Hoje em dia pode-se afirmar que a garrafa pet é um dos materiais mais utilizados como base da reciclagem. Nos últimos anos observamos grande tendência da população em realizar atividades que promovam a reciclagem visando uma menor produção de lixo e consequentemente uma diminuição da agressão ao meio ambiente. Reciclar significa transformar um material já usado em novos objetos com novas funções. Diante disso, diversos materiais que pareciam não ter mais utilidade e que iriam para o lixo, podem ser reformulados para um reaproveitamento. Um exemplo são as garrafas plásticas, que facilmente podem ser reutilizadas como um porta objetos ajudando na organização da casa ou até mesmo sendo uma peça de decoração para o ambiente.
Uma utilidade bacana para a garrafa pet é a produção de peças de artesanato, até mesmo para crianças. Nesse texto, será demonstrado o passo a passo para produzir lindas borboletas com o material da garrafa pet.
Para começar sua produção você irá precisar dos seguintes materiais: uma garrafa pet, tesoura, cola glitter, glitter em pó (das cores que preferir), estilete, tintas (das cores de sua preferência), cola branca, uma canetinha e pincéis de diversos tamanhos.
O primeiro passo a ser feito é cortar a garrafa pet nas marcações que ela tem do limite do rótulo, tanto na parte de cima quanto na parte de baixo. Dessa maneira, utilize o estilete para furar a garrafa em cima e em baixo e continue o corte ao redor da garrafa com uma tesoura. Utilize a parte de cima da garrafa primeiramente, a que contém a tampinha. Corte essa parte na demarcação que já existe nas laterais da garrafa, corte até onde a tesoura conseguir alcançar e termine de cortar com o estilete. Faça um corte de pequena espessura ao lado de onde já foi cortado, em ambos os lados. Esses pequenos pedaços futuramente serão as antenas da sua borboleta. Dobre esses pedaços para trás.
Os pedaços que sobraram devem ser dobrados de maneira que fiquem bem apertos pois irão compor as asas da borboleta. Você pode cortar as asas da maneira que quiser, com muitas ou poucas divisórias. Faça um desenho aleatório que achar que fique mais bonito na sua borboleta.
Uma dica importante para iniciar a pintura é realiza-la pela parte de fora da garrafa, pois a pintura irá transparecer para o outro lado da garrafa e não terá risco de manchar. As antenas são preferíveis que se pintem de preto, já as asas você pode pintar da maneira que preferir, um exemplo seria pintar de branco e azul. Pinte ambos os lados da garrafa com todo cuidado para não manchar o lado oposto.
Depois de secar a tinta, passe uma camada de tinta branca nos locais que ficaram sem pintura anteriormente. Pinte o meio de preto para demarcar o corpo da borboleta e espere secar. Caso deseje pode enfeitá-la com tinta glitter ou em pó, o que irá dar um toque final a sua borboleta.
Depois de pronta você pode utilizar para enfeitar um quarto de criança, colando na parede, ou até mesmo no seu jardim nas plantas e flores, dando um toque especial na decoração do ambiente.