Patch Apliquê: Como Fazer

Todos os dias surgem novidades no segmento artesanal a respeito de como modificar e deixar com uma cara nova as suas peças. A técnica do Patch Apliquê, também chamada de “Patchcolagem”, é uma dessas novidades.

Para quem ainda não conhece essa técnica é válido dizer que ela está estampando uma grande quantidade de peças como camisetas, toalhas de banho, panos de prato dentre outras. O grande objetivo do Patch Apliquê é acrescentar figuras e estampas para as peças que antes seriam lisas.

Patch Apliquê: Como Fazer

Patch Apliquê: Como Fazer

O Que é Patch Apliquê?

Como já dissemos, essa técnica consiste num tipo de aplicação de imagens e tecidos sobre outros tecidos. Em geral, esse tipo de trabalho cria figuras com a ajuda de moldes e termocolante para estampar as mais variadas peças. O processo é mais simples do que parece embora demande um pouco de habilidade manual.

Para quem se interessou por essa técnica, separamos um tutorial de como aplica-la em peças do seu dia a dia. Continue lendo e não deixe de surpreender com a grande diferença que o Patch Apliquê pode fazer nas suas peças.

Imagem de Amostra do You Tube

Tutorial de Patch Apliquê em Camisetas

Imagem de Amostra do You Tube

Observação: nesse tutorial ensinaremos a como fazer o trabalho com o uso de termocolante.

Materiais Necessários:

  • Camiseta (se desejar pode fazer a mesma técnica para pano de prato, toalha ou qualquer outro tecido)
  • Tecidos estampados de algodão (aposte sempre em tecidos lisos ou com estampas pequenas, pois faremos alguns detalhes com as estampas e o seu desenho pode sumir se for muito grande)
  • Papel termo colante
  • Ferro a seco
  • Molde com desenho (o desenho pode ser escolhido a seu gosto, mas para as primeiras aplicações dê preferência para um desenho mais simples)
  • Linha para casear (meada)
  • Agulha
  • Tesoura
  • Lápis 6B

Passo a Passo

Passo 1

Escolha o desenho que deseja como molde, pode ser qualquer coisa desde uma flor até um simpático cãozinho. Em seguida você deverá copiar esse desenho no papel termocolante (na parte mais lisa).

É importante que você entenda que precisará desenhar cada forma do desenho em separado no termocolante. Imagine que o nosso desenho é uma flor, o formato das pétalas (mais exterior) será uma forma, o miolo outra e a folha dessa flor, outro.

Recorte os desenhos do papel termocolante.

Dica: Se você tiver dificuldades para desenhar, aproveite que o termocolante é um pouco transparente e desenhe por cima do desenho original. Um truque legal é colocar contra a luz, o papel e o desenho embaixo. Assim conseguirá enxergar ainda melhor as formas.

No caso do seu problema ser a habilidade para recortar as figuras, você pode desenhá-las copiando do desenho original e em seguida acrescentar um tipo de margem. Desenhe um contorno igual de forma mais exterior ao desenho, assim terá mais segurança para cortar.

Passo 2

Nesse passo devemos escolher um tecido de algodão para começar o trabalho. Porém, é muito importante que você lave bem esse tecido antes de começar a técnica. Prossiga colocando o tecido com a estampa voltada para baixo em cima de uma superfície de algodão.

Coloque o desenho feito no papel termocolante em cima.

Passo 3

Você deverá passar o ferro a seco sobre o papel termocolante. Posicione o ferro sobre o desenho e deixe sobre ele durante alguns segundos. Vá cobrindo as áreas do desenho de forma que ele vá colando. Atenção, não faça movimentos de vai e volta sobre o desenho pois assim ele não irá colar.

Passo 4

Depois de perceber que o papel termocolante grudou no tecido, você deverá recortar a forma. Nesse momento aquela linha de margem criada pode ser muito bem vinda, basta que você recorte na linha de margem descartando a borda.

Passo 5

Descole então o papel do tecido e o cole sobre a superfície desejada, pode ser uma camiseta, um pano de prato, uma toalha ou qualquer outro tecido a sua escolha.

Passo 6

Uma dica legal para quem deseja mesclar cores de tecidos no desenho é separar as partes do desenho que serão feitas com cada tecido. Depois disso, basta ir colando as formas e assim vendo surgir o seu desenho com bastante colorido.

Passo 7

Para finalizar, você precisará fazer o caseado para garantir que o seu desenho ficará bem preso na superfície.

Considerações Importantes Sobre o Patch Apliquê

Desenho Espelhado

Perceba que o desenho ficará espelhado na aplicação sobre o tecido. Dessa forma você pode imprimir o seu desenho ao contrário para que ele fique certinho sobre o tecido. Tenha esse cuidado, principalmente se forem letras.

Lave Os Tecidos Antes

Lavar os tecidos antes é muito importante para evitar que aconteçam aqueles encolhimentos desagradáveis.

Qual é o Tecido Ideal?

A técnica do Patch Apliquê é um tipo de patchwork e por isso mesmo tem como um dos melhores tecidos a sua escolha o tricoline, 100% algodão.

Não Estrague o Seu Ferro

Os termocolantes, principalmente os nacionais, costumam melecar um pouco o ferro e isso pode estraga-lo. Para evitar esse tipo de problema, é interessante que você utilize um paninho para evitar o contato direto do ferro com o papel termocolante. Também é importante que você evite fazer movimentos de vai e vem esfregando sobre o ferro.

Cuide Bem Da Sua Agulha

O papel termocolante também pode melecar a sua agulha de casear para que o trabalho não fique muito difícil. É importante que você limpe a sua agulha entre uma caseada e outra.

E Se Não Der Certo?

Algumas coisas podem não sair bem como deveriam logo na primeira aplicação do Patch Apliquê. Separamos as principais ocorrências e respondemos as principais perguntas que podem surgir.

Quando o Termocolante Não Cola

Em alguns casos, o termocolante pode não funcionar como deveria, ou seja, não colará. Isso pode estar diretamente ligado a temperatura do ferro de passar. Quando ele está muito quente, pode fazer a cola evaporar e quando está muito frio não faz efeito. A temperatura ideal muda de acordo com cada marca de termocolante.

Quando o Aplique Fica Desfiando

Isso pode acontecer por uma série de motivos, veja a seguir:

Lembre-se que o caseado deve ter um ponto firme, mas nunca apertado.

O tecido deve ter boa qualidade.

Depois de pronto, o trabalho deve ser lavado de forma delicada de preferência com ciclo manual.

Quando Não Encontra Papel Termocolante

Quando Não Encontra Papel Termocolante

Quando Não Encontra Papel Termocolante

Pode acontecer de na sua cidade não ter papel termocolante disponível. Você pode substituí-lo por uma entretela dupla face que também serve para fazer Patch Apliquê.

2 comentários

  1. olá,gostaria que vc mim mandasse moldes desses seus trabalhos.

  2. adorei a aula , preciso de algo assim para me ajudar a me destrai minha mente. gostaria que você me mandasse moldes do seu trabalho.beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>