Patchwork No Isopor

Técnica já consagrada em diversas peças de tecido como colchas, tapetes, bolsas, entre outros, o patchwork agora passa a incrementar caixas e embalagens em materiais como madeira e isopor, proporcionando um visual interessante e que chama muito a atenção.

Isopor

Isopor

Também chamado de carton mousse, patchwork sem costura e patchwork no isopor, o patchwork embutido, é mais antigo do que se imagina, praticado há pelo menos 200 anos pelos artesãos franceses, que também o chamavam de ‘tableaux tissus sur carton mousse’ e ‘incrustation de tissus sur carton mousse’ (ou carton plume), mas somente nos últimos anos vem sendo difundido aqui no Brasil.

A diferença do patchwork tradicional com a técnica no isopor é que os retalhos não são unidos com costura, mas sim são colados em uma base rígida, que pode ser o isopor propriamente dito, bem como o carton mousse, o qual era feito no início pelos artesãos franceses, e também sobre uma placa de pluma.

Os trabalhos podem ser aplicados nas mais diversas superfícies, como caixas de madeira ou papelão, uma excelente alternativa de dar uma nova cara às caixinhas de costura, de bijuterias, CD’s, entre outras que sua imaginação mandar.

Patchwork

Patchwork

Para fazer os desenhos nas superfícies, o artesão embute o retalho de pano desejado por meio de pequenos cortes no local, feitos com estilete, contornando todo o risco do desenho. Depois, com a ajuda de um desmanchador de pontos, camufla as bordas do retalho, que fica escondido nas dobras do trabalho.

Vale lembrar que antes de embutir cada retalho de tecido na superfície onde será afixado o desenho, o artesão deve aplicar uma camada de cola branca, com o auxílio de um pincel de cerdas duras.

A técnica do patchwork em isopor é um trabalho que requer muita paciência e determinação, já que deve ser elaborado de forma bem meticulosa, para obter desenhos perfeitos. Dessa forma, somente ingresse nessa técnica se tiver tempo e dedicação.

Mas o resultado final será compensador, pois a técnica exige gastos mínimos com material, pois requer somente pedaços de tecido, e usando a imaginação e a criatividade, é possível criar uma infinidade de peças para você alavancar suas vendas e lucrar mais.

Aproveite que o Dia das Mães está próximo e comece a sua produção de peças com essa técnica. Caixas com forração em patchwork são excelentes opções para presentear as mães, já que servem para enfeitar prateleiras e penteadeiras, além de serem muito úteis para guardar CD’s, bijuterias, materiais de costura, miudezas em geral, entre outros.

Para fazer o patchwork em isopor, antes de tudo é necessário contar com um desenho, que será transferido para a superfície do tecido ao ser contornado com papel carbono claro, aquele utilizado em escritórios.

Patchwork Isopor Cachorro

Patchwork Isopor Cachorro

Depois, o desenho pode ser contornado definitivamente com canetas em ponta fina para tecidos. Também é possível realçar alguns detalhes do desenho com tinta acrílica ou aquarela. Com um estilete de ponta fina, o artesão deve cortar o cartão, vincar e virá-lo de maneira que ele fique preso no cartão.

Em diversos sites e blogs na internet, artesãos e professoras de artesanato divulgam o passo a passo de diversas peças feitas de patchwork em isopor, além de tirarem dúvidas de internautas. No blog Artesanato Aprenda a Fazer, existe um passo a passo bem explicativo de como fazer o patchwork no isopor, acesse:

http://artesanatosaprendaafazer.blogspot.com.br/2011/06/patchwork-no-isopor-com-relevo.html

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Patchwork

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *