Brinco Com Arame

Que tal economizar um pouco e ainda fazer um acessório que tem a sua cara. É bem simples fazer brincos com arame e a variedade de modelos e tamanhos depois que você aprende a base é incrível. Você poderá fazer um par de brincos para cada fim de semana.

Brinco Com Arame

Brinco Com Arame

Antes de Começar Algumas Dicas, Fica Atento:

  1. Só use arame bem limpo e desinfetado.
  2. O trabalho deve ser feito sempre com tesoura bem afiada e cuidado ao manuseá-la.
  3. Cuidado também ao trabalhar com a cola que será necessários.

Vamos aos materiais necessários:

  • Ganchos de brincos
  • Álcool para fazer a limpeza
  • Pistola quente ou cola quente
  • Palito de dente e fio bem fino
  • Papel alumínio
  • Alicate pequeno para trabalhar com bijuterias
  • Materiais caso queira incrementar o seu brinco com arame

Optar por fazer um acessório é uma maneira de dar identidade a ele e com certeza você fará isso ao produzir os seus próprios brincos. As bijuterias estão super em alta, então, ter coisas novas na caixa é sempre uma boa oportunidade de variar o visual. Sem falar que você já pode fazer o par de brincos pensando em um determinado modelo para usá-lo. E claro, para quem curte, é sempre bom ter uma desculpa para fazer trabalhos manuais. Vamos aprender a fazer o brinco com arame”

O primeiro passo é sempre aquele de comprar ou separar o material. É muito importante para não perder tempo, ter todo o material separado e conferido, para seguir fazendo o seu artesanato sem ter que parar por falta disso ou daquilo.

Lista na mão, conferiu todos os materiais, é hora de começar a trabalhar. Vamos lá!

1- O primeiro passo é desinfetar os ganchos do brinco, o arame. Mesmo que você tenha comprado numa loja bacana e esteja na embalagem, nunca é demais esterilizar usando álcool. É uma precaução antes de usar o par de brincos.

2- O alumínio deverá ser usado para fazer a forma que você gostaria de dar a seu par de brincos. É hora de trabalhar o seu lado designer, escolhendo uma forma atraente para o seu brinco com arame. Se é a primeira vez que você está fazendo e não tem muita intimidade com trabalhos manuais, o melhor é optar pela forma de uma bola. É mais simples para fazer e para tal basta uma pequeno quadrado de alumínio, use a palma da sua mão para calcular e também será a sua ajuda na hora de dar forma.

Lembre-se que o peso também deve ser considerado. Brincos pesados podem machucar as orelhas. Isso depende do quanto você está acostumada ou não a usá-los.

3- Hora de decorar os brincos é a parte de soltar a imaginação. A bola de alumínio ou qualquer outra forma serve somente como base para se trabalhar o brinco com os materiais que você escolheu. Você pode usar os mais diversos materiais para cobrir o que foi feito com o papel alumínio. A cola quente deverá ser usada para colocar esses detalhes e dar o acabamento no brinco. Se preferir, você também pode comprar um acessório pronto de encaixar no arame, sem ter que criar a bola de alumínio. Vai reduzir o tempo, mas também a beleza de se fazer algo único e artesanal.

Se optar pela “forma” artesanal, até mesmo pintar o que foi colocado está valendo para criar o par de brincos.

Importante: ao usar cola quente para decorar e fazer o seu par de brincos é necessário que ela seque completamente e somente depois disso você pode seguir para etapa seguinte.

4- Crie um buraco na parte central do brinco na parte de cima e com a ajuda do palito faça que ele atravesse de um lado para o outro, onde será colocado o arame que será o responsável por você conseguir colocar o par de brincos.

5- Os arames deverão ser cortados em dois pedaços cuja medida pode variar entre 5 a 7 centímetros de comprimento. Evidentemente, os pedaços devem ser cortados rigorosamente com a mesma medida cada um deles. Esse é aquele “fio” que ficará pendurado no gancho do brinco e irá prendê-lo. Depois que passar o fio, corte do tamanho que acha conveniente para você. Não tem uma medida certa.

Só fique atento: brincos compridos é melhor cortar um pedaço de arame a mais. Quando a ideia é deixar o brinco pendurado perto da orelha use o pedaço de arame mais curto.

6- Muito bem, tudo pronto, mas é hora de fazer um pequeno acabamento, que deve ser feito com muita delicadeza, enrole uma das extremidades do arame de cada um dos dois pedaços que foram cortados. Ela deverá ficar curva para trás. Essa é a forma que garante que o brinco está seguro e não vai cair.

7- Agora pegue um pedaço do fio e passe através do brinco, em seguida, o gancho deverá ser anexado. A parte ondulada do fio deverá ser colocada dentro da parte reta passando pelo buraco que foi criado no brinco. Chegando até o fim, dê uma pequena enrolada passando perto do buraco que fica na base do gancho de modo que fique bem fixo. Faça isso de forma que o brinco fique firme.

8- Terminado o passo anterior, ele deverá ser repetido exatamente da mesma forma no outro pedaço de arame. Faça exatamente os mesmos passos, para ligar brinco com fio e gancho e pronto, você terá o par de brincos montado.

9- O seu par de brinco com arame está pronto. Se tiver usado um material muito delicado para fazê-lo, procure uma caixa para guardar de modo que um não fique em cima do outro, tenha espaço suficiente. Você pode aproveitar que está com a mão na massa e fazer a sua caixa artesanal.

Dicas:

Antes de comprar os materiais para enfeitar o seu par de brincos, coloque todos juntos para identificar o peso e saber se não ficará demais a ponto de machucar as suas orelhas. Além de bonito, o brinco deve ser confortável, nada de acessórios machucando.

Trabalhar com a vaidade feminina é sempre um ótimo negócio. Não é para menos que as empresas de cosméticos, salões de beleza e lojas de roupas coseguem bons lucros, mesmo com as crises econômicas.

Mas não são apenas grandes empresas que podem faturar alto com o consumismo feminino. Qualquer interessado em aumentar a renda pode ter bons ganhos produzindo e vendendo bijuterias.

Por se tratar de um produto barato, mas que provoca um grande efeito no visual, a bijuteria é um verdadeiro coringa no armário de qualquer mulher. Um belo colar pode dar um charme extra em um simples vestido preto, deixando a figura feminina muito mais preparada para qualquer ocasião.

A mídia também ajuda a aumentar o fascínio das mulheres pelas bijuterias. A cada nova novela exibida, as atrizes exibem diversos acessórios que se tornam em verdadeiros objetos do desejo. Quem não se lembra do sucesso que fez o anel da personagem Jade (Giovanna Antonelli), na novela O Clone, exibida em 2001 na Globo,que a reexibiu recentemente no “Vale a Pena Ver de Novo” ?

Com essa grande ajuda, quem vende bijuterias não tem o que reclamar.Leila Silva, proprietária de uma loja de bijuterias em Curitiba (PR), explica que se pode tirar um bom lucro por causa do baixo preço das matérias primas, além da facilidade de produção.

Isso acontece porque não é necessário adquirir máquinas, ou ter um local específico para a produção, pois a montagem das bijuterias é feita manualmente. Basta apenas ter muita habilidade, cola, alicate e outras ferramentas para confeccionar as bijuterias. “É possível conseguir um lucro de mais de 100% quando se monta as próprias peças”, acrescenta Leila.

Para quem pretende começar a montar bijuterias para vender, o ideal é iniciar com as peças mais fáceis, que são os brincos com arame. Além disso, como são peças menores, os custos com a produção são ainda menores, e você já poderá vender suas criações, até que consiga ganhar prática e elaborar produtos mais elaborados, como colares e pulseiras.

Leia a seguir um passo a passo bem explicativo do Blog Gi Gi.Net para elaborar um par simples de brincos com arame:

Você vai precisar de três alicates: um de corte, outro de pontas achatadas e outro com pontas redondas, que podem ser encontrados facilmente em lojas de ferragens. Além dos alicates, você vai precisar de dois arames chamados alfinetes de cabeça, que devem ter cinco centímetros de comprimento, bem como dois anzóis para brincos.

Tendo esse material essencial, chega o momento de escolher as contas coloridas que irão integrar a peça. Normalmente para se fazer um par de brincos de arame no tamanho médio para longo, costumam ser usado três pares diferentes de contas coloridas, que podem ser escolhidas conforme a criatividade de cada artesão. Você poderá encontrar diversos modelos de contas e miçangas coloridas em lojas de armarinhos, lojas que vendem materiais para a fabricação de bijuterias ou pela internet.

Para montar os brincos, você deve começar pelos arames cabeça de alfinete, por onde deve acrescentar as contas na cor e ordem de sua preferência. Em seguida, corte o arame no tamanho escolhido, ressaltando que se deve deixar o espaço de pelo menos um centímetro para que se possa fazer a volta do arremate.

Para dobrar o arame, utilize o alicate de pontas redondas e, na sequência, com a mesma ferramenta, rode o arame para o lado oposto a fim de deixar a volta centralizada. Depois, junte o anzol para brincos, usando o alicate com pontas achatadas para fechar a volta.

Confira as fotos desse passo a passo no site do Gi Gi.Net: http://gi-gi.net/2007/06/01/como-fazer-brincos-simples/

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bijuterias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *