Como Cortar e Costurar um Jaleco?

Os jalecos são muito utilizados no dia-a-dia de muitos profissionais, ele surgiu a partir da mesma ideia do avental, ou então do guarda-pó, que é de proteger a roupa e até mesmo o corpo dos que o utilizam. É considerado uma peça de roupa como qualquer outra, normalmente é usado na cor branca para dar uma impressão melhor de higiene e limpeza.

A maioria dos jalecos possuem manga longa, exatamente para exercer essa função de proteção do corpo. Os lugares mais utilizados são os laboratórios, hospitais, consultórios, escolas e restaurantes.

Em alguns outros lugares eles não são obrigatórios, por não serem de total importância se não oferecem perigo a pessoa que mexe, nem para alguém que possa usufruir depois. Os profissionais que mais a utilizam são os da área da saúde, como por exemplo os médicos, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, etc. Para eles o jaleco permite uma proteção de pacientes que possam estar contaminados e também mostrando que eles estão higienizados para não contaminar os pacientes.

Outra área que sempre usa o jaleco são os pesquisadores, de todos os tipos de pesquisas. Sendo biomédicos, biólogos, físicos,  todos eles precisam de proteger de contaminações e de algum problema em sua pesquisa. Alguns profissionais que possuem muito contato com grupos maiores, normalmente utilizam para demonstrar higiene, cuidado e  comprometimento com o trabalho, um exemplo clássico são os cozinheiros. E por ser branco, qualquer sujeira já aparece, mostrando o nível da higiene que o funcionário tem.

Em escolas que apresentam quadros de giz, os professores acabam levando um jaleco para que não suje sua roupa durante as aulas ministradas.

Dependendo da utilização o jaleco pode ser fabricado com mais de um tipo de tecido. Em sua maioria eles são feitos de algodão ou de poliéster.  É escolhido de acordo com a necessidade de conforto, ou então de maior proteção.

O algodão é um componente muito presente nos tecidos, ele faz parte da composição do Brim por exemplo. Eles são muito indicados para profissionais que trabalham em laboratórios ou que possam mexer com fogo, pois ele consegue segurar o crescimento do mesmo melhor do que o poliéster. Por isso está presente na maioria das roupas anti chamas e anti estática.

Já o poliéster é muito utilizado para os jalecos dos profissionais em geral. Sendo que eles são mais frescos para serem usados no dia-a-dia. Assim como o algodão pode ser encontrado no mercado com texturas, espessuras e outras características diferentes.

O Gabardine é um tecido derivado o poliéster e é muito utilizado principalmente por ser confortável e não deixa esquentar muito.

Uma curiosidade muito interessante é que o Brasil é o único a possuir um jaleco especifico para os vaqueiros nordestinos. Eles o confeccionam com couro de animais, sendo o carneiro o mais comum. É utilizado principalmente para conseguir desviar do calor durante o dia e se aquecer em períodos de frio durante a noite.

Tipo De Gola E Manga

As golas mais usadas são as golas padre ou então a famosa gola em v. Para escolher entre as duas deve ser levado em consideração o lugar, a segurança, a temperatura, entre outros fatores.

A gola V é bastante comum por conseguir mostrar alguns detalhes embaixo do jaleco, como uma graveta, ou uma blusa qualquer que se queira chamar atenção. Para lugares mais frios e que necessitam de maior proteção os jalecos de gola de padre são mais indicados por protegerem até o pescoço.

Na questão das mangas, em geral são utilizadas as mangas de punho fechado por proteção do punho e que elas não cheguem a encostar em alguma coisa. Quando a menos perigo o punho pode ser aberto para que não fique muito quente. E sempre a manga tem que ser comprida.

Como Cortar E Costurar Um Jaleco?

Apesar dos jalecos serem bem parecidos eles podem conter detalhes que os faram ser únicos, seja um punho diferente ou uma gola. Podem conter bolsos para guardar canetas ou outros objetos usados na profissão.

Por serem muito utilizados, muitas costureiras aprendem com facilidade fazê-los com um molde bem simples. Como já foi dito acima, o tecido é escolhido de acordo com as funções que a pessoa exerce, mas de maneira geral eles são fáceis de cortar, costurar e depois até mesmo para lavar.

Como qualquer roupa, os jalecos femininos possuem costuras e um molde diferenciado, mais cinturado e mais delicado. Os botões também são menores e mais delicados. Normalmente as mulheres costumam usar gola de padre e os homens costumam abusar das golas v por conta de utilizarem mais gravatas.

Para fazer o molde, deve se estar bem atento com as medidas necessárias, principalmente da altura, para não ficarei nem muito longos, nem muito curtos. Em sua maioria a altura costuma ser um pouco antes do joelho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecido

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *