Vaso Com Mosaico: Como Fazer

Antes de saber como fazer um vaso com mosaico na superfície, informe se um pouco sobre a história da técnica complexa que é o mosaico:

Os mosaicos são formas pictóricas desenhadas por pequenas e coloridas pedras de aparência brilhosa, as quais são pensadas em sua respectiva disposição e então são fixadas a uma superfície que pode ser uma parede a titulo de exemplo. Essa é definida como uma técnica única pelo tempo de trabalho que leva para ser concluída a peça final. Sabe se que o mosaico fora deixado de ser feito lentamente ao longo de séculos, na medida em que, em especial na região da Itália, os estudiosos de arte foram criando outras técnicas para mostrarem seus trabalhos e encomendas. Sendo que em meados da segunda metade do século quinze, o estilo artístico que caracterizava o mosaico quase que deixara de ser executado pelos artistas da época.

Essa é uma técnica, como já anunciado, muito antiga, havendo dados de sua respectiva existência na região da Mesopotâmia no ano 3.500 antes de Cristo, e, também, em outras datas na região da Grécia e em Roma, cidade a qual presenciou o maior desenvolvimento da técnica após o imperador Constantino permitir que os cidadãos cristãos tivessem a liberdade de culto do cristianismo. Existem, ainda, obras muito antigas em algumas cidade daquela localidade, como as cidades de Ravena e de Istambul, as quais possuem obras dos séculos cinco e seis, e nas cidades de Monreale, de Palermo e de Veneza, ambas com obras dos séculos doze.

As temáticas era formas geométricas as quais remetiam aos trabalhos de tapeçaria da época. Sabe se que na Macedônia os gregos faziam desenhos a partir de pequenas partes de variadas cores e tons explicando acontecimentos de lutas e de caça, assim como histórias da mitologia. Já para os romanos, a técnica do mosaico estava presente em espaços nobres do chão elaborados com mármore ou com terracota, de acordo com dados históricos.

Foi a partir do ano quarenta anterior a Cristo que a Itália vira a região que mais trabalha com a técnica de mosaicos. Esses eram usados especialmente nas temáticas sobre religião, cobrindo a superfície de pisos e de paredes. A cidade italiana de Ravena é a região na qual existem mosaicos magníficos. As obras de mosaico bizantino são caracterizadas por usarem tons variados de dourado e prateado, cobrindo especialmente as superfícies internas de igrejas.

No Brasil a técnica do mosaico foi divulgada e muito usada pelos artistas plástico Cândido Portinari, Tomie Ohtake e por, também, Di Cavalcanti nas mais variadas obras dos citados. Essa técnica é popularmente utilizada para dar a acabamento às edificações, revestindo grandiosos painéis, a superfície do interior de piscinas e de paredes de banheiros e cozinhas.

Vale lembrar que cada peça criada pela técnica do mosaico é exclusiva, pois o corte de cada um dos pedacinhos é feito manualmente o que torna quase impossível a repetição das formas que compõem todo o mosaico.

Finalmente, confira o passo a passo de como fazer um mosaico em um vaso de flores:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=5bp6LpqFnig[/youtube]

Aquele seu vaso predileto caiu no chão e se partiu em diversos pedacinhos? Mantenha a calma, o mosaico é a solução para unir a cerâmica ou porcelana que se quebrou. Você pode tentar recriar o vaso da forma que era antes, ou dar formas à novas peças decorativas. Está será uma obra exclusiva e do jeito que você imagina.

Caso esse acidente não tenha acontecido, você ainda pode pesquisar em lojas de alvenaria pela matéria prima necessária. As peças essenciais são pedaços de azulejos lascados e pastilhas de cerâmica. Enquanto faz essa compra, a dica é ir pensando nas cores e formas que a sua obra final terá.

Quando der inicio ao trabalho, vista ferramentas de proteção em caso de acidentes, como óculos e luvas, os quais podem ser comprados em lojas de materiais de construção. Se tiver comprado lajotas de porcelana, envolva cada uma das lajotas separadamente em um tecido e quebre a com um martelo até atingir pedacinhos bem pequenos. Utiliza uma alicate para cortar os pedacinhos de que não tiverem se quebrado no tamanho que você desejava com o martelo.

Em seguida, disponha a porcelana adesiva de reparação na face do lado avesso de cada pedacinho quebrado e aperte as peças selecionadas levemente na direção do vaso, o qual você definiu para que fosse aplicado a linda técnica do mosaico. Depois disso, espere que a cola seque de um dia para o outro em ambiente arejado e longe da umidade.

Na manhã seguinte passe a argamassa por toda a face do vaso tendo a certeza de que ele está seco da cola anterior das pecinhas. Tenha cuidado para espalhar por todo o vaso escolhido e sobre cada um dos pedacinhos de cerâmica ou de porcelana, a fim de ter uma superfície uniforme e o mais lisa na medida do possível. Caso seja de sua preferência e gosto pessoal, uma pequena borda pode ficar sobressalente dando aspecto de alto e de baixo relevos ao trabalho final.

Chegada a etapa do acabamento final da sua obra, utilize uma desempenadeira para deixar mais liso e, também, para nivelar a argamassa que foi aplicada. Depois espere que essa camada de argamassa seque durante algumas boas horas. Em seguida, limpe com cuidado utilizando uma esponja ou um pano umedecido, a fim de retirar os excessos deixados na sua obra. Pronto, está feito o mosaico!

Agora, você pode continuar usando a vasilha como um vaso de flores e ervas ou pode fazer com que o mosaico feito por você mesmo decore o ambiente da cozinha e sirva, ainda, como porta garfos e facas ou temperos, como o sal e o açúcar que você tenha em casa por exemplo, ou, ainda, pode servir como um porta canetas e lápis na escrivaninha do seu escritório.

Imagens para Ilustrar p Post estão nesse Link

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mosaico

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *