Porta Documentos De Tecido: Um Item Discreto Que Faz Pouco Volume

Um porta documentos de tecidos é uma forma bonita e meiga de conservar os documentos que necessitamos carregar aonde tivermos que ir. Podemos carregá-los na bolsa para ir ao trabalho, ao mercado, para sair à noite, para ir à praia ou em viagens. E, ainda, presentear a alguém! Esse é um tipo de presente muito útil.

O porta documentos de tecido serve para além de guardar documentos, guardar bijuterias, algumas maquiagens, celular. O que vai permitir quais são os itens que podemos guardar nele é o tamanho. A proposta do porta documentos de tecido é ser uma embalagem pequena, para poder carregar na bolsa e não para armazenar as coisas no armário. Para guardá-las num armário, o ideal são os compartimentos de acrílico.

O tamanho, mesmo tendo a restrição de ser pequeno, pode variar de acordo com a sua necessidade. Muitas vezes, a intenção é sair de casa somente com o RG e o celular. Então, sim o porta documentos pode ser exclusivo para guardar o RG e ter as medidas exatas que caiba nele. Ou, ainda, ser para guardar apenas a carteira de motorista, ou guardar o celular, ou guardar todos os documentos já citados e mais os cartões de crédito.

O melhor tipo de tecido para fazer o porta documentos são os com cem por cento de algodão. São mais fáceis na hora de lavar, pois absorvem melhor a água. Uma forma prática de conseguir tecidos é quando fazemos a organização dos guarda-roupas e separamos as roupas que ficam e as que serão doadas. É normal, em meio as peças que não iremos mais usar, haver peças bem desgastadas, sem condições de serem usadas por outras pessoas. Essas peças desgastadas seriam jogadas fora ou seriam usadas como pano de chão. Entretanto, um bom destino para estes tecidos é o reaproveitamento, das partes em boas condições, para fazer um porta documentos por exemplo.

O reaproveitamento de tecidos vai muito mais além de simplesmente evitar que as estampas mais belas dos nossos antigos e queridos figurinos acabem indo para o lixo. Essa é também uma atitude ecologicamente responsável, pois muitos tecidos possuem em sua composição resíduos químicos, visto que passaram por diversas etapas para adquirirem as devidas cores e textura. Se essa química dos tecidos entrar em contato com o solo dos aterros sanitários, provavelmente,  contaminaria esse solo e os lençóis freáticos ao redor.

Segundo diretrizes do Conselho Estadual de Política Ambiental, o chamado Copam, as indústrias têxteis são obrigadas por lei a fazerem reciclagem de suas sobras de material, inclusive os fiapos. Se houver descumprimento dessa lei, pelas normas a multa pode chegar até meio milhão de reais.

Entretanto, o processo de reciclagem de resíduos têxteis é um processo complexo. Pois, para que os resíduos voltem a ser fios novamente, esse material deve ser separado por comprimento de fibra e por matéria-prima seguindo uma separação eficiente e rígida. Ainda há poucas iniciativas para a reciclagem dos tecidos pós-consumo. Devido a isso a necessidade de uma conscientização de cada um de nós existe. Precisamos criar maneiras a fim de diminuir a quantidade inutilizada desses tecidos.

A gama de possibilidades de transformações é bem ampla e independe das habilidades artesanais que você possa ter. Pois muitas da peças criadas ou reformadas com tecidos podem ser feitas com procedimentos básicos da costura. Então libere a sua criatividade e mãos à obra!

Para Montar Um Porta Documentos Básico, Siga As Instruções a Seguir!

Você Vai Precisar De:

  • Tecido grosso, como o jeans ou outro qualquer que você tenha em casa;
  • Tecido fino para os bolsos, como os tecidos de lençol ou toalhas de mesa;
  • Tecido para forrar, indica se um que seja meio termo, nem tão firme como o jeans e nem tão fino como o lençol;
  • Um botão ou algo similar que sirva de fechadura.

Atenção: se quiser decorar com adornos fique à vontade!

Passo a passo:

  • Corte um pedaço de 4 × 9 cm do tecido grosso;
  • Corte dois pedaços de 4 × 9 cm de tecido para os bolsos;
  • Corte três pedaços de  4 × 9 cm do tecido que servirá de forro.

Primeiro: Faça uma barrinha na borda superior dos pedaços de bolso, como indicado na flecha.

Segundo: Coloque um dos pedaços de bolso que você apenas costurou na parte superior sobre um dos tecidos para o forro, numa distancia 1 1/4  a partir do topo do pedaço de forro.

Terceiro: Coloque o seu outro pedaço de tecido para o bolso com a borda costurada na mesma distância da borda que o outro tecido de bolso. Fixe com alfinetes.

Quarto: Faça a barra superior do pedaço de forro unindo outro pedaço de forro junto. Esta será um dos lados internos da aba de guardar dinheiro ou documentos maiores que um cartão de créditos.

Quinto: Costure uma linha diretamente no meio e nas laterais. Unindo todas as partes.

Sexto: O último pedaço de forro você irá unir pela parte debaixo aos itens já costurados. Faça a barra na parte superior desse pedaço também. Alinhave as laterais.

Sétimo: Costure o tecido mais grosso para que cubra toda a aba de trás do forro.

Oitavo: O porta documentos está quase pronto. Nessa última etapa você irá fazer a fechadura da carteira. Ela pode ser feita com duas tirinha costurada nas extremidades do porta documentos, fazendo um laço para fechar. Outra sugestão é costurar numa das extremidades uma alça e na outra extremidade, costura se um botão para laçar a tirinha. Velcro e botões de pressão também é ficam como sugestão.

Para Ter Uma Noção De Preços e Modelos De Porta Documentos, Inspire Se Nesses Vídeos a Seguir:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=wErzL9Wcr5Y[/youtube]

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=c3QFqTxUq2c&feature=player_embedded[/youtube]

Como Fazer Um Lindo Porta Celulares?

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=xjF8v4UpMu8&feature=player_embedded[/youtube]

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecido

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *