Colar de Trapilho

O artesanato é um dom natural e uma de suas características principais e mais comuns é o gosto de fazer com suas próprias mãos peças e acessórios dos mais variados tipos e estilos.

Um artesão normalmente está sempre inventando novas técnicas e formas de fazer as coisas de maneira diferente, sempre experimentando novas maneiras de fazer as mesmas coisas.

Fazer

Dificilmente um artesão vai ao longo de sua vida se dedicar apenas a uma forma de artesanato, sem ter experimentado várias outras formas, a não serem alguns artesãos profissionais que vivem de seu trabalho.

Como Surgiu o Colar de Trapilho

A origem do colar de trapilho não é conhecida, encontramos na internet diversos sites de artesanato com modelos diferentes de colares de trapilho ou colares de malha, cada qual mais lindo que o outro, mas temos certeza que o colar de trapilho surgiu das mãos de uma dessas artesãs ávidas pelo desejo de criar peças novas, de reinventar o que já existe.

Sua Origem

E vale salientar que, depois que a apresentadora da TV Globo, Ana Maria Braga apareceu em seu programa matinal usando um colar de trapilho lindo, em tons de rosa, os colares de trapilho realmente se tornaram um hit da moda.

O que é o Colar de Trapilho

O colar de trapilho, que vem de trapo, ou o colar de malha, são aqueles colares que estão enfeitando o pescoço das mulheres brasileiras desde o inverno do ano passado.

São colares feitos basicamente de diversas tiras de malha recortadas bem finas, que por sua vez enrolam dando um efeito super legal. Esse é o colar de trapilho básico, a parir desse modelo a criatividade das artesãs brasileiras criou inúmeros outros modelos, com diversos tipos de acabamentos.

Modelos de Colar de Trapilho

Como já dissemos a base dos colares de trapilho são diversas tiras de tecido de malha, das cores escolhidas, que podem ser de uma só cor, de diversos tons de uma única cor ou ainda de cores contrastantes.

Essas tiras de tecido cortadas de igual largura enrolam naturalmente dando o efeito de rolinho. Essa é a base do colar, que a partir daí pode ser criado de várias maneiras.

Tipos

Alguns modelos separam as tiras em três partes iguais e trançam as tiras de malha, do local da emenda no meio das costas até cerca de uma terça parte do comprimento desejado para o colar, e deixam o restante livre, depois emendam nas costas, enrolando uma tirinha de malha sobre a emenda para arrematar.

Depois com um tecido de uma cor contrastante ou de um tecido do mesmo tom da malha escolhida, fazem uma flor de fuxico para ser colocada onde termina a trança.

Outros modelos usam as tiras de malhas soltas e aplicam detalhes como fuxicos, flores de tecido e até botões sobre essas tiras. Enfim a sua criatividade é o limite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>