A pintura na porcelana é uma técnica muito bonita utilizada em pratos, canecas, vasos, pires entre outros objetos. Você pode fazer como um hobby, para vender e tentar mais uma renda no final do mês ou até mesmo para presentear alguém especial.
Mas você sabia que as peças precisam ser queimadas após a finalização? É necessário fazer isso por alguns motivos que serão explicados nesse texto.
Aqui você também aprenderá algumas outras dicas, como os materiais necessários, a organização do ambiente de trabalho, entre outros.
Portanto comece a ler agora mesmo, prestando muita atenção em todas as dicas!
Por Que é Necessário Queimar a Porcelana?
Conforme já dito anteriormente, existem alguns motivos que fazem esse passo ser fundamental. Confira todos eles abaixo:
1 – O primeiro e mais importante é para evitar que a pintura saia depois da peça ser lavada, afinal ninguém merece ficar horas se dedicando na personalização só para ela sair depois da limpeza, não é mesmo?
2 – Além de a pintura ser fixada, ela ficará ainda mais bonita e brilhante;
3 – Como seu trabalho ficará mais valorizado por conta da qualidade que será aumentada, você pode até mesmo cobrar um pouco a mais por ele, caso sua intenção seja vender as peças;
Como Fazer a Queima?
Atenção: a queima só pode ser feita depois de a pintura e a secagem terem sido 100% finalizadas. Deixe a peça secar por 24 horas depois de pintá-la.
Passo a Passo
1 – Pegue uma forma de cozinha limpa;
2 – Ligue seu forno na temperatura mínima, ou seja, de 150 graus Celsius;
3 – Espere ele esquentar por cerca de 10 minutos;
4 – Coloque as peças dentro da forma;
5 – Abra o forno e posicione a forma com a porcelana lá dentro;
6 – Feche a porta e espere por mais 35 minutos;
7 – Desligue o forno assim que esse tempo acabar;
8 – Agora deixe as peças esfriarem naturalmente lá dentro. Esse processo pode demorar um pouco;
9 – Quando essa etapa tiver terminado, basta retirar a forma com a porcelana e lavá-las na pia, usando água, detergente e esponja para higienização;
10 – Em seguida, seque-as usando um pano limpo;
E pronto! Elas já estarão prontas para serem usadas! Muito fácil, não é mesmo?
Forno Para Queimar a Porcelana
Você sabia que existe um tipo específico para queimar porcelana? Eles são muito utilizados pelos artistas profissionais, e tem um preço bem mais elevado do que os convencionais, pois a temperatura pode atingir até 900 graus Celsius, que é usado para diferentes tipos de peças.
Além disso, eles contam com isolamento térmico e necessitam ser ligados em tomadas 220v. Alguns modelos chegam até mesmo a ter ligação trifásica, para aumentar ainda mais sua segurança.
Caso seu desejo seja realmente investir nesse tipo de pintura para ganhar a vida, vale a pena fazer o investimento.
Para comprar um, é só procurar na internet em lojas como as Americanas ou o Magazine Luiza. Porém se seu orçamento está um pouco mais limitado, tente achar um usado no Mercado Livre ou em algum feirão no Facebook.
Outra opção é ir diretamente a lojas de cerâmica ou ateliês da sua cidade. Muitas disponibilizam o forno para “aluguel”, onde o preço é cobrado por quilo, pelo número de peças ou por fornada.
Dicas
Agora que você já aprendeu como fazer a queima das porcelanas, abaixo estão algumas outras dicas muito valiosas para que a pintura fique realmente bem feita e bonita. Leia tudo atentamente e siga passo a passo para não gerar erros nem retrabalhos.
Antes de Fazer a Pintura
1 – Limpe bem as peças usando água, detergente e esponja;
2 – Em seguida, seque-as com um pano limpo;
3 – Não esqueça de limpar e secar suas mãos também;
4 – Esse é um passo não é necessário, fica como opcional. Passe vinagre na peça, de modo a deixa-la um pouco mais porosa e facilitar a aplicação da tinta. Em seguida, seque-a com o pano;
5 – Agite bastante os frascos das tintas;
6 – Misture-as em uma paleta ou na própria embalagem delas mesmo caso você queira fazer uma cor diferente. Use um palito de dente ou de sorvete para mexer bem.
Fazendo a Pintura
1 – Use apenas pinceis com pelos macios e que sejam específicos para fazer a pintura em vidro ou na porcelana;
2 – Os pinceis grandes são usados nos desenhos maiores, e os menores para fazer os detalhes e finalizar a pintura;
3 – Se você borrar ou precisar consertar algum erro, utilize um cotonete ou pedaço de algodão com álcool para limpar. Faça isso enquanto a tinta ainda está fresca, não espere ela secar;
4 – Se for necessário fazer algum contorno, uma segunda demão, sombreamento, entre outras técnicas de finalização, espere as peças secarem primeiro. Quanto mais tempo você deixa-las descansando, mais fácil vai ficar para trabalhar depois. E sempre deixe a porcelana em um local seguro e protegido de outras pessoas e do tempo, como chuvas, ventos e o sol.
Limpeza e Organização do Ambiente
1 – Forre a superfície que for usada para fazer a pintura com jornais e fita adesiva (para fixar e evitar que ele saia do lugar), pois assim você evita sujeira desnecessária. Outra alternativa é usar papelão ou um saco de lixo aberto também;
2 – Use aventais para não sujar suas roupas. Porém mesmo com ele, às vezes a camiseta ou a calça podem se sujar sem querer. Por isso, use vestes mais antigas, que não tem problema se forem danificadas;
3 – Não é recomendado usar luvas, pois elas podem atrapalhar, especialmente para fazer os detalhes da pintura;
4 – Procure um ambiente calmo, onde você consiga trabalhar sem interrupções de crianças e animais de estimação, pois eles podem distrair ou até mesmo atrapalhar durante o serviço.
Após a Pintura
1 – Assim que você tiver lavado as peças, é necessário limpar os pinceis também, para que eles não endureçam e fiquem impossibilitados de serem usados no futuro. Use água corrente, e se for preciso, aguarrás;
2 – Higienize suas mãos, o avental e as roupas também;
3 – Jogue fora os jornais, papelões ou sacos de lixo que estavam forrando sua superfície de trabalho.