Colchas Em Patchwork

Conjunto de técnicas de costura de pequenos pedaços de retalhos de tecido, que emendados, se transformam em lindos trabalhos manuais. Trata-se do patchwork, ou “quilt”. A palavra “patchwork” deriva do inglês, que quer dizer, literalmente, ‘trabalho com retalho”, em português.

Colcha

Colcha

Os retalhos emendados com essa técnica fazem parte do topo do trabalho, que fica na parte superior da peça, que é complementada por um tecido acolchoado, que possui em seu interior manta acrílica, além de contar com um tecido de fundo, sendo que são todos costurados através da técnica do acolchoamento ou do “quilting”.

O resultado são lindas e criativas peças feitas em tecidos coloridos, que dão um toque de beleza e cor em sua casa. Porém, não basta que as peças sejam bonitas, mas sim que tenham alguma utilidade.

Nesse caso, as peças em patchwork conquistam uma legião de adeptos por ser uma técnica que pode ser empregada para a confecção dos mais variados objetos, basta o artesão ter criatividade e disposição para criá-las.

Colcha, bolsa, colete, sacola ecológica, tapete, cortina, porta-celular, porta-moedas, porta-assadeira, carteira de documentos, nécessaire, porta-bijuterias, porta-lingerie, abafador de chá, são alguns dos produtos que você pode fazer utilizando essa técnica, garantindo boas vendas durante todo o ano.

Patchwork

Patchwork

Para quem pretende começar a aprender essa técnica, diversas associações, igrejas, entidades beneficentes e escolas oferecem cursos e oficinas de patchwork em todo o Brasil, sendo boa parte gratuita ou cobram no máximo, o material utilizado.

Normalmente, as primeiras peças que os alunos fazem nesses cursos, são as colchas em patchwork, especialmente as de bebê, ideais para os iniciantes, pois possuem formas mais retas e mais fáceis de serem costuradas.

Para fazer uma colcha de bebê em patchwork, você vai precisar de: um molde (que pode ser obtido em armarinhos); tesoura; máquina de costura; ferro; alfinete; placa para patchwork (encontrada em armarinhos); régua; cortador; tecido para o forro com 1,40 cm x 1,60 cm; tecido feltrinho com 1,40 x 1,60 cm; pérolas pequenas; linhas de pespontos de cores variadas; termocolante; 2,60 m de sianinha na cor branca; três tiras de 15,5 x 1,40 cm de tecido de algodão com estampa verde para o seminole; quatro quadrados de 20 cm de tecido de algodão com estampa verde para as bordas; três tiras de 15,5 x 1,40 cm para o seminole; quatro quadrados de 20 cm de tecido de algodão com estampa rosa para as bordas; três tiras de 15,5 x 1,40 de tecido com estampa infantil para o seminole; seis quadrados de 20 cm de tecido com estampa infantil para as bordas; cinco tiras de 5 x 1,40 cm de tecido de algodão na cor vermelha para o viés; quatro tiras de 45 x 70 cm de tecido de algodão na cor vermelha para as bordas; 50 x 70 cm de tecido Petit Poá Rosa para o centro.

Diversos sites e blogs na internet contam com vídeos passo a passo que explicam claramente como fazer uma colcha em patchwork. Tanto o procedimento para uma colcha de bebê como para de adulto é a mesma, só muda o tamanho da peça.

Patchwork Colcha

Patchwork Colcha

Confira neste link o passo a passo para fazer uma colcha em patchwork. Acompanhe-o para que possa fazer a sua colcha para bebê nessa técnica: http://patchwork.typepad.com/tialili/passo-a-passo/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>