Guirlanda de Natal de CD e Fuxico Passo a Passo

Quando chega o fim de ano, a gente já começa a pensar nos enfeites que vamos usar para decorar a casa. E, se tem algo que não pode faltar é a guirlanda.

Esse item é a cara do natal. Além de lindo, ele é super fácil de fazer, pois podemos aproveitar quase tudo para criar uma linda guirlanda.

Para dar um exemplo bem legal, vamos ensinar no post de hoje o passo a passo de guirlanda de natal de CD e fuxico. Vale a pena conferir! Você verá como é fácil de fazer. E o resultado é surpreendente!

1 – Como Fazer Guirlanda de CD Velho e Fuxico – Passo a Passo

Materiais Necessários:

  • 10 CD’s velhos
  • Cola universal ou cola quente
  • Círculo com 29 cm vazado (feito com uma bandeja de isopor)
  • Tecido com estampa de natal
  • EVA com glitter
  • Tesoura
  • Molde redondo com 23 cm de diâmetro
  • Molde de estrelinha de 5 cm
  • Linha e agulha
  • Pisca-pisca

Passo a Passo:

Risque o molde no tecido e recorte. Repita o processo 10 vezes, para fazer um círculo para cada CD. Pegue a linha e agulha e fala o fuxico no círculo, de dentro para fora. Quando chegar ao fim do fuxico, puxe uma ponta da linha, e deixe a outra ponta aparecendo também. O círculo deve ficar como se fosse uma touca com elástico.

Pegue o CD e vista-o com o fuxico, deixando a parte laminado do CD para cima. Puxe a linha, para fechar o CD dentro do fuxico. E amarre as pontas da linha, para arrematar.

Depois de fazer os 10 CD’s com o fuxico, reserve-os e pegue a bandeja de isopor. Conte 4 cm e faça um círculo por dentro da bandeja. Ele precisa ter 25 cm de diâmetro. Se quiser, você também pode usar o papelão para fazer esse molde.

Guirlanda de Natal de CD e Fuxico

Guirlanda de Natal de CD e Fuxico

Recorte o círculo de dentro, deixando o círculo maior vazado. Pegue mais um pedaço de tecido e encape esse círculo vazado. Na parte do meio do círculo e recorte-a. Use o molde estrelinha para fazer 10 unidades com o EVA com glitter. E cole-as no centro de cada CD, para dar um acabamento bem legal.

Cole um fuxico no outro com a cola quente ou com a cola universal, em forma de círculo. Espere um pouco até que fiquem firmes. Cole a base no centro do círculo maior de CD’s, mas na parte de trás, para servir de apoio na hora de pendurar na porta.

Coloque o pisca-pisca enrolado na guirlanda. E ligue na energia. Está pronta a sua linda guirlanda de CD e fuxico.

2 – Guirlanda de Fuxico – Passo a Passo

O fuxico é uma técnica que dá um efeito super lindo aos trabalhos de artesanato. E o melhor é que ele pode ser empregado em uma enorme variedade de produtos. Abaixo, nós ensinaremos agora o passo a passo de uma bela guirlanda feita somente de fuxico, para você se inspirar e fazer a sua também.

Materiais Necessários:

  • Cola quente
  • Enfeites ou botões
  • Círculo de MDF, isopor ou papelão
  • Agulha e linha
  • Retalhos de tecidos nas cores da sua preferência

Passo a Passo:

Pegue o círculo de MDF, isopor ou papelão, que servirá de base para a sua guirlanda. Em seguida, use um pedaço de tecido para cobrir toda a base, colando o tecido com a cola quente. Se desejar, você também pode usar papel adesivo, tinta spray, lã colorida ou tinta para artesanato.

Faça vários fuxicos pequenos, médios e grandes e cole-os por toda a base com a cola quente. Caso não tenha, você também pode utilizar cola artesanal.

Para dar um acabamento bem legal ao seu trabalho, cole botões ou enfeites de natal por toda a guirlanda. No centro da peça, você também pode prender um lindo laço de fita.

No centro, coloque uma fita decorada, e use-a para prender a guirlanda na porta.

Tanto o CD velho quanto o fuxico, podem servir para a criação de uma enorme variedade de enfeites, para você decorar toda a sua casa.

Guirlanda de Natal

Guirlanda de Natal

Guirlanda de Natal

As guirlandas são, originalmente, círculo feitos com galhos secos de árvores, e que ficam entrelaçados por folhas, pedrarias e flores. E que são usadas para enfeitar as portas das casas na época do natal.

Pode-se usar uma infinidade de adorno, como frutas, símbolos do natal (anjinhos, papai-noel, estrelas, etc), bolas e símbolos que representam o Nascimento Cristo.

O uso da guirlanda para enfeitar a porta das casas no natal já se tornou uma tradição, e surgiu em Roma. Para os romanos, presentear com ramos de plantas traz mais saúde. E foi por isso que eles passaram a enrolar em coroas os mesmos. O objetivo era que todos os integrantes da família ficassem sempre saudáveis.

O período do solstício de inverno é sinônimo das muitas etapas da história de salvação, a luz profética que clareava as trevas até o sol chegar.

Além disso, as coroas ainda recebem outro nome: Coroas do Advento. Elas são usadas no período do advento, que compreende semanas antes do natal. Nesse período, em cada domingo, acende-se uma vela, e cada uma delas tem um significado diferente.

Há elementos que fazem com que a guirlanda seja um elemento repleto de significados. Por exemplo: a sua forma redonda está relacionada à perfeição, que não tem começo e nem fim. Mas é muito harmônico. Encontramos no universo a forma redonda, onde há o ciclo do ano e do tempo.

Enquanto isso, a luz das velas representa a luz de Deus, que vem para tornar a vida repleta de bênçãos. As velas foram acesas pela primeira vez devido ao inverno na Europa, no período em que a luz do sol praticamente não aparece.

O ato de acender as velas segue um ritual. A vela roxa deve ser acesa no primeiro domingo. Ela leva para os fiéis o tempo da vigília. Outra vela roxa é acesa no segundo domingo também, e simboliza a preparação. No 3° domingo, é o momento de acender a vela rosa, símbolo da espera, da alegria devido à chegada do Messias.

No 4° domingo, acende-se a vela branca. Ela é acesa na noite de natal, simbolizando o nascimento de Jesus Cristo.

Enquanto isso, o verde dos ramos usados para envolver a guirlanda é sinônimo de esperança. A chuva faz aquilo que já parecia estar morto, brotar novamente, anunciando a todos a vida nova.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *