Como se Pinta Sobre Cerâmica Esmaltada?

Se você é aquele tipo de pessoa que adora uma decoração ou é aquela pessoa que está à procura de ideias para enfeitar ainda mais os espaços da sua casa, temos uma ótima sugestão para te dar no post de hoje.

Já ouviu falar em cerâmica esmaltada? Ainda não, pois saiba que esse é um produto queridinho entre os profissionais da arquitetura, decoração de ambientes e designers de interiores. Isto porque a cerâmica, de modo geral, vai muito bem qualquer projeto de ambientação que você deseje fazer.

É possível encontrar desde peças até pisos feitos em cerâmica. E caso você já tenha algum objeto em cerâmica pela sua casa e deseja restaurar, vamos dar algumas dicas incríveis.

Diferenças Entre as Cerâmicas

Antes de mais nada, como mencionamos no título desse post, iremos ensinar vocês a pintar cerâmicas esmaltadas, não existe muito segredo para realizar essa técnica.

Porém o mais importante é conseguir diferenciar uma cerâmica da outra. Pois sim, temos as cerâmicas esmaltadas e as não esmaltadas.

Dessa forma, antes de começar a explicar qual é o passo a passo de realizar a pintura em cerâmica, temos que mostrar a você quais são as principais diferenças entre uma e outra.

Começaremos a nossa diferenciação falando sobre o que não é uma cerâmica esmaltada. Esse tipo de produto costuma ter um ar mais rustico, porque ele é apenas a argila com algumas outras matérias inorgânicas juntas que formam o produto final: a cerâmica.

Esse tipo de cerâmica costuma ter uma cor bem característica, um tom mais terroso, e normalmente é utilizada em pisos onde o projeto de casa é mais voltado a um ambiente campestre e também para confecção de vasos e outros objetos.

Agora vamos a definição de uma cerâmica esmaltada. Pelo nome do produto já é possível ter uma ideia do que se trata. Esse modelo de cerâmica possui um esmalte que envolve a peça o deixando mais polido e impermeável.

Em outras palavras podemos dizer que o material esmaltado que é colocado junto a cerâmica torna a peça ainda mais atraente aos olhos dos compradores, já que ela oferece um acabamento único aos ambientes e objetos.

Vale ainda dizer que as peças em cerâmica esmaltada se tornam mais resistentes, pois conseguem durar por mais tempo preservadas, livres de qualquer tipo de infiltração e graças ao esmalte se tornam peças conservadas com o tempo.

Dessa forma, caso esteja na dúvida, recomendamos a compra de peças que tenham cerâmica esmaltada, pois elas combinam com qualquer ambiente e ainda vocês poderão decorar suas peças, como verão nas dicas a seguir.

Passo a Passo de Como Pintar Sobre a Cerâmica Esmaltada

Chegamos a parte do post que pode interessar a muitas pessoas, especialmente para quem quer dar uma cara nova as peças de cerâmicas esmaltadas que possuem em sua casa. Afinal, quem não gosta de dar um toque todo especial e pessoal para a decoração de sua casa, não é mesmo?

Além disso, restaurar peças pode ser uma boa forma de economizar o seu dinheiro, afinal de contas não está fácil para ninguém atualmente.

Então chega de enrolação, se você estava em busca de como dar uma cor nova a sua cerâmica esmaltada, segue aqui embaixo cinco passos bem fáceis que você pode fazer na sua casa:

1º Passo: Use Alvejante

Para começar o processo de pintura e decoração de uma cerâmica esmaltada é necessário que você tenha em casa alguns produtos, no caso o alvejante é o primeiro deles.

Com um pouco de água misturada ao produto, você deverá borrifar ou passar essa misturinha pela peça, lembrando sempre de seguir as recomendações na embalagem do produto (alvejante).

Outra coisa que você não pode se esquecer é agitar bem o produto antes de aplicar sobre a cerâmica esmaltada.

Após passar a mistura de água e alvejante por toda a peça, aguarde cerca de quinze minutos antes de seguir para o passo seguinte. É importante esperar esse período, porque assim o produto terá tempo para agir sobre a cerâmica e dessa forma conseguirmos o resultado desejado.

2º Passo: Faça a Limpeza

Aguardou o tempo de 15 minutos? Então a peça estará pronta para o segundo passo que é a limpeza.

Com uma escova, pode ser aquelas utilizadas para lavar roupas e pisos, você deverá esfregar a peça de cerâmica esmaltada. Vale dizer que você não pode esfregar de maneira delicada, é preciso colocar energia na hora de realizar a limpeza da peça.

Caso você observe que não está sendo eficaz a limpeza, coloque um pouco mais do produto (alvejante mais água) e espere uns dez minutinhos, em seguida volte a esfregar bem a cerâmica. Assim que finalizar essa parte da limpeza, enxague a peça e deixa-a secar.

3º Passo: Evitar Respingos de Tintas

Enquanto você aguarda a peça de cerâmica esmaltada secar, comece a preparar o espaço para realizar a pintura.

Esse é um passo muito importante e que às vezes não é dada tanta a atenção, isso porque quando inventamos de pintar algo acaba caindo respingos de tinta por quase toda a casa, e sabemos como é difícil tirar vestígios de tinta!

Pinturas de Cerâmicas

Sendo assim, para facilitar sua vida, antes de começar a fazer sua pintura, estique alguns panos pelo espaço onde será realizado o trabalho de decoração. Pode ser alguns panos velhos que você tem guardado ou até mesmo pedaços de plástico.

Pinturas de Cerâmicas

Pinturas de Cerâmicas

4º Passo: Escolha a Tinta

Nos deparamos com uma questão que merece muita atenção: a escolha da tinta. Infelizmente você não pode chegar a uma loja de decoração ou de tintas e comprar qualquer uma, é preciso saber que a cerâmica esmaltada é mais lisa que a cerâmica comum, sendo assim algumas tintas não aderem bem a superfície lisa das peças.

Por esse motivo é necessário fazer uma boa escolha para não ter surpresas ou prejuízos à frente.

Mas então qual é a melhor tinta para se usar? Você deverá investir em tintas à base de água ou óleo, elas são ótimas para quem vai pintar e decorar cerâmicas esmaltadas.

Caso você não entenda muito sobre tintas, quando for comprar alguma opte pelas tintas epóxi ou de acrílico, você não irá se arrepender.

Depois de escolher as tintas e as cores, você terá que utilizar o pincel adequado para o trabalho que for executar. Peças delicadas precisam de pinceis menores, já cerâmicas que estão em azulejos ou em paredes pode se utilizar de rolos para a pintura.

Em seguida é só começar a decoração, basta mergulhar o pincel e começar a pintar de maneira uniforme as peças de cerâmica.

5º Passo: Finalização do Processo

Assim que você concluir a sua pintura e fizer a decoração que desejar sobre a cerâmica esmaltada, você poderá deixar a peça secando até que poder utilizar novamente a peça.

Um último aviso muito importante na hora de fazer a pintura de cerâmica esmaltada, é que você irá precisar de resina de uretano, que é um revestimento que ajuda a proteger a tinta e deixá-la por mais tempo sobre a peça.

Existem algumas tintas que já possuem esse composto, por essa razão vale a pena ler descrição do produto antes de comprar.

Mas você pode estar se perguntando quanto tempo demora para secar ou quanto tempo depois eu posso aplicar a resina de uretano.

Pois bem, se sua tinta não tiver uretano em sua composição, antes de aplicar a resina, é preciso esperar de dois a três dias no máximo para que a secagem seja finalizada.

Após esse prazo você pode pegar a peça de cerâmica esmaltada e aplicar o produto de uretano. Depois é só deixar a peça de um dia para outro que ela irá secar e ficar prontinha.

Caso a tinta já tenha a resina de uretano, você só precisa esperar os três dias de secagem da cerâmica.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *