Como Costurar Gola Chinesa?

A globalização que conseguiu levar um pouco de tudo para o mundo todo, e acabou difundindo conhecimento, cultura, entre outras coisas que antes nunca se conheceria se não existisse a internet, televisão e outros meios de comunicação.

Um grande exemplo disso é a cultura oriental que apresenta toda uma peculiaridade e que chegou em nossas vidas para ficar. Seja na forma de comer com os peixes crus, ou então com a forma de se vestir.

Apesar de não ser extremamente comum no Brasil, pois aqui o clima é bem mais tropical e fica difícil usar as roupas bastante quentes que eles usam. Porém alguns detalhes permanecem até mesmo em outras roupas comuns no nosso cotidiano.

Uma delas é a gola chinesa ou mandarim, que está sendo bastante adotada em blusas, ternos e camisas. Com a modernidade do processos produtivos, muito se inovou no mundo da moda e com isso foi possível interligar essas culturas em peças que antes ninguém imaginaria juntá-las.

A gola mandarim em camisas está crescendo cada vez mais no mercado principalmente por não precisar de utilizar gravata e ainda sim demonstrar um nível de formalidade adequado para algumas reuniões, trabalhos, palestras, entre outros. 

Golas em Geral

As golas são usadas em ambientes mais sociais, por isso na maioria das vezes necessita de costureiras de maior credibilidade e que realmente entendam realmente de um bom corte e da alta costura.Não basta ser uma simples costureira que consegue fazer uma blusa simples ou então que faz consertos e ajustes. 

Mas lembrando que não é qualquer gola que é possível ser usada em todos os lugares, algumas são menos formais que as outras, a gola chinesa por exemplo é uma das menos formais, sendo a maior delas a gola Smoking. As golas também precisam ser escolhidas a partir do corpo da pessoa e do seu rosto, os formatos podem dar uma ajudada no look final e na melhoria da aparência. 

Em camisas podem ser chamados de colarinho e na maioria das vezes é tratada com tanta importância por ser uma das poucas partes a aparecem em um terno por exemplo. Por isso a escolha da gola merece destaque. 

No Brasil existem alguns tipos de golas que são até mais usadas do que a gola chinesa, a maioria delas também vieram de outras culturas e foram incorporadas na sociedade atual. Cada uma delas tem sua especificação de uso para que fique mais adequado e acerte na escolha. 

A escolha mais clássica é a gola francesa, por apresentar detalhes básicos, simples e que se encaixam na maioria das ocasiões. É utilizado por todos os tipos de rostos de corpo além de dar certo com a maioria dos nós de gravata. Em questões de abertura não chega ser neutro, nem pontas muito abertas nem muito fechadas.

Outro modelo de gola muito usado é o italiano, ele já possui as pontas mais curtos. Já possui maiores restrições de gravatas, combinando mais com os nós maiores que vão formar um conjunto melhor já que o formato dela também é mais aberto. Em relação a pessoa, é mais indicada para pessoas com rosto finos. 

O colarinho inglês já possui as pontas mais longas, é uma ótima pedida para aqueles que querem trazer maior modernidade ao seu look, a melhor junção seria comum terno slim fit que é muito usado por pessoas com rostos mais largos, já que o formato da gola é totalmente pontiagudo. Para aqueles que usam ternos normais, ou então o com apenas dois botões, muitas vezes ela pode compor um conjunto sem gravata dependendo do evento.

Já a gola americana é um pouco diferente das outras por apresentar dois botões na ponta, sendo que por esse detalhe consegue descontrair mais o traje social e deixar mais despojado e simples. Por isso acaba sendo muito utilizado sem gravata.

A mais formal de todas, sendo a gola smoking, apresenta alguns detalhes muito usado em ternos e trajes chamado de black-tie, são referências no cinemas por serem sempre usadas com a gravata borboleta, é também conhecido como colarinho quebrado. 

Já o colarinho curto, como o próprio nome já diz apresenta um formato bem mais curto do que os outros, e tem virado muito tendência por ser mais prático e moderno, vem sendo usada com gravatas menores e mais finas. É uma gola bem recente e por ainda não possui muitas especificações.

Diferentemente dessas golas citadas acima, a gola chinesa não possui a parte de cima do colarinho, apenas a base. Antigamente por ser uma gola diferente, era sempre a gola que sobrava nos cabides das lojas, mas vem ganhando cada vez mais especial. 

Para costurar uma gola padre é necessário um corte especial precisa cortar duas tiras retangulares que serão costuradas no decote e unidas na parte de trás com altura de 4 a 6 cm, com  a medida de meia circunferência do decote de frente e atrás. Será feito um marco em na medida que marca a separação do decote de costa com o da frente. Esse marco é o ombro e cada uma das beiradas é o centro da frente e ou outro das costas. Algumas pessoas tiram a pontinha para ficar arredondado a gola na parte da frente. É um tipo de gola que realmente vai ficar mais reto, alto e em pé.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecido

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *