Artesanato: Como Fazer Uma Luminária De Teto Com Cano De PVC?
Os arquitetos e designers de interiores tem sido cada vez mais criativos com as suas produções, os seus projetos são cada vez mais originais, talvez isso seja um reflexo da grande diversidade de estilos que existem no mundo nos dias de hoje, onde podemos ver os mais diferentes tipos de arquitetura e decoração. Esse mundo de hoje em dia em que tudo é possível, principalmente na área de arquitetura, faz um contraste direto com algumas décadas e séculos passados, onde o que imperava era um estilo apenas e todas as pessoas que queriam se sentir “por dentro” deviam seguir com aquela receita de bolo quadradinha.
Então o que viemos, principalmente em casas de pessoas com posses eram um estilo repetido em ambientes, em tendências, em linhas, em alturas, em cores, etc. Hoje o mundo é muito mais livre e permitido para as pessoas dessa área, que podem criar projetos completamente inovadores e “fora dos padrões normais”, completamente diferentes e surpreendentes, que dá as pessoas que passam por esses ambientes, uma sensação completamente diferente, em cada uma das suas criações.
Todos os objetos que compõem um projeto decorativo hoje podem ser estilizados de acordo com o ambiente que se deseja criar e de acordo com quem encomendou o projeto, sua personalidade, suas preferencias, o tipo de sensação que deseja ter quando entra em um ambiente, etc, diante disso sabemos o quanto as possibilidades no mundo da decoração são quase que intermináveis e uma das maiores procuras nos dias atuais é em relação à lâmpadas e luminárias.
Esses itens de necessidade em um ambiente, são também importantíssimos itens de decoração e estilo, pois é muito claro que eles podem mudar completamente um ambiente, a “cara” de um lugar, assim como as sensações sentidas ali (vibes) por esse motivo, por mais que pareça em um primeiro momento que não fazem muita diferença, é importante ficar atento a qual tipo de decoração você deseja inserir em sua iluminação de ambientes.
A procura por itens modernos, futuristas e despojados é muito grande, principalmente quando esses itens são combinados com um estilo de decoração sustentável, a qual conta com a reutilização de materiais já usados ou com defeito e que seriam descartáveis, quando juntamos essas duas tendências, temos então um combo muito interessante.
É importante citar que a construção sustentável de ambientes e principalmente a decoração com pegada sustentável, vem ano após ano ganhando mais e mais adeptos, principalmente entre as classes sociais mais altas, que tem condições financeiras de pagar por projetistas, arquitetos e decoradores que gastam mais tempo procurando peças inovadoras e que não contribuam para uma maior degradação da natureza.
Portanto aqui, diante desse cenário atual, decidimos trazer para vocês um passo a passo de como fazer a sua própria luminária feita com canos de PVC, se você não tiver orçamento para comprar esses itens, que mesmo que sejam reciclados, normalmente tem um valor elevado de venda, você pode fazer o a sua própria luminária moderna e versátil, basta um pouco de paciência e de atenção, mas tenho certeza que vai dar tudo certo. A seguir o passo a passo da sua luminária.
Passo a Passo: Luminária Feita Com Canos de PVC
Os canos de PVC fazem parte de muitas obras de construção e de projetos de concertos e reformas, por isso esses materiais que muitas vezes seriam descartados, hoje são reutilizados para fazer peças de decoração, eles não são muito difíceis de achar, principalmente em grandes obras, mas se você desejar pode também comprar o seu. Aqui damos a dica de reciclagem, pois além de economizar dinheiro você contribui com o meio ambiente, uma opção é ligar em cooperativas de reciclagem e perguntar por esses itens, ainda que eles cobrem um preço para vender, provavelmente será um valor mais camarada do que comprar diretamente em depósitos.
Materiais
- Pedaços de cano de PVC (3/4):
- 2 pedaços de 21 cm.
- 2 pedaços de 10 cm.
- 4 pedaços de 4 cm.
- 2 pedaços de 12 cm.
- Fios de luz.
- 4 T’s de 1 polegada.
- 2 T’s de ¾.
- 2 cotovelos de 1 polegada.
- 2 cotovelos de 3/4.
- 10 buchas de 1 polegada para ¾.
- 5 bocais.
- 5 metros de fio paralelo.
- 1 tinta spray, cor de sua preferência, indicamos o cobre que fica lindo, mas escolha o que mais combinar com o seu ambiente.
- 1 suporte de lâmpada com bocal.
- 1 alicate.
- 1 chave Philips.
- 1 isqueiro ou fósforo.
- 1 lixa.
- 1 cola instantânea.
Modo de Fazer
Primeiramente vamos montar os fios de luz, com o auxílio da chave Philips instalar o bocal adquirido na ponta do fio de luz, para isso separe o fio de luz (ele é composto por duas partes), separe ao meio e dê uma leve descascada nas pontas, em seguida abra o bocal e encaixa uma ponta de cada fio em cada parafuso do bocal (são 2 parafusos). Com a chave Philips eu abro os parafusos, encaixo os fios e depois aperto bem firme os parafusos novamente usando a chave Philips. A outra parte do bocal eu passo agora pela outra ponta do fio de luz e vou puxando até chegar a parte do bocal já fixa e rosqueio para encaixar as duas partes do bocal, assim ficando finalizada esta etapa. A medida adequada é: 5 metros de fios, 1 metro para cada bocal que será instalado ao longo da luminária, ou seja, passarão 5 fios diferentes no interior dos canos.
Colar os cotovelos nos bocais ou prende-los com outro material, mas colar é mais eficiente. Colar os bocais na saída do centro de 2 T’s. Não se esqueça de passar os fios por dentro dos canos. A ordem será dois cotovelos nas duas pontas, com os bocais virados para baixo, depois um cano de 21 cm, depois um T e um cano de 12 cm, em seguida mais um T virado para cima sem bocal colado nele. Do outro lado do T colar um ano de 4 cm e na ponta dele mais um T com bocal e assim chegamos ao meio da peça.
No bocal virado para cima colocar um cano de 10 cm com um cotovelo na ponta ligado a um cano de 4 cm, que por sua vez está ligado a um cotovelo virado para cima que será o ponto de ligação com o teto, neste ponto ao final com toda a fiação já passada se cola o suporte para fiação elétrica, com todos os fios passando por dentro dele, encaixa o suporte no T virado para cima do meio da luminária. Do outro lado se repete os exatos mesmos procedimentos, pois a luminária é simétrica, sendo assim a ordem dos materiais dispostos de um lado será a mesma do outro lado, na direção de fora para o meio. Agora é o momento da pintura, use a cor que mais gostar, uma sugestão é a cor cobre, que dá um ar moderno, descolado e chique e que está muito em alta no mundo da decoração.