molde com o desenho da camiseta
  • Um Lápis 6B para desenhar
  • Uma linha da cor do tecido que você escolheu para fazer a camiseta
  • Uma agulha para costura
  • Várias miçangas para enfeite
  • Uma tesoura com ponta afiada

Imagem de Amostra do You Tube

Passo a Passo para Fazer a Camiseta

Passo 1: em primeiro lugar, você deve escolher um desenho que lhe agrade, e depois fazer o molde no papel vegetal. Depois deve colocar por cima dele o papel termo colante.

Passo 2: na sequência, o desenho escolhido do papel vegetal deve ser passado para o papel termo colante, e em depois deve set recortado com a tesoura cerca de 2 mm mantendo distância da borda.

Passo 3: depois o tecido usado para o seu patchwork deve ser escolhido e lavado antes que você posa usá-los.

Passo 4: nessa etapa sobre uma superfície de algodão o tecido com a estampa para baixo deve ser colocado e o desenho do papel termo colante deve ficar por cima.

Passo 5: depois disso, o ferro de passar deve ser pressionado sob a camiseta na temperatura mínima por cinco segundos. Ao fazer isso, você deve dividir o desenho em várias partes, até o final.

Passo 6: na sequência, o papel termo colante deve grudar no tecido, já que ele é dupla face. Depois basta recortar o desenho para retirar toda a borda que irá sobrar.

Passo 7: depois cole em toda a camiseta e r a outra face do papel que ficou colado no avesso do tecido deve ser retirada.

Linda e Delicada

Linda e Delicada

Passo 8: Para finalizar é só pressionar o desenho na camiseta com o ferro de passar, para que o desenho fique colado. Quem preferir poderá contornar o desenho com o ponto caseado, que ficará mais bonito ainda.

Agora Vamos Aprender o Passo a Passo como Fazer Aplicação Termocolante

Material Necessário para esse Trabalho:

  • Uma Camiseta a sua escolha para receber a aplicação
  • Vários tecidos estampados de preferência de algodão
  • Um ferro a seco
  • Um papel termocolante
  • Um molde com desenho
  • Um lápis 6B
  • Uma linha para casear
  • Uma agulha de costura
  • Uma tesoura com ponta afiada

Imagem de Amostra do You Tube

Passo a Passo Para Fazer a Camiseta

Passo 1: você deve escolher um desenho e copiá-lo no papel termocolante no lado mais liso da camiseta, aproveitando a transparência do papel termo para copiar a imagem.

Passo 2: depois você tem de fazer um risco exatamente em cima do traço, e na sequência recortar paralelamente, porém deixando uma margem bem pequena.

Passo 3: nessa etapa, você deve escolher o tecido de preferência de algodão, lavando-o previamente. Depois o tecido deve ser colocado com a estampa para baixo sobre uma superfície de algodão.
Passo 4: nesse momento o desenho do papel termo colante deve ser colocado por cima e o ferro deve ser passado a seco, o colocando sobre o desenho e pressionando-o por alguns segundos.

Passo 5: na sequência, mais uma área deve ser coberta e assim por diante até que todo o desenho esteja terminado. É importante não fazer movimentos bruscos de vai e vem no desenho para que a cola não seja perdida.

Passo 6: depois de bem colado, você deve recortar em cima da linha pontilhada do desenho, e descartar a borda. Na sequência, o papel do tecido deve ser descolado e aplicado sobre a camiseta. Depois é só fazer o caseado e estará pronta sua linda camiseta de patchwork.

Cuidados Especiais

  • Preste atenção ao imprimir para que o desenho não saia ao contrário.
  • Lave bem os tecidos antes de usá-los importante para que não fiquem encolhidos.
  • O tecido ideal para o patchwork é o tricoline, cem por cento algodão.
  • Ao passar o papel termo colante no ferro, use um pano por cima da aplicação para evitar estragar o ferro.

Posts Relacionados

Um comentário

  1. Agradeço por usar um trabalho meu na postagem! O gato da foto do início do artigo fui eu que fiz! Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>