Bonecas de Pano Artesanais

O artesanato é uma produção muito antiga em nosso mundo, esse teve início com a história do próprio homem, pois havia a necessidade de produzir alguns objetos que fossem de utilidade diária. Os primeiros produtos artesanais foram feitos quando o homem aprendeu a mexer com a pedra, a fabricar a cerâmica e tecer fibras de animais. A partir disso o homem foi utilizando a sua criatividade e foi aperfeiçoando diversos objetos. Mesmo com o passar dos anos e com o surgimento de indústrias e fábricas com suas linhas de produção o artesanato não desapareceu e continua de um modo diferente no mercado, com o manuseio, principalmente de objetos para decoração de casa, enfeites e brinquedos rústicos.

Hoje vamos falar um pouco mais acerca de brinquedo artesanal, que geralmente ganham um significado maior ao serem dados de presente, por geralmente se tratar de um brinquedo diferenciado e com um significado maior para quem dá e para quem recebe o presente. Um dos brinquedos artesanais que geralmente tem um maior custo são as bonecas de pano devido sua delicadeza e riqueza de detalhes. Hoje vamos tratar sobre como fazer uma boneca de pano e também falar um pouco acerca do valor que pode ser cobrado em uma boneca de pano de acordo com o seu tamanho.

Onde Pode Ser Usado Boneca De Pano Como Enfeite

As bonecas de panos ao serem confeccionadas podem ser agregadas a outros produtos que vão ter utilidade prática e decorativa, como por exemplo, confeccionar bonecas de pano como peso de portas de quarto. Realizar bonecas de pano para colocar em puxador de portas de guarda-roupas, bonecas de pano para abajur, boneca de pano para porta fraldas ou para lixeirinha, boneca de pano para colocar no berço.

O interessante desses vários destinos para boneca de pano é que dependendo da boneca confeccionado o valor cobrado poderá ser maior. O tamanho desses diferentes tipos de boneca irá variar de acordo de onde deseja ser utilizada, por isso é importante pensar no destino que dará para a sua produção.

Materiais Para A Confecção Da Boneca De Pano

Para a confecção da boneca de pano irá ser necessário um papel cartão para a confecção dos moldes de boneca, agulha, linha, malha cardada ou malha fio D, enchimento de boneca, tesoura, lã no tom marrom escuro ou amarelo para o cabelo da boneca, pincel, tinta, palito.

Produção Do Molde de Boneca

Para realizar o molde da boneca basta pegar uma folha e dobrá-la ao meio. Após realizar a dobra você irá recortar essa folha em formato de um “L” largo com as beiradas arredondadas. Ao abrir esse “L” você irá observar que ficará no aspecto de um boneco com corpinho, braços e pernas. Para a confecção do molde da cabeça você irá precisar recortar o papel em formato de círculo de 12 cm.

Confecção Do Corpo E Cabeça Da Boneca

Com o molde pronto você irá tracejar com a ajuda de uma caneta o molde no tecido de malha carcada branco, tanto a parte do molde do corpo quanto a parte destinada a confecção da cabeça, em formato circular. Serão necessários dois recortes de cada um desses moldes.

Após recortar o tecido deverá ser costurado os dois moldes semelhantes em toda a dimensão de suas extremidades deixando na região superior uma abertura. O mesmo deverá ser feito com os moldes de círculo, que devem ser costurados em suas beiradas deixando um pequeno orifício sem costura. Através da abertura deixada você deverá colocar o enchimento da boneca. Ao colocar o enchimento é importante se atentar para colocar menos enchimento onde seria região de dobra articular de um corpo, como entre os braços e o corpo e entre as pernas e o corpo, para poder colocar a boneca na posição sentada e com os braços mais baixos.

Para poder fazer essa diferença de enchimento é colocado o enchimento primeiro na região de braços e pernas e em seguida feito uma costura para impedir o enchimento de sair dessa região e só depois que se continua a colocar o enchimento que ficará no corpinho da boneca. Após colocar o enchimento no corpo e cabeça será o momento de realizar o cabelo da boneca.

Para fazer o cabelo da boneca você irá pegar a lã e medir na cabeça da boneca o comprimento que deseja e em seguida pegar cerca de 30 a 40 voltas desse comprimento sem precisar ainda recortar essas voltas. Deverá prender com cola quente o cabelo da boneca, primeiro prende a franja (que também foi medida e recortada antes) e em seguida o cabelo da boneca, todos colados na região superior da cabeça da boneca. O cabelo da boneca é preso com fita de cetim dos dois lado, fazendo uma “maria Chiquinha” no cabelo da boneca. A fita de cetim pode ser passada com a ajuda da agulha na lateral da cabeça da boneca para prender o cabelo da boneca.

Na região da franja pode ser passado na testa cola quente para prender a franja no lugar e após passar cola quente passar a tesoura para ajeitar os fios do cabelo da boneca. A altura de todo o cabelo da boneca pode ser agora acertado também.

Produção Do Rosto Da Boneca

Rosto Da Boneca de Pano

Rosto Da Boneca de Pano

O rosto da boneca pode ser feito com tinta. Primeiro pinta as bochechas da boneca com tinta rosa utilizando um pincel de tinta. Para essa parte também pode ser usado maquiagem normal. Para a confecção do rosto se usa palitos de dente ou de bambu marcando a região dos olhos, boca e nariz do rosto da boneca. Ainda com o palito irá se fazer pintinhas na bochecha. Essa parte da confecção também pode ser feita com caneta preta, se você sentir maior facilidade assim.

Confecção Do Laço Para O Cabelo Da Boneca

Cabelo Da Boneca de Pano

Cabelo Da Boneca de Pano

Para a confecção do laço você deverá fazer um recorte de tecido e costurar os dois extremos. Após costurar deve se desvirar o tecido e franzir passando a agulha com linha, assim ficará pronto o lacinho para ser colocado no cabelo da boneca. Em seguida cola um botão no meio do laço e faz o mesmo com o outro laço para ser colado com cola quente dos dois lado do cabelo da boneca.

Sapato Da Boneca

Sapato Da Boneca de Pano

Sapato Da Boneca de Pano

Faz um molde de meio circulo e recorta tecido de malha rosa nesse molde. Em seguida realiza a costura formando duas bolsinhas para poder colocar enchimento na região que será o sapatinho. Passa cola quente por cima desse enchimento e cola em frente a região dos pés da boneca e para dar acabamento passa cola na parte de trás dos pés para colar o restante do tecido e recorta o excesso. Para dar um acabamento melhor é interessante colar uma fita na região do recorte e colar um lacinho no encontro de recorte de fita colada, não aparecendo esse encontro.

Nesse momento já pode ser colado a cabeça da boneca no corpo utilizando a cola quente para isso.

Roupa Da Boneca De Pano

Roupa Da Boneca De Pano

Roupa Da Boneca De Pano

A medida da roupa da boneca de pano pode ser realizada colocado a boneca em cima do tecido que deseja fazer o vestidinho e recorta o tecido cerca de dois a três dedos mais largo que os limites da boneca. Após recortar o tecido já pode passar na região inferior do vestido o bordado inglês costurando nessa região uma cor de bordado que combine com o tecido escolhido para fazer o vestido.

No recorte retangular do vestido se mede novamente a altura do tecido na boneca para conferir se está do jeito desejado e depois fecha as laterais com costura. Após costurar as laterais faz o recorte dos braços da boneca e em seguida passa a fita na região superior do vestido para poder franzir e fazer a roupa da boneca.

Para finalizar a roupa da boneca pode ser colado um laço, do mesmo jeito que se fez o laço dos cabelos da boneca e colar com cola quente no vestido.

Shorts Da Boneca

Shorts Da Boneca

Shorts Da Boneca

Para fazer o shorts da boneca faz um recorte retangular no comprimento de short que desejar para a boneca. Em seguida faz a costura nas laterais do shorts e verifica se esta ajustado a saia na boneca. Para fazer o short faz um recorte quadrangular no meio da saia e costura essa região para poder ficar em formato de shorts. Pode ser colocado uma fita na região superior do shorts para prender na cintura da boneca.

Tamanhos de Boneca

Pode ser usado moldes de 35 cm para a confecção das bonecas, 20 cm, de altura, 15 cm, 10 cm e até mesmo 8 cm. A escolha do tamanho das bonecas irá depender muito de onde deseja utilizá-las. Para enfeite de cama ou para se presentear crianças o tamanho mais confeccionado são boneca de 35 centímetros ou maiores. Para colocar nas grades de berço ou nas portas de guarda roupa geralmente são utilizadas os tamanhos menores de 8 cm. Para lixeiras, porta fraldas, peso de porta e abajur são utilizadas as de tamanho intermediário, entre 10 cm e 20 cm.

A confecção de todos os tamanhos de boneca de pano seguem o mesmo padrão. As bonecas de tamanho menor pode apresentar cerca dificuldade na sua realização, por exigiram maior destreza e cuidados para manusear o tecido, a cola, lã e demais objetos, mas com atenção pode ser realizada.

Valores Para Boneca De Pano

O valor da boneca de pano irá variar e vai depender muito do tecido utilizado para sua confecção, pois usando tecidos mais caros para a produção da roupa, a boneca acaba se tornando mais cara. O valor irá variar também de acordo com o tamanho da boneca. Boneca de 35 cm costumam ser encontradas por valor próximo a setenta ou noventa reais, podendo se  encontrar algumas de até mesmo duzentos reais.

Bonecas de pano menores de vinte cm podem ser encontradas por valor de cinquenta reais e bonecas menores, como as usadas para peso de porta podem ser achadas por vinte a trinta reais. Bonecas médias colocadas em abajur podem ser cobradas por um preço maior, podendo ser colocado um valor de até setenta a noventa reais, estando dentro do valor de mercado.

O valor cobrado nas bonecas depende não apenas dos produtos usados para a sua confecção, mas também da qualidade de produção envolvido. Aquelas que são confeccionadas com maior destreza, maior riqueza de detalhes e com acabamentos nitidamente bem realizados geralmente são cobrados mais caros, pois exigiu mais de quem estava manuseando.

Lindas Bonecas De Pano

Lindas Bonecas De Pano

As bonecas de pano mais tradicionais e comuns são mais baratas, mas há aqueles modelos onde são usados olhinhos diferenciados, realizados gorros, feita uma costura de roupa mais detalhado, feito cachecol, chapéu ou outros adornos que acabam encarecendo a produção, que por fim é repassado para quem compra. Vemos lindos modelos de boneca que ao invés de se utilizar pintura na face é utilizado costura ou bordado para confeccionar os olhos em formato redondo ou até mesmo de meia lua com os cílios.

Para a produção de uma face de boneca bordada ou com costura exige maior habilidade e prática do artesão e por isso, quem possui essa destreza pode cobrar valores mais elevados em seus produtos.

Outra coisa que pode encarecer o valor da boneca de pano é a realização de vestidos ou peças de vestimenta de boneca que exigem maior habilidade e noção de recortes. Vemos modelos de bonecas vestidas de jardineiras, calça feita com tecido jeans ou casacos de tecidos mais grosso que oferecem maior graciosidade a boneca de pano e por isso podem ter maior valor agregado.

Kits De Boneca De Pano

Uma ideia que muitas artesãs vem tendo é a confecção de kits de bonecas de pano, onde é ofertado uma coleção de bonecas vestidas e feitas de modo semelhante e a combinar para enfeitar um quarto infantil. Assim são feitos diversos tamanhos de bonecas destinados aos diversos cantos do quarto infantil feminino. Nesse kit há o tamanho de boneca próprio para enfeitar a cômoda, outro tamanho de boneca próprio para o abajur, os tamanhos menores para a porta de gurda-roupa, aqueles para o berço, para a lixeira e para colocar como peso de porta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Boneca de Pano

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Olá, gostaria de saber se há possibilidade de receber moldes de boecas de pao por email? Aguardo o retorno. Obrigada

    Camila Ribas 24 de maio de 2011 19:02 Responder
  • Gostaria de receber moldes de bonecas.
    Agradeço desde já.

    monica pimentel 22 de junho de 2011 20:08 Responder
  • olha parabens pelas bonecas seu trabalho e maravilhoso , gostaria de saber se tem como passar os molde da bonecas de pano pelo email , desde ja grata.

    marlylene badaro 27 de outubro de 2011 16:08 Responder
  • gostaria receber moldes de bonecas de todo o tipo faz favor.

    envie para o meu email.

    ana filipa 30 de outubro de 2011 17:21 Responder
  • GOSTARIA DE RECEBER MOLDES DE BONECAS. OBRIGADA

    viviane 3 de novembro de 2011 23:37 Responder
  • Parabens pelo seu trabahlo . Gostaria de receber dicas como fazer e osmoldes, sou apaixonada por bonecas. Não tive filha mas vou compreta 4 netas agora em abril. Olha como Deus é maravilhoso! Obrigada Genilça

    Gnilça Ribeiro Pinto 12 de janeiro de 2012 16:37 Responder
  • adorei seus modelos e gostaria de receber alguns moldes por email sera que poderia

    raimunda barros 21 de fevereiro de 2012 15:00 Responder
  • Gostaria de receber moldes passo a passo por email. Obrigado desde ja!!!! Bjos Priscila

    priscila 23 de fevereiro de 2012 13:03 Responder
  • Seu trabalho é maravilhoso são lindas as bonecas. Gostaria de receber moldes passo a passo por email. pois minha netinha adora bonecas de pano.

    Elizângela 28 de fevereiro de 2012 18:11 Responder
  • ola bom dia ! por favor gosteia de ta recebendo o moldes das bonecas com chapeu; vc pode mandar pelo meu mail urgente

    marinalva justo 19 de março de 2012 13:11 Responder
  • Gostei muito das bonecas Gostaria de receber a montagem das bonecas no meu email

    maria santos 9 de maio de 2012 14:28 Responder
  • Olá, gostaria de comprar bonecas de pano com vestido de póa rosa cm marrom, vc pode enviar p mim modelos?

    Joseane 17 de maio de 2012 1:41 Responder
  • Gostaria de receber Moldes dessa sua boneca em tamanho normal. Ela ´e maravilhosa. Vc está de parabens

    Maria D' Lourdes Barros 30 de agosto de 2013 2:56 Responder
  • ola sao lindas suas bonecas tem como me passar o molde por e- mail obrigda

    queli meschini 14 de fevereiro de 2014 1:02 Responder
  • ola sao lindas suas bonecas tem como me passar o molde por e- mail obrigda

    queli meschini 14 de fevereiro de 2014 1:02 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *