Que Tipo De Papel Se Usa Para Cartonagem?

Cartonagem

Antes de falar um pouco mais sobre os materiais e papeis os quais podemos fazer cartonagem, devemos primeiramente definir o que exatamente é isso. Cartonagem que é um substantivo feminino tem duas definições teóricas, a primeira definição diz que essa arte se trata da confecção de produtos de cartão e de papelão, a outra definição estabelece que é qualquer artefato que seja produzido com cartão. A cartonagem hoje é muito conhecida por ser uma modalidade de artesanato, que pode não ser tão comum ou popular como alguns outros tipos de artesanato, tal como o crochê, o tricô, a pintura, mas não deixa de ser uma expressão artística que tem muitos adeptos e que produz lindos e criativos trabalhos.

Uma curiosidade sobre a palavra cartonagem é que ela também é usada para definir alguns tipos de máscaras funerárias que eram usadas como uma espécie de armadura, que era pintada e colocada em volta do corpo dos egípcios da antiguidade, entre as suas muitas invenções e excentricidades, essa era uma dela a produção desse material, que se tratava basicamente de camadas que podiam ser de linho ou de papiro (papel da antiguidade) que em seguida eram cobertas com gesso. Algumas vezes eram produzidos retratos também com a arte da cartonagem, no mesmo tipo de material usado para produzir as “armaduras”.

Há alguns métodos diferentes de fazer cartonagem, mas a maioria deles remete a alguns produtos caros e que muitas vezes não são viáveis para a maioria dos artesãos, principalmente para aqueles que como você estão apenas começando a sua jornada no mundo da cartonagem, no entanto, essa não é a única opção e podemos lhe garantir que quem quer começar a aprender, pode dar início ao seu aprendizado sem gastar muito dinheiro, comprando materiais básicos de aprendizagem que podem ser encontrados em qualquer papelaria.

Cartonagem

Cartonagem

Se você quiser começar a aprender pode adquirir alguns materiais em pequena quantidade sem gastar muito e principalmente sem ter muita dor de cabeça financeira, no entanto, se você decidir mesmo que quer se tornar profissional nesta técnica, o mais indicado a fazer vai ser investir um dinheiro para realmente se tornar profissional e ganhar um retorno e receita financeira com seu trabalho, mas para aprender não é necessário e na verdade é um gasto que não precisa ter, neste momento gastar com algo caro.

Materiais Necessários Para Começar O Aprendizado De Cartonagem

O papel que é realmente utilizado por profissionais e por pessoas que colocam a cartonagem em prática é um papel chamado de Holler, que é um tipo de papelão cinza, muito diferenciado e bem difícil de ser encontrado em papelarias menores e que muitas vezes pode ter um preço mais elevado do que outros papeis que são mais comuns, ele é o papel para quem realmente quer levar a cartonagem para o âmbito profissional.

O seu substituto direto ainda que seja inferior é o papel do tipo Paraná, esse papel é mais comum do que o papel Holler mais ainda pode não ser em todas as papelarias que terão estoque dele, por esse motivo em último caso mesmo, você pode usar o papelão comum para aprender, mas não o papelão de caixas grandes, mas principalmente o papelão de caixas de sapato, que costumam ser mais finas e sendo assim, mais próximas aos outros papeis aqui indicados.

Para a cartonagem ainda há um outro papel que é comumente indicado, mas para uma finalidade diferente, ele é mais aplicado nos acabamentos do seu artesanato, assim como também para alguns tipos de detalhes, é o papel chamado de papel cartão ou papel duplex.

Além desses tipos de papeis, você também deve ter em mãos uma cola, cola branca, nunca cola bastão e também vale lembrar que deve ser uma cola de boa qualidade e que não seja tão ralinha ou tão líquida. Outros materiais importantes são a tesoura e um estilete, a tesoura pode ser usada na maioria dos papeis, mas no caso dos papeis mais grossos e resistentes talvez seja preciso a ajudinha de um estilete, que tem um poder de corte muito maior.

Você ainda pode e deve incrementar a sua técnica e suas peças produzidas a partir da cartonagem, por esse motivo é preciso escolher ou algum tipo de tecido, ou algum papel mais especial com a finalidade de decoração da sua peça. É importante ressaltar que se você optar por trabalhar com tecido, que é altamente indicado que ele seja tecido constituído 100% de algodão, pois trabalhar com outros materiais pode ser sinônimo de problema, não precisa ser muito tecido, até retalhos são suficientes.

Fazendo Cartonagem

Fazendo Cartonagem

Agora você deve estar se perguntando quais são os tipos de papeis indicados para enfeite da sua peça, pois vamos lá se você preferir usar papel ao invés de tecido, será preciso escolher entre alguns tipos diferentes, tais como o papel de scrapbook, papel sulfite, seja no modelo colorido ou alguma folha de sulfite que você tenha impresso alguma imagem ou desenho, além disso há também os papeis de carta que podem ser usados, mas lembre-se que imagens impressas em papel podem as sair com a qualidade muito baixa.

Outras indicações de materiais básicos que são importantes seriam um lápis de escrever, para marcar alguns pontos, desenhos, etc. Uma régua se você tiver de metal melhor, mas se não tiver não há a necessidade de comprar, o importante é ter uma régua que é fundamental para que não saia nada torto na hora de tirar as medidas e fazes os cortes. Os materiais citados acima são considerados básicos e necessários para quem está aprendendo, mas há alguns outros que são indicados para você que quer começar a trabalhar de maneira profissional.

Um rolinho pequeno vai te ajudar muito, rolinho desses de tinta mesmo, no caso você pode usá-lo para a aplicação da cola de maneira uniforme, esse rolinho pode ser substituído também por um pincel que vai ter quase o mesmo efeito e ainda tem a praticidade de ir em espaços menores. A espátula também pode ajudar na hora em que você fizer o assentamento do tecido, nesse caso ela é usada para não ficar bolhas em baixo do tecido. Uma fita crepe também vai te ajudar a segurar o tecido e outros materiais no lugar até a hora de colar. O botão imantado é indicado se você for fazer bolsinhas ou outras peças como carteiras, o último item indicado é o chamado fio de cabelo que está relacionado ao acabamento das pontas das suas peças.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *