Como Fazer uma Blusa Gola Padre? Passo a Passo

Golas em Geral

Antigamente as golas eram mais destinadas as camisas masculinas, principalmente para ocasiões especiais. Depois houve uma maior interação entre o social e o casual, e algumas dessas golas começaram a ser usadas no dia-a-dia também.

Foi-se ampliando ainda mais o mundo das golas, ampliando para ternos, blazers e até mesmo camisetas mais simples. Depois disso até roupas femininas começaram a diversificar as golas utilizadas.

Mesmo com essa interação entre social e casual, ainda existe golas que são usadas mais para o mundo social. Essas normalmente são as que mais precisam de um excelente corte e uma alta costura para impressionar em determinado evento.

Para conseguir a perfeição de golas tão difíceis e trabalhosas, somente costureiras muito experiente conseguem essa exatidão. Não é fácil como costurar blusas simples, ou concertos.

Pela necessidade de se manter bem vestido é sempre viável escolher bem o tipo de gola para utilizar em determinados lugares e ocasiões. Para que não fique exageradamente social, nem informal de mais. Para a escolha também é levada em consideração o formato do rosto( mais fino ou largo).

Por muitas vezes o colarinho é único que aparece na vestimenta, se usar um terno por exemplo, por isso é o mais importante para escolha, já que se destaca tanto. Por isso deve-se ficar atento a escolha de cor, modelo, tamanho, qualidade, etc

Algumas Golas:

Colarinho Italiano

São golas que tem uma tendência mais moderna, apresentando um formato mais aberto e pontas mais curtas. É uma bola gola para pessoas com rosto mais fino para ajudar a equilibrar. Para esse modelo o nós de gravatas faz um belo conjunto.

Colarinho Clássico ou Francês

Por ser uma gola padrão, é uma das mais usadas, não tem nenhuma restrição de rostos, ou de acompanhamento tipo gravata ou ternos. Isso se deve excepcionalmente a sua harmonia entre abertura e tamanho.

Colarinho Americano

O button-down  é o famoso colarinho que possui botões em sua ponta. É mais usado em ocasiões  informais, ideal para aqueles que não se dão muito bem com gravatas. Quando usados para um momento mais social, algumas pessoas já o utilizam com gravatas.

Colarinho Inglês

Muito utilizado com o terno slim fit, por trazem um ar de modernidade, mesmo sendo um traje formal. É recomentado para pessoas de rosto fino por apresentar pontas mais longas e pontiagudas, o que deixaria os rostos mais largos. Essas características o tornam bem parecido com o clássico, mas com certeza com outros acompanhamentos menos tradicionais.

Colarinho Curto

Muito acham desnecessário golas grandes, e diferentes golas para diferentes lugares, por isso hoje em dia vem sendo usado cada vez mais golas curtas, com pontas mais curtas. Por serem mais práticas e de simples utilização. É indicado para pessoas que estão em forma, principalmente quando usado em ternos mais justos e gravatas mais estreitas, as quais dariam uma impressão de maior.

Gola Smoking

É umas das golas mais formas, usadas restritamente em ocasiões bem formais e que realmente pedem um tipo de traje black-tie, e gravatas do tipo borboleta. Em alguns lugares vai ser conhecido como colarinho quebrado.

Gola Padre, Mandarim ou Chinesa

Bem diferente das outras golas, não possui a parte de cima como as outras, somente a base igual. Pode ser chamada de diversos nomes, no Brasil é chamada de gola de padre pelas vestimentas dos sacerdotes. Também costuma-se chamar Mandarim ou chinesa por ser amplamente usada na China e outros países orientais.

Está aumentando a adesão no Brasil somente agora, pois antes era um modelo que não tinha muita aceitação. Era somente uma moda passageira nos últimos anos e agora está criando raízes para todo lado.

Sendo uma gola diferente é muito usada no cotidiano, é encontrada em lojas de varejo, as quais muitas vezes fazem parte de coleções mais básicas.

Para fazer uma gola padre é necessário um molde muito bem feito. Pois existe toda a curvatura do pescoço a ser medida e mudada durante o processo. Necessitando de um molde simples para ter uma base e a partir dele todo um trabalho é feito para a altura e largura dele ficarem bem adequados ao usuário.

Confira o vídeo abaixo com maiores detalhes e explicações sobre cada passo para se moldar um gola padre.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecido

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *