Avental de Contar História da Chapeuzinho Vermelho

Os contadores de história sabem como é importante contar com objetos lúdicos para ajudar as crianças a embarcar na fantasia e dentre as possibilidades se destaca o avental de contação de histórias. Para quem deseja contar a história da chapeuzinho vermelho com o auxílio de um avental decorado com os personagens reunimos algumas dicas a seguir. Transforme o momento das histórias infantis em algo ainda mais especial com esse avental!

Dicas Para Fazer Seu Avental de Contar História da Chapeuzinho Vermelho

Base do Avental

Pode ser um avental velho que você irá reformar ou então uma peça confeccionada em casa a partir de moldes de aventais que você encontra com facilidade na internet. Observe que seu avental deve ter uma base de um tamanho razoável para preencher com a história, assim as crianças terão uma ‘tela’ maior para acompanhar a saga da chapeuzinho. O avental deve ter alça para passar no pescoço e fitas para amarrar na parte de trás do corpo.

Itens Fixos

A história da Chapeuzinho Vermelho acompanha o trajeto feito pela garotinha saindo da sua casa indo em direção a casa da vovó passando por uma floresta. A maneira mais interessante de contar essa história com um avental é fazer com que os personagens se desloquem por meio de um cenário fixo. Dessa forma você poderá confeccionar com feltro ou outro tipo de tecido a casa da Chapeuzinho, a casa da vovó, a estrada, algumas arvores para representar a floresta, o céu azul e o sol como itens fixos. Esses itens podem ser colados no avental com o uso de cola quente ou cola para tecido.

Itens Móveis

Os itens móveis são basicamente os personagens da história dentre os quais estão a Chapeuzinho, o Lobo Mau, a mãe e a vovó da Chapeuzinho além do caçador. Para que os personagens possam se deslocar ao longo do cenário você pode fazê-los com velcro fixado na parte de trás. Para que eles possam ser ‘colados’ com o feltro em diferentes pontos do avental é possível escolher um tecido como feltro que tem boa aderência ao velcro ou então colocar bases de colar velcro em diferentes partes do avental. Conforme vai contando a história vá movendo os personagens para que as crianças acompanhem o seu deslocamento.

Preenchimento

Para que as crianças fiquem ainda mais entretidas com o teatro feito a partir do avental é legal desenvolver seus personagens com enchimento de maneira que eles se tornem mais ‘fofinhos’. Quanto mais os personagens e elementos do cenário ‘saltarem’ aos olhos dos pequenos devido ao enchimento mais eles ficarão envolvidos pela magia. Esse método de contação de histórias se destaca por ser bastante lúdico levando os pequenos para um universo divertido e único.

Vídeo de Referência

Para quem ficou com dúvidas sobre como deve ficar o visual do avental de contar histórias da Chapeuzinho Vermelho poderá encontrar inspiração no vídeo que selecionamos a seguir, confira o visual e tenha atenção especial para a aplicação do velcro para fixação dos personagens. Depois é só tirar um tempinho para criar a sua historinha, quem sabe as próprias crianças possam ajudar a desenhar e montar os personagens!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecido

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *