As golas sempre foram mais para peças de roupas masculinas, em sua maioria para roupas sociais e ocasiões importantes. Na atualidade muito do social se misturou com o casual e assim as golas chegaram em roupas femininas, em vestuários diferentes além das camisas e começou a ser utilizada no dia-a-dia.
Com inovações chegando no mercado da moda a todo momento, as gols também foram se adaptando, criando novos modelos e expandindo sua utilização para blazers, ternos e camisetas. Chegando em algumas camisas femininas, blusas sociais e outros modelos.
Muitas golas foram acrescentadas no mundo da moda, muitas delas são usadas mais no cotidiano, ainda existindo algumas específicas para momentos que exigem um traje mais sério. Esse traje normalmente é chamado de esporte fino. E por isso precisam de costureiras mais bem experiente para ter alta precisão de detalhes e do corte. As golas normalmente são bem trabalhosas de fazer e ocupam bastante tempo para ser cortada e costurada. Por isso normalmente os preços são bem mais altos que outras vestimentas.
Para uma boa escolha de gola, deve-se levar em consideração o lugar, a ocasião, para não ficar exagerado de mais nem simples demais. Deve-se lembrar também da condição da pessoa, o formato do rosto para qual gola irá se adequar.
O colarinho é destaque em muitas das vezes, principalmente quando uma blusa de frio é usado e somente ele aparece ou então em um terno fechado que acontece isso também. Com isso a necessidade de ficar mais atento a qualidade, ao tamanho correto, modelo, cor, entre outras característica.
Francês ou Clássico
É uma das mais famosas golas, para ocasiões mais formais, é ótima pois não possui restrições para rostos e por isso é considerada uma padrão para usar com gravatas e ternos, toda essa facilidade de encaixar em qualquer pessoa se deve ao seu equilíbrio entre abertura e tamanho da gola.
Americano
É a gola que possui botões em sua ponta, é um tipo mais moderno e consequentemente muito mais informal. Dificilmente é usado com gravata e terno. Possui também o nome de button-down.
Italiano
São golas formais, muito usadas com nós de gravatas e ternos, porém mais modernas que as francesas, tendo também um formato mais aberto, é mais indicada para pessoas com rosto mais largos por conta das pontas serem mais curtas.
Inglês
Tem trago muita modernidade as roupas formais, usados mais para pessoas em forma, pois normalmente acompanha os ternos slim fit que são bem justos e marcantes. Rostos finos são os mais indicados para entrar em harmonia com o as pontas longas e pontiagudas.
Smoking
Chamada também de colarinho quebrada, o smoking é muito mais utilizado no terno do que na própria camisa e é considerado o mais formal de todos se classificando como um tipo de traje black-tie. Como acompanhamento é usada as gravetas tipo borboleta.
Curto
Atualmente muitas pessoas vem se adaptando a esse tipo de gola por ser bem mais fácil de se arrumar, as golas grandes e diferenciadas ficaram para trás e as golas tem ficado cada vez mais curtas. São usadas em diversos lugares, por isso pode ou não acompanhar gravata e terno.
Mandarim
Também chamada de gola padre ou gola chinesa, não possui muitas similaridades com as golas citadas acima. Aqui no brasil também é chamada de gola de padre, por parecer com a vestimenta dele. Possui apenas uma base, sem a parte de cima que possui a parte que normalmente vira sobre a camisa.
É de origem oriental e somente agora que está chegando com mais força no Brasil, ganhando maior número de adeptos a cada dia que passa. Com a globalização a moda e a cultura oriental foi invadindo o mundo. E com isso a gola se tornou parte do dia-a-dia, e usada mais para momentos casuais.
Muito indicada para pessoas que gostam de roupas mais básicas e que querem que o look não fique muito simples e comum, tendo assim uma mudança suave e que faz diferença. Adaptável tanto para épocas de frio ou de calor, muito fácil de combinar com bermudas, jeans e terninhos para momentos um pouco menos descontraído.
Como Fazer uma Gola Mandarim?
Existe dois tipos para fazer a gola, primeiramente usa uma camisa já pronta e apenas corta a parte de cima da gola, já transformando em gola mandarim como mostra no primeiro vídeo e a outra forma é fazendo a blusa já com a gola mostrado no segundo vídeo.
Para fazer totalmente a gola, é necessário todo um material e principalmente um molde bem cortado para que haja precisão e que a curvatura que é necessária no pescoço seja ajustada de acordo com os tamanhos da pessoa..