Qual O Tecido Usado Para Fazer Pano De Prato?

Qual o Melhor Tecido para Pano de Prato?

Entre ricos e pobres, uma das coisas mais democráticas que temos no Brasil são os panos de prato, isso porque não importa onde seja a sua casa, qual o tamanho dela, como ela foi decorada, entre outras coisas, será preciso que em algum momento você use um pano de prato, pois mesmo que você não o use para enfeitar como acontece em uma boa parte dos lares brasileiros, será preciso que você o use para os momentos de uso da cozinha, como enquanto você cozinha ou lava a louça, por exemplo. O ponto é que para quem usa o pano de prato como parte de decoração da sua cozinha, não faltam opções de técnicas artesanais que podem ser feitas para que ele fique ainda mais bonito e charmoso, as mais comuns que são aplicadas nessas peças, provavelmente são as técnicas de pintura em tecido e de bordado, ambas são simples, porém trabalhosas e requerem uma certa atenção para que saiam o mais bonito possível. Uma coisa que também merece uma atenção dos artesãos definitivamente é em relação a qual tecido eles usam para trabalhar, pois o tecido irá fazer muita diferença no resultado final do trabalho com certeza, é claro que a escolha dessa peça está também relacionada ao orçamento que uma pessoa tem para fazer o trabalho, pois existem opções para contemplar todos os tipos de bolsos, então saiba que independente de quanto você pode gastar, você pode sim encontrar a sua combinação perfeita.

Panos de Prato

Panos de Prato

A primeira coisa que se deve pensar nesse caso é a seguinte, qual será a função do artesanato em forma de pano de prato que eu quero produzir? Se for um pano de prato que será mais usado para as atividades do dia, como secar as louças, enxugar as mãos e limpar sujeiras, o pano mais indicado é um e se for um pano que terá a função de embelezar o ambiente, ficar lá como parte da decoração do ambiente, então o tecido mais indicado será outro, as funções são diferentes. Para o caso do tecido que vai ser pintado, independente da técnica escolhida para se fazer isso, uma boa indicação são os tecidos que são de algodão, pois quanto mais o seu material for sintético, menor será a aderência da tinta sobre ele, podendo até mesmo perder muito a cor e assim comprometer a qualidade e a durabilidade do trabalho que você está fazendo. Nesse sentido uma boa indicação é o tecido pé de galinha, pois a sua trama é mais fechada, ou seja, os seus fios são mais próximos e dessa forma ele absorve mais rápido e de uma maneira mais certeira a tinta que será usada, outro ponto para esse tecido é que ele também é muito interessante quando estamos falando da técnica de bordado. Lembrando que o Pé de galinha é um tipo de tecido de sacaria e pode ser comprado por metro, além de poder ser comprado já no tamanho e no formato do pano de prato também. Os tecidos que são feitos com uma mistura entre algodão e as fibras sintéticas podem ser usados, porém a proporção da parte sintética em sua composição não deve ser maior do que a de algodão.

Uma dica muito, mais muito boa para quem está fazendo a técnica de artesanato de pintura em tecido, é que assim que você comprar o pano para usar, você lave ele, sem muitos produtos, pois dessa forma você irá conhecer a sua verdadeira qualidade, você vai saber o quanto ele é resistente e mantém as suas características após a lavagem, outra coisa muito importante é que todas as sujeiras superficiais que estiverem na peça vão ser eliminadas, o que ajuda e muito na hora da pintura, já que quanto menos interferências e quanto mais limpa e lisa ela tiver melhor será a aderência da tinta, assim como também é facilitado o toque do pincel e a puxada do traço que se está fazendo. Para fazer essa lavagem é melhor ser usado sabão em pedra e ser lavado na mão mesmo, pois lavar em máquina de roupas pode causar algum tipo de alteração nas fibras do tecido. Ainda falando sobre o tecido sacaria em estilo de pé de galinha, o que se diz que até mesmo a sua absorção de água é melhor. Em relação ao tamanho do tecido a ser comprado, o que se diz é que cerca de meio metro de tecido é uma quantia mais do que suficiente para se fazer a quantidade de 2 tecidos com tamanho muito bom.

Técnicas de Pintura em Tecido de Pano de Prato

Panos de Prato

Panos de Prato

As vezes as pessoas têm uma grande vontade de se aventurar no mundo do artesanato, porém em certos casos elas podem chegar a pensar que talvez não tenham talento ou criatividade suficiente para isso, o que faria com que elas deixassem de lado a sua ideia antes mesmo de tentar, o que não faz o menor sentido quando conhecemos o artesanato mais a fundo, pois principalmente quando estamos falando das técnicas de pintura em panos de prato, não estamos falando de nenhum dom fora do normal, é algo que pode ser feito sem muitas complicações e se você não quer pintar por achar mais difícil, saiba que existem moldes, carimbos, entre outras coisas que estão disponíveis no mercado com o proposito justamente de facilitar a sua vida nesse sentido. Uma outra indicação para quem está começando a se aventurar nesse novo mundo, é procurar por vídeos para que você possa entender ainda mais o que está sendo explicado, pois os vídeos vão fazer você visualizar tudo aquilo que está aprendendo, você pode ir copiando como os artesãos mais experientes fazem antes de concluir os seus trabalhos, pois a técnica é a mesma, você apenas vai mudar uma coisa ou outra de acordo com a sua criatividade e com as suas preferencias ou do seu cliente, porém as técnicas vão se repetindo, uma dica para procurar vídeos do assunto é o site Youtube.com, basta digitar o que você está procurando que no mesmo instante aparecerá uma infinidade de opções para você.

No início dos seus trabalhos, saiba que você vai precisar de uma régua, que é um item que muita gente esquece que precisa, mas que facilita muito para medir as proporções, etc., inclusive para centralizar o seu desenho. Como já foi mencionado anteriormente existem moldes com desenhos que podem facilitar muito a sua vida, nesse caso o que a maioria das pessoas faz é passar o lápis de escrever, de preferência aqueles mais grossos sobre o molde em questão e em seguida colocar o tecido sobre o molde, assim o risco do lápis poderá ficar no tecido e você vai pintando seguindo o que está ali marcado pelo lápis, essa é uma técnica excelente para iniciantes, mas tenha certeza de colocar o desenho do lado certo, para ele não ficar de ponta cabeça ou algo do tipo, ok? Além disso, existe a opção também de usar o papel carbono para fazer esse desenho e passar para o tecido, mas se decidir aplicar essa metodologia, é legal procurar alguns vídeos para entender melhor como isso é feito e assim ver se você acha mesmo que dessa forma é mais simples de ser feito, quando dizemos isso é porque cada pessoa tem facilidade ou dificuldade em alguma área especifica e o que funciona para um pode não funcionar para o outro, portanto, veja o que você acha mais interessante para você e vá em frente. Agora que você já tem as dicas e indicações de tecido é só começar a produzir o seu próprio artesanato. Mãos à obra.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecido

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *