Modelos de Árvore de Natal Reciclada: Decoração Sustentável

A grande expectativa do Natal é fazer as decorações junto com sua família. É uma delícia quando chega o momento natalino, essa época de montar a árvore de Natal com as crianças, e todo mundo ajuda a pendurar os enfeites por presente em baixo da arvore e escolher o lugar onde a árvore vai ficar na sala.

Árvore de Natal

Esse projeto, feito pela artesã Lílian Ferri, assessorada pelo Consulado da Mulher, é uma ideia de economizar dinheiro com arvore de natal e ótima para espaços pequenos, sem contar que estimula o lado lúdico das crianças e pode passar de pai pra filho, que podem ajudar na montagem da árvore junto com você. Além disso, é um jeito de acabar com aquelas revistas velhas que você não utiliza mais que iriam para o lixo. Veja a seguir o passo a passo para você montar uma árvore de Natal usando materiais recicláveis:

Você Vai Precisar de:

  • 1 vaso colorido
  • Cola branca
  • Tesoura
  • Enfeites de Natal
  • 1 vaso colorido
  • Alfinetes de cabeça
  • Páginas de revista
  • Laços de fita
  • 1 cone de isopor com 50 cm de altura

Como fazer

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=7S4EduRHfCk[/youtube]

Com bastante cuidado, arranque as páginas das revistas. Depois, enrole-as como se fossem um cone.

  • Peguei o isopor e coloque dentro do vaso. “Corte a ponta dos cones de revista, pregando-os no isopor com a ajuda da cola e dos alfinetes. Faça uma linha na base do isopor até completar toda a volta”.
  • Depois de ter terminado a primeira linha na base do isopor, comece outra linha com cerca de três dedos acima, até completar toda a folhagem da árvore.
  • Depois é só enfeitar a árvore da sua preferência. Nessa arvore, usamos fita vermelha e dourada e laços falsos, bolas natalinas e arrematamos com uma estrela dourada na ponta.

Árvore de Natal com Garrafas Pet

O natal é uma das épocas mais bonita do ano. Várias ideias novas surgem, como mostrado nas fotos das árvores de natal feitas com garrafas PET. Veja o passo a passo da árvore de natal com garrafas PET. Bem fácil criativo e barato, além de ecologicamente correto.

1º Passo: Arruma uma garrafa pet lavada e bem limpa de preferência na cor verde de 2 litros (preferência guaraná antártica). Depois disso, com a tesoura corte o fundo da garrafa seguindo a marquinha que existe na própria garrafa para facilitar. A garrafa ficará sem fundo

2º Passo: “Corte a garrafa em tiras com aproximadamente 1,5cm de largura até o fim do gargalho da garrafa”. Depois arredonde as pontas com o auxílio da tesoura cada tirinha.

3º Passo: Depois de ter cortado a garrafa pet com cuidado utilize uma vela. “O segredo da árvore está no efeito que ela vai produzir passando cada tirinha na vela. atenção: Segure bem a medida que vai passando na vela para ela não enruga muito (senão ela vai encolher, além do necessário). Dê um espaço aproximadamente de 2,00cm a cada passada de vela (fazendo um movimento pra cima e pra baixo com movimentos rápidos, como se fosse um vai e vem) até dá um tom escuro nas tirinhas cortadas da garrafa pet”.

Depois de feito esse período com a vela, o tamanho quer você para sua Árvore de Natal vai depender da quantidade de garrafas utilizadas, quanto maior a árvore que você quer mais garrafas você deve utilizar. Observe: na foto pintei com tinta spray dourada uma garrafa pet cortada ao meio, onde passei um cano de ferro enchendo no interior da pet de argamassa, fixando junto com o fundo do vaso. Em seguida, decore ao redor da base onde fixamos o cano com festão.

Para encaixar as garrafas, cortadas e passada na vela. Você deve encaixar uma a uma no cano.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Qd0Zn1QC1ss[/youtube]

Dica: no final da árvore (ou melhor no ápice da sua árvore corte garrafas menores de 1,00 litro para ir diminuindo o tamanho e dando forma a sua árvore pet. Em seguida, aplique os enfeites e natal que desejar.( cabelo de anjo fitas, laços, pisca-pisca, bolas etc.)

Lembre-se: Que o tamanho vai depender da quantidade de garrafas que você irá utilizar.
Como base na minha árvore (na foto) utilizou 35 garrafas, cerca de 1,20m o tamanho aproximadamente.

Árvore de Natal com CD

O que fazer com tanto dvds ou cds riscados, inutilizados e aranhados? De repente me veio a ideia de criar essa Árvore de Natal um pouco diferente, é não é que ficou a coisa mais linda e não  gastei quase nada. Então, vamos se mexer e começar a trabalhar os materiais necessários são:

Árvore de Natal de CD

1º Passo- o que vai utilizar:

  • Em média usara entre de 10 a 15 cds ou dvds velhos ou inutilizados (dependendo do tamanho que queira montar sua árvore de natal) caso não tenha na sua casa pode também utilizar cds ou dvs virgens.
  • Enfeites natalinos como: guirlandas, laços, bolinhas coloridas, fitas, pisca-pisca etc.
  • Papelão para fazer a base da árvore,
  • Pistola de cola quente e tinta spray metálica para o acabamento. (conforme fotos abaixo:)
  • Com os cds e dvds você vai posicionar até formar um triângulo uma torre. Nesse exemplo, foi utilizado 10 cds mais você pode utilizar o quanto você quer.

  • Em seguida, coloque os enfeites (guirlandas, laços, bolinhas coloridas, fitas, pisca-pisca etc) em cada centro dos CDs da maneira que quiser, aí vai depender da sua criatividade.
  • Para colar os enfeites utilize a cola quente para ficar bem firme para não correr o risco de soltar.
  • Em seguida, após colar os enfeites, vamos fazer a base para colar os cds. Corte o papelão em 05 tiras de 2,50cm de largura e sobreponha uma a uma até formar um triângulo (se preferir recorte o papelão no formato do triângulo).
  • Após posicionar e colar as tiras de papelão aplique a tinta em spray para o acabamento.
  • Depois cole com cola quente os cds um a um de maneira que fique bem juntinhos, para não aparecer a base da nossa árvore”.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reciclagem

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • lindos

    eliane dancker 9 de outubro de 2014 15:58 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *