Você já ouviu falar a respeito de papelão holler? Se pretende trabalhar com cartonagem deve dedicar um tempinho para aprender um pouco mais sobre esse papel cinza que também pode ser conhecido como papel Panamá ou Cartão Cinza. O nome holler foi atribuído popularmente como uma referência ao fornecedor desse papelão cinza, a marca Hörlle.
Se você for a uma papelaria e pedir pelo papel holler tenha certeza que o atendente saberá exatamente do que se trata. Por ser muito usado para trabalhos de cartonagem é um material que está presente em lojas de todos os portes. Para te ajudar a trabalhar com mais assertividade com esse material vamos dar algumas dicas quanto a espessura mais indicada e peças que podem ser feitas.
O Que é Cartonagem?
Antes de falar especificamente sobre o papel holler é importante explicar o que é cartonagem, a principal aplicação dada a esse material. Em linhas gerais cartonagem é uma técnica artesanal que usa papel holler, tecido e cola para a criação das mais variadas peças. Dentre as diversas possibilidades de peças que podem ser feitas por meio de cartonagem o destaque fica para a caixa livro.
Outras possibilidades são a confecção de maletas, carteiras, porta-trecos entre outros itens de cartonagem. Além de ser um excelente passatempo essa técnica pode se tornar uma boa fonte de renda extra. A dica para quem está começando agora é dar início com peças mais fáceis de fazer. Nos primeiros projetos pode ser interessante usar kits de cartonagem que contam com os papelões já cortados. Cortar o papelão não é o passo mais simples para começar.
O Papelão Holler
Por falar em papelão chegamos finalmente ao papelão holler que nada mais é do que um cartão cinza ou um papelão cinza. Reiteramos que o nome holler é uma adaptação do nome da marca fabricante Hörlle.
Esse papel pode ser encontrado em várias espessuras e medidas sendo que para cada tipo de peça de cartonagem que se pretende fazer há medidas mais interessantes. Abaixo apresentaremos essa relação de medidas com as peças que se está confeccionando.
Medidas e Espessuras de Papel Holler Para Diferentes Peças de Cartonagem
A seguir listamos as medidas e espessuras mais indicadas para papel holler para a confecção de diferentes peças.
– Cadernos e Caixas de Pequeno Porte
Para confeccionar cadernos, agendas, blocos, caixas pequenas entre outros itens a dica é dar preferência para papelão holler com espessura de 3 a 3,5 mm.
– Álbuns Para Scrapbook
Para quem está trabalhando na confecção de álbuns para scrapbook grandes a dica é apostar em papelão holler com espessura entre 3 e 3,5 mm e tamanho de 30 x 30 cm.
– Caixas Maiores
Quanto maior for a caixa a ser confeccionada por cartonagem mais espesso deve ser o papelão holler. Para uma caixa de vinho, por exemplo, a indicação é papelão com pelo menos 3 mm de espessura. A espessura deve ser proporcional ao tamanho da caixa para lhe dar sustentação.
Outros Materiais Para Cartonagem
A criação de peças de cartonagem demanda o uso de outros materiais além do papelão holler como cola branca e tecido. O ideal para ter um bom resultado e mais facilidade de manuseio é que o tecido seja 100% algodão. Não comece com tecidos sintéticos ou que tenham alguma parte sintética porque isso pode trazer dificuldades com a cola. Depois que aprender bem a técnica você poderá usar tecidos sintéticos, nesse momento terá aprendido como usar a cola corretamente.
A cola usada para cartonagem pode ser a PVA ou a cola branca, a marca mais usada é a Cascorez. Para auxiliar no processo de cartonagem é interessante ter fita crepe, um rolinho (para evitar o aparecimento de bolhas no tecido), papel craft ou sulfite.
Mais uma vez lembramos que pode ser interessante começar a praticar a cartonagem com kits prontos que já trazem o papelão cortado. Além da dificuldade vale dizer que se houver qualquer defeito no corte é possível ter uma peça defeituosa. No começo é importante que você crie algumas facilidades para não ter a impressão de que a cartonagem é mais difícil do que parece.
Como Fazer Caixa de Cartonagem Com Papel Holler
Recomendamos que todo mundo que está iniciando na cartonagem comece fazendo uma caixa. Quando você conseguir fazer uma caixa de cartonagem perfeita terá certeza que aprendeu a técnica. Por ser um trabalho minucioso que demanda grande atenção selecionamos um vídeo que apresenta o passo a passo de como criar uma linda e resistente caixa de cartonagem.
Pratique para aperfeiçoar a sua técnica e lembre-se que no começo pode parecer um pouco desafiador, mas nada que você não consiga pegar o jeito com o passar do tempo. Cartonagem é um tipo de artesanato que oferece excelentes possibilidades de ganhos por resultar em peças fabulosas.
Busque a Sua Diferenciação
Se você trabalha com artesanato e está querendo começar a vender suas peças de cartonagem deve ficar atento à busca por uma diferenciação. Aprender como trabalhar com a cola em tecido sintético pode ser uma forma de conseguir esse toque diferente, pois esse tipo de tecido geralmente é encontrado com estampas mais interessantes. Tecidos sintéticos podem ser impressos por meio da técnica de sublimação que permite uma gama mais ampla de cores.
Os tecidos feitos totalmente de algodão são mais fáceis de trabalhar em conjunto com a cola, mas não podem ser sublimados de maneira que não tem uma grande variedade de estampas. Para obter um efeito parecido com aquele das estampas dos tecidos sintéticos é necessário usar a técnica de estamparia digital que ainda é muito caro e difícil.
Além do tecido você pode focar num tipo de acabamento especial para que caixinhas, cadernos, agendas entre outros tenham algo diferenciado em relação aos diversos concorrentes do mercado. Pense em porque os clientes devem preferir as suas peças em detrimento das de outros produtores de artesanato. Quando encontrar esse diferencial saberá como se posicionar no mercado.
Gostou de saber mais sobre o papelão holler (Panamá ou Cartão Cinza) e cartonagem? Curta e compartilhe em suas redes sociais com seus amigos!